Tocar violão do zero

Na dica de hoje, iremos falar a respeito de como começar a tocar violão do zero e dar dicas para os primeiros exercícios neste instrumento musical.

Muitas pessoas têm o sonho de aprender a tocar violão,mas por algum motivo deixam o tempo passar e não começam os seus estudos neste instrumento musical.

Existem também pessoas que não iniciam os seus estudos no violão achando que o instrumento é difícil para aprender a tocar.

A seguir na gravação do podcast vamos dar dicas de como a pessoa irá iniciar os seus estudos e conseguir tocar o violão do zero com exercícios simplificados.

Dicas no podcast a seguir.

Como ouvimos na gravação do podcast, através de exercícios simplificados, a pessoa já começará aprender tocar o violão e fazer o acompanhamento das suas músicas preferidas.

A seguir iremos tocar duas músicas utilizando apenas um ritmo de batida na mão direita para facilitar o entendimento de quem está iniciando do zero no violão.

RITMO SIMPLIFICADO DE BATIDA NO VIOLÃO.

Agora vamos entender o exercício e tocar o ritmo no violão mão direita.

Dica 1: toque com o polegar da mão direita o baixo do acorde em direção a primeira corda do violão.

Dica 2: toque com o dedo indicador da mão direita da primeira corda em direção a terceira corda do violão.

A sequência desse ritmo de batida ficará nesta ordem.

Tocar, polegar e depois indicador.

Ou

Cantar a sílaba e depois o Ti

Tocar uniformemente desta maneira. Tá – Ti => o dedo polegar tocará o e o dedo indicador tocará o Ti

Fazendo a contagem numérica para a utilização da sílaba e da sílaba Ti

Sílaba  , contar 1 

Sílaba Tí, contar 2

Vamos aplicar esse ritmo simples de batida para fazer o acompanhamento da música, Asa Branca do Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Acordes para tocar a música Asa Branca = C // F // G7 // C7 // com estes acordes conseguiremos fazer o acompanhamento da música do começo ao fim.

É importante lembrar que, no momento da troca dos acordes, quem vai dizer qual o acorde que será utilizado, é o ouvido, através da percepção harmônica.

É de suma importância cantar o nome de cada acorde várias vezes antes de fazer o acompanhamento da música.

A próxima música que iremos tocar utilizando o ritmo simplificado de batida que aprendemos anteriormente, é a canção nesta rua.

Para tocar a música nesta rua iremos utilizar estes acordes a seguir => Am // E7 // A7 // Dm // para tocar esta canção, também será o ouvido que vai indicar qual o acorde que será utilizado no momento da mudança no acompanhamento da mesma.

Resumo: estudamos uma música na tonalidade maior e outra música na tonalidade menor. O estudante iniciante, deverá procurar outras músicas na tonalidade maior e menor e tentar encaixar esses acordes que foram estudados anteriormente.

Procure estudar pelo menos alguns minutos diariamente e logo irá observar os ótimos resultados.

Observação: as músicas citadas neste texto,foram apenas para fins estritamente didáticos.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição