Testando acordes usando o tom homônimo e os tons vizinhos do tom principal

Na dica de hoje, iremos praticar um exercício testando o tom homônimo e os tons vizinhos do Tom principal.

Em aulas passadas, já falamos do tom principal, do tom homônimo, e dos tons vizinhos diretos e indiretos.

Agora vamos juntar todos eles e, construir sequências harmônicas para simulações de acompanhamentos musicais no violão, na guitarra, ou em qualquer outro instrumento musical.

Exercício 1) tocando várias vezes a escala de dó maior e cantando o nome dos acordes para educar ouvido na mesma.

C // Dm // Em // F // G7 // Am // Bm7(b5)

Exercício 2) tocando e cantando o nome de cada corte do tom homônimo de dó maior.

Cm // Dm7(b5) // Eb // Fm // G7 // Ab // Bb7 //

Exercício 3) tocando e cantando a escala de sol maior vizinho direto de dó maior.

G // Am // Bm // C // D7 // Em // F#m7(b5)

Exercício 4) vamos tocar e cantar a escala de mi menor relativa de sol maior e vizinho indireto de dó maior.

Em // F#m7(b5) // G // Am // B7 // C // D7 //

Exercício 5) vamos agora praticar a escala de fá maior, vizinha direto de dó maior.

F // Gm // Am // Bb // C7 // Dm // Em7(b5)

Exercícios 6) tocaremos agora a escala de ré menor relativa de fá maior e vizinha indireta de dó maior.

Dm // Em7(b5) // F // Gm // A7 // Bb// C7 //

Resumo: estudamos a escala de dó maior, e também a sua escala homônima de do menor.Complementamos com as escalas vizinhas diretas e indiretas.

Criando sequências harmônicas utilizando a escala de dó maior, do menor, fá maior, ré menor, sol maior mi Menor.

Sequência harmônica 1)

C // F // Dm // Gm // F // C // nesta sequência utilizamos o acorde de sol menor, que pertence a fa maior e também a ré menor.

Sequência harmônica 2)

C // F // Dm7(b5) // Ab // G7 // C // nessa sequência utilizamos o acorde de ré menor com sétima e quinta a baixada, e também o acorde de lá bemol maior, que pertence a escala homônima de dó maior.

Sequência harmônica 3)

C // Em // B7 // A7 // Dm // G7 // C // nesta sequência utilizamos o acorde de si maior com sétima menor e também o acorde de lá maior com sétima menor, pertencentes a escala de mi menor e a escala de ré menor.

Sequência harmônica 4)

C // Dm // Ab // G7 // C // nesta sequência utilizamos o lá bemol maior pertencente a escala homônima de dó maior que é a escala de dó menor.

Sequência harmônica 5)

C // F // Fm // C // Am // A7 // Dm // Gm // F // Em // B7 // Em // F // Dm // Bb // Gm // F // G7 // C //

Informação importante para o iniciante: trabalhamos a escala de dó maior e a escala homônima. Também inserimos os tons vizinhos diretos e indiretos para criarmos os exercícios.

É muito importante que a pessoa aprenda o que é um tom principal e também o tom homônimo e os seus tons vizinhos diretos e indiretos, mesmo porque a coisa não para por aí, existem também outras tonalidades que posteriormente iremos falar aqui em nossas dicas que são os tons afastados.

Para você que está iniciando agora, parece complicado o que foi dito a respeito destes exercícios, e caso você fique com alguma dúvida, esqueça a parte teórica, e foca somente na parte prática, e com o tempo irá conseguir perceber como tudo isso funciona.

A verdade é que: podemos saber tudo de teoria, mas aprendemos as coisas que sabemos, através da prática.

Dica de, músicas fáceis para o iniciante no violão e na guitarra conseguir tocar tranquilidade.

Procure agora no início para montar o seu repertório musical, músicas mais fáceis, e que você conheça e também saiba cantar as mesmas.

Uma boa maneira para tocar as primeiras músicas com mais facilidade e também usando poucos acordes, são as músicas folclóricas, que além de serem bastante conhecidas, também são mais fáceis para executar no instrumento musical.

Como trabalhar harmonia e improvisação no violão e na guitarra.

Existe algumas maneiras para trabalhar a parte de improvisação musical, como por exemplo: a pessoa utiliza apenas o instrumento tocando a parte melódica e fazendo o acompanhamento com os baixos, procurando notas aleatórias e criando melodias.

Outra maneira para praticar improviso musical, é através do uso de dois instrumentos musicais, onde uma pessoa faz a parte do acompanhamento e a outra pessoa faz o solo.

E para aquela pessoa que não tem ninguém para fazer a base, existe uma outra maneira muito eficaz também para praticar improvisação que é: a mesma pessoa gravar a base harmônica e depois colocar para tocar e ficar improvisando em cima dessa mesma base, esta maneira de praticar improvisação facilita bastante o estudo diário para quem está iniciando.

Não precisa ficar praticando muitas horas todos os dias, estudando alguns minutos diariamente, já é o suficiente para para ter um bom rendimento em pouco tempo de estudo.

Conheça o curso completo de violão aqui.

Espero ter ajudado com a dica de hoje.

Professor, José Conceição