Testando os acordes usando o tom homônimo

Na dica de hoje iremos trabalhar testando os acordes usando o tom homônimo.

O tom homônimo podemos chamar também de tom paralelo.

Exemplo: o tom homônimo de do maior é do menor.

Informação importante: não vamos trabalhar a escala menor, mesmo porque já fizemos isso na aula passada. Vamos trabalhar a escala de dó maior e inserir os acordes do tom homônimo menor na escala maior.

Escala de dó maior.

C // Dm // Em // F // G7 // Am // Bm7(b5)

Agora vamos ao tom homônimo de dó maior.

Cm // Dm7(b5) // Eb // Fm // G7 // Ab // Bb7 //

Vamos ao exercício, e testar os acordes da escala maior, e complementando com os acordes do tom homônimo na harmonização musical.

Exercício 1) vamos usar a escala de dó maior para fazer a nossa harmonização, e caso não conseguimos encontrar o acorde para fazer a mudança dentro de dó maior, iremos recorrer ao tom homônimo.

Exercício 2) vamos fazer a simulação de um acompanhamento musical usando a escala de dó maior.

Simulação 1) vamos tocar esses acordes em dó maior => C // F // Dm // G7 // suponhamos que a música nessa sequência não precisou usar o tom homônimo.

Simulação 2) ainda em dó maior => C // F // C // agora usando acorde do tom homônimo, nessa sequência => Ab // G7 // que termina em dó => C // perceba que, o lá bemol maior pertence a do menor que é o tom homônimo de dó maior.

Então a sequência ficou assim => C // F // C // Ab // G7 // C //

Simulação 3) => C // F // Bb7 // Ab // G7 // C // nesta simulação usamos o acorde de si bemol maior com sétima menor e o acorde de lá bemol maior.

Essa sequência ficou assim => C // F // B7 // Ab // G7 // C //

Gostaria-mos de salientar que: podería-mos criar várias outras simulações, mas é de suma importância que o iniciante também crie as suas simulações, e também aplique em seus acompanhamentos musicais.

Até o presente momento, criamos simulações usando como tom principal, a escala de dó maior, e pegando emprestado acordes do tom homônimo.

Podemos também harmonizar uma música no tom menor, e pegar emprestado no seu tom homônimo maior?

Respondendo a esta pergunta: sim, podemos. Do mesmo jeito que usamos a escala de dó maior, e pegamos acorde emprestado ao tom menor, podemos harmonizar uma música no tom menor, e pegar acorde emprestado no tom maior.

Vamos fazer uma simulação harmonizando uma música no tom menor, e pegando acorde emprestado no tom maior.

Observe esta simulação: Cm // Fm // Cm // G7 // Cm // perceba que todos esses acordes estão tento da escala de dó menor.

Simulação pegando acorde emprestado ao tom Maior: Cm // Fm // Cm // C7 // F // Dm // G7 // Cm // Ab // G7 // Cm // nesta simulação, pegamos emprestado a do maior, o acorde de fá maior, o acorde de ré menor, e ainda, o dó maior com sétima menor C7, que pertence a escala de fá maior.

Resumindo: o tom homônimo, tem no seu acorde inicial, a mesma tônica, que em nossas simulações, foram o do maior e o do menor.

Fizemos os exercícios utilizando a escala de dó maior a escala de dó menor, mas serve também para todas as outras escalas tonais.

Você que está iniciando agora, crie várias simulações harmônicas, usando o tom homônimo, e pratique várias vezes em seu instrumento musical, por que esta é uma excelente maneira para a pessoa evoluir mais rápido, estudando alguns minutos todos os dias.

Acesse aqui, e veja o curso completo para você estudar sem precisar sair de casa.

Espero ter ajudado com estas informações de hoje.

Professor, José Conceição