Testando acordes para fazer acompanhamentos musicais no violão e na guitarra

Na dica de hoje, iremos praticar um exercício muito importante no violão e na guitarra, e também pode ser aplicado em qualquer outro instrumento harmônico.

O exercício é: testando acordes para fazer acompanhamentos musicais no violão e na guitarra, facilitando os estudos para quem está iniciando.

Neste exercício para praticar no violão e na guitarra e também em outros instrumentos harmônicos, iremos trabalhar a escala de dó maior.

C // Dm // Em // F // G7 // Am // Bm7(b5)

Falando um pouco do porque de testar cada acorde da escala e conseguir encontrar o acorde correto para harmonizar a melodia que estivermos fazendo o acompanhamento.

Observação importante: vamos esclarecer a seguir para você que está iniciando no violão e na guitarra ou mesmo, emqualquer outro instrumento musical, como encontrar o acorde correto e conseguir fazer belas harmonizações musicais.

É muito comum, mesmo para pessoas que já tem um certo domínio do instrumento musical, ter dificuldades em conseguir encontrar o acorde correto para fazer acompanhamentos musicais, e principalmente quando estamos harmonizando uma música que não a conhecemos ainda.

Existe também um detalhe importante para fazer um companhamento musical: muita das vezes, o acorde não se encontra dentro da escala que estamos utilizando, e desta maneira a dificuldade ainda será maior, porque precisamos recorrer aos tons vizinhos, e também ao tom homônimo da escala em questão.

Aqui no blog temos exercícios falando a esse respeito, de Tom vizinho e tom homônimo. Está listado nas categorias na lateral do blog.

Agora vamos ao exercício de como encontrar o acorde dentro da escala para fazer o acompanhamento musical.

Passo a passo.

Passo 1) o iniciante deverá saber de cor o nome de cada acorde da escala, e também os graus de cada acorde da mesma, que para este exercício será a escala de dó maior.

Passo 2) a escala maior é construída de acordes maiores e menores, e a pessoa deverá saber também de cor, os acordes maiores e os acordes menores correspondentes a cada grau da escala.

Passo 3) sabendo o nome de cada acorte e os graus correspondentes, vamos entender como encontrar esses acordes em uma harmonização musical.

Testando e encontrando os acordes.

Primeiro: antes de começar a fazer harmonização, toque e cante o nome de cada corte da escala várias vezes, para educar o ouvido musicalmente.

Segundo: escolha uma música que você saiba cantar do começo ao fim e decorado.

Terceiro: verifique se a música está no tom maior, que é o que estamos trabalhando hoje.

Quarto: depois de tocar o primeiro acorde, faça o teste da mudança com o quarto e o quinto acorde da escala, que em nosso caso será o: C // F // G7 //

Quinto: caso não encontre o acorde para fazer a mudança, teste os outros acordes da escala que são: Dm // Em // Am // Bm7(b5)

Sexto: o iniciante também pode testar um por um todos os acordes para fazer a troca.

Sétimo: utilize essas duas maneiras básicas para encontrar os acordes desejados. Testando o primeiro o quarto e o quinto grau, também podemos testar diretamente todos os acordes.

Dica importante: a maioria das músicas,você que está iniciando conseguirá encontrar os acordes dentro da própria escala musical, mas também existem músicas que precisamos buscar os acordes em outras tonalidades maiores e menores.

Procure agora no início, harmonizar as músicas mais conhecidas, e que você também saiba cantar.

Vou dar exemplo de uma música muito conhecida, e que a pessoa consegue tocar utilizando apenas 4 acordes. Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Acordes para esta música: C // F // G7 // para essa música também precisamos pegar um acorde emprestado da tonalidade de Fá maior: C7

Estes são os acorde que conseguimos tocar toda a música, mas a sequência correta para fazermos a mudança, é o nosso ouvido quem vai dizer.

É de suma importância que, façamos harmonizações de várias músicas conhecidas utilizando a técnica descrita anteriormente.

Curso completo de violão aqui

Espero ter ajudado com a dica de hoje.

Professor, José Conceição