Testando acordes usando os tons vizinhos

Na dica de hoje vamos trabalhar testando acordes usado os tons vizinhos diretos e indiretos.

Para utilizarmos essa técnica dos tons vizinhos, iremos ter como exemplo, a escala de dó maior como principal.

C // Dm // Em // F // G7 // Am // Bm7(b5)

Harmonizando melodias em dó maior, e utilizando os seus tons vizinhos diretos e indiretos.

Muita das vezes, começamos à harmonizar uma melodia em uma tonalidade, como por exemplo, a de dó maior,e chega em algum momento que não conseguimos encontrar o acorde que precisamos dentro da própria escala, e neste caso precisamos recorrer aos tons vizinhos para solucionar o problema.

Vamos conhecer os tons vizinhos diretos e indiretos da escala de dó maior.

Vizinho direto número 1).

G // Am // Bm // C // D7 // Em // F#m7(b5) //

Tom vizinho indireto de dó maior relativo de sol maior.

Em // F#m7(b5) // G // Am // B7 // C // D7 //

Segundo Tom vizinho direto de dó maior.

F // Gm // Am // Bb // C7 // Dm // Em7(b5) //

Segundo Tom vizinho indireto de dó maior.

Dm // Em7(b5) // F // Gm // A7 // Bb // C7 //

Observação: os vizinhos direto da escala de dó maior são: escala de sol maior, o seu relativo menor de sol maior que mi menor, escala de fá maior, o seu relativo menor que é mi menor.

Exercício 1) fazendo a simulação de uma harmonização na escala de dó maior sem utilizar acordes dos tons vizinhos diretos e indiretos.

Exemplo: C // G7 // C // F // C // Am // Dm // G7 // C // observe que, esta simulação todos estes acordes estão dentro da escala de dó maior, mesmo encontrando alguns deles nos tons vizinhos diretos e indiretos.

Exercícios utilizando a escala de dó maior e seus vizinhos diretos e indiretos.

Exercício 1) C // F // Dm // G // Bm // Em // F // G7 // C // perceba que, nesta simulação, utilizamos o acorde de sol maior e si menor do tom vizinho direto, que é a escala de sol maior.

Exercício 2) C // G7 // C // Em // B7 // D7 // G7 // C // nesta simulação 2, utilizamos os acordes de Si7 e o acordo de Ré7 que pegamos emprestado a escala de mi menor, tom indireto de dó maior.

Exercício 3) C // F // Bb // Am // Dm // G7 // C // neste exercício 3, pedimos emprestado a escala de fá maior, apenas o acorde de si bemol maior, o que é vizinho direto de dó maior.

Exercício 4) C // G7 // C // Am // A7 // Dm // G7 // C // C7 // F // G7 // C // para este exercício, pedimos emprestado a escala de ré menor, que é vizinho indireto de dó maior, os acordes de A7 e C7 //

Exercício 5) fazendo a simulação de uma harmonização em dó maior, e utilizando todos os seus vizinhos diretos e indiretos ao mesmo tempo.

C // F // Bb // A7 // Dm // Gm // F // Em // B7 // Em // Bm // D7 // G7 // C // nessa simulação pedimos emprestado acorde dos tons vizinhos diretos e indiretos de dó maior. Gostaria apenas de enfatizar que: esta sequência talvez você não encontrará em nenhuma música, e foi apenas a título de ilustração, mesmo porque,quem vai dizer qual o melhor acorde para fazer um companhamento musical, é o nosso ouvido.

Dica para praticar harmonia e improvisação.

Como já dissemos em várias outras oportunidades aqui no blog, praticar improvisação é uma das melhores maneiras para o iniciante se desenvolver, musicalmente e tecnicamente mais rápido, estudando apenas alguns minutos todos os dias.

Porque sempre falamos para estudar alguns minutos todos os dias? Sabemos que vivemos numa era em que, as pessoas tem pouco tempo para se dedicar a estudar, principalmente música, mas caso o iniciante decidi aprender de verdade, o mesmo não precisa ficar horas e horas todos os dias praticando exercícios, e sim, com apenas alguns minutos diariamente já será o suficiente para obter um ótimo resultado em pouco tempo de estudo.

Para você que está iniciando, é quer ter um ótimo resultado em menos tempo de estudo diários, crie sequências harmônicas, e cante alguma melodia utilizando as mesmas, esta é uma das melhores maneiras para educar o ouvido musicalmente.

A dica top é: faça bastante improvisações musicais, o quanto mais melhor.

Curso completo, e tudo que você precisa para estudar no conforto de sua casa, acessando aqui.

Espero ter ajudado com as informações de hoje.

Professor, José Conceição