Tirando música de ouvido no violão

Na dica de hoje iremos aprender como tirar música de ouvido no violão de uma maneira bem simplificada para quem está iniciando os seus estudos musicais.

Vamos utilizar duas escalas, para  tirar as melodias das músicas que iremos trabalhar nesta dica de hoje.

A primeira escala é a de dó maior, onde iremos tirar o solo da música, Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

A segunda escala é a de lá menor que iremos utilizar para fazer o solo da música, Casinha Pequenina.

A seguir gravei um vídeo dando as dicas de como utilizar estas duas escalas para tirar de ouvido a melodia das duas músicas citadas anteriormente.

Como podemos perceber na gravação do vídeo, tirar música de ouvido, exige um pouco de treinamento diário, principalmente das escalas, para educar o ouvido melodicamente.

MÚSICAS PARA TIRAR O SOLO DE OUVIDO NO VIOLÃO.

Quando aprendemos a tocar uma escala maior ou uma escala menor no violão ou em qualquer outro instrumento musical, podemos tirar qualquer música que desejamos de ouvido, basta que o mesmo esteja educado melodicamente.

As melhores músicas para os iniciantes conseguirem tirar de ouvido são aquelas canções que a pessoa consegue cantar a melodia do começo ao fim, desta maneira irá facilitar para encontrar as notas da melodia através da escala, seja ela maior ou menor.

Dica: faça uma seleção de várias músicas que você saiba cantar, e vá tirando o solo de uma por uma.

Outra dica interessante, é o aluno iniciante não tentar tirar solos de várias músicas ao mesmo tempo, isso irá atrapalhar ao invés de ajudar no desenvolvimento técnico e musical da pessoa.

Mais uma dica que vai ajudar. escolha uma música e tire o solo da mesma do começo ao fim, quando terminar, comece a trabalhar outra música e continue tocando a música anterior que já ficou pronta, desta maneira quando menos a pessoa esperar, já estará com um ótimo repertório.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição