Testando acordes para fazer acompanhamentos em tons menores

Na dica de hoje iremos trabalhar testando acordes para fazer acompanhamentos em tons menores.

Na dica anterior, falamos a respeito do Tom Maior, e para facilitar o estudo e o entendimento para o iniciante, hoje iremos falar como trabalhar os tons menores nos acompanhamentos musicais.

Para testar cada acorde da escala menor, vamos trabalhar a escala de lá menor.

Am // Bm7(b5) // C // Dm // E7 // F // G7 //

Cada acorde dessa escala de lá menor, corresponde a um grau.

Am = primeiro grau = 1

Bm7(b5) = segundo grau = 2

C = terceiro grau = 3

Dm = quarto grau = 4

E7 = quinto grau = 5

F = sexto grau = 6

G7 = sétimo grau = 7

É de suma importância que o estudante decore o número correspondente a cada acorde na escala.

Agora que já sabemos montar a escala de lá menor, e também, os seus graus correspondentes a cada acorde, vamos ao exercício de como encontrar o acorde em um acompanhamento musical.

Exercício 1) antes de tentar encontrar os acordes em uma música, treine várias vezes a escala, para educar o ouvido com os acordes da mesma.

Exercício 2) quando começar fazer o acompanhamento de uma música, procure primeiro testar o grau 1, o grau 4, e o grau 5, da escala menor.

Exercício 3) caso não encontre o acorde desejado, entre esses graus citados, faça o teste com todos os outros graus desta mesma escala, para encontrar o acorde e e fazer a mudança.

Exercício 4) o iniciante poderá também testar todos os acordes em sequência, do primeiro ao sétimo.

Exercício 5) procure músicas mais conhecidas, e que você saiba cantar a melodia do começo ao fim.

Exercícios 6) procure sempre prestar muita atenção, no que o ouvido está dizendo para você.

Exercício 7) procure você mesmo(a), fazer as suas próprias harmonizações, sem precisar de pegar música já cifradas para tocar, desta maneira em pouco tempo irá ter autonomia para conseguir tocar qualquer música sem depender de ficar decorando coisas já prontas.

Observação: não somos contra o iniciante pegar músicas já cifradas para tocar, mas é de suma importância que o mesmo tenha independência para fazer as suas próprias harmonizações.

Existem várias músicas que o aluno iniciante, poderá fazer o acompanhamento com facilidade, e vamos dar exemplo de uma música muito conhecida, utilizando apenas dois acordes.

A música, para não dizer que não falei das flores, do compositor Geraldo Vandré, podemos tocar esta música do começo ao fim utilizando apenas dois acordes. Am // G //

Para esta música na tonalidade de lá menor, iremos utilizar não o Sol com sétima menor, mas sim, apenas o acorde de sol maior = G //

Dica: as melhores músicas para treinar o ouvido e fazer o acompanhamento musical,são as músicas folclóricas, devido serem bastante conhecidas e de fácil execução no instrumento, seja violão, guitarra, ou qualquer outro instrumento harmônico.

Dica importante: para você que está iniciando, tente inventar algumas melodias e fazer o acompanhamento das nesnas, desta maneira, conseguirá educar o seu ouvido musicalmente com mais facilidade em pouco tempo.

Uma maneira muito interessante para o iniciante se desenvolver no aprendizado instrumental e musical, é se reunir com outras pessoas e tocar junto com elas, esta é uma bela maneira para o desenvolvimento técnico, musical, e instrumental do estudante em música.

Muito mais informações para você aprender tocar violão no conforto de sua casa aqui

Espero ter ajudado com com a dica de hoje.

Professor, José Conceição