Técnica de violão e guitarra

Hoje iremos falar a respeito da técnica de violão e guitarra e suas peculiaridades em relação a cada instrumento, onde o iniciante irá ter informações importantes a respeito dos mesmos.

Tanto a violão quanto a guitarra são instrumentos de cordas que podem ser tocados com uma variedade de técnicas. Aqui estão algumas das principais técnicas utilizadas na guitarra e violão:

Dedilhado: essa técnica envolve usar os dedos da mão direita (ou esquerda, se você for canhoto) para tocar as cordas do instrumento. Pode-se usar a ponta dos dedos ou unhas para produzir diferentes timbres. O dedilhado é comumente usado em gêneros musicais como o folk e o fingerstyle.

Palhetada: essa técnica envolve o uso de uma palheta para tocar as cordas. A palheta é geralmente feita de plástico ou outro material e pode ser segurada entre os dedos ou presa na mão com um clipe. A palhetada é comum em gêneros musicais como o rock, punk e metal.

Acordes: acordes são um conjunto de notas tocadas simultaneamente. Existem vários tipos de acordes, incluindo maiores, menores e suspensos, e muitos gêneros musicais usam acordes em suas composições.

Slide: essa técnica envolve deslizar um dedo pela corda enquanto ela é tocada, produzindo um som distinto. O slide é comum em gêneros musicais como blues e rock.

Bend: essa técnica envolve puxar ou empurrar uma corda para cima ou para baixo para mudar sua afinação. Isso cria um efeito de dobramento que pode ser usado para adicionar expressividade à música.

Hammer-on e pull-off: essas técnicas envolvem tocar uma nota e, em seguida, adicionar outra nota sem tocar a corda novamente (hammer-on) ou puxando o dedo para baixo da corda para produzir outra nota (pull-off). Essas técnicas são comuns em solos de guitarra e adicionam velocidade e fluência ao tocar.

Essas são apenas algumas das muitas técnicas que podem ser usadas no violão e na guitarra. É importante lembrar que cada gênero musical e cada músico tem sua própria abordagem única para tocar o instrumento. A prática e o desenvolvimento de habilidades de escuta são importantes para se tornar um bom guitarrista ou violonista.

QUER DIZER QUE A TÉCNICA DO VIOLÃO SERVE TAMBÉM PARA A GUITARRA?

Existem algumas semelhanças entre a técnica do violão e da guitarra, já que ambas são instrumentos de cordas. No entanto, há algumas diferenças significativas na maneira como elas são tocadas.

Em termos de técnica de mão direita, as duas têm uma técnica diferente. O violão geralmente é tocado com os dedos, enquanto a guitarra é frequentemente tocada com uma palheta. Alguns guitarristas também usam os dedos para tocar, mas a técnica é diferente do violão.

Além disso, o violão tem um braço mais largo do que a guitarra, o que afeta a maneira como os acordes e escalas são tocados. A guitarra também tem trastes mais altos e uma curvatura mais acentuada no braço, permitindo bends e vibratos que não são comuns no violão.

Embora existam algumas semelhanças na técnica do violão e da guitarra, é importante ter em mente que elas são instrumentos diferentes, e cada um requer sua própria técnica e abordagem para tocá-lo corretamente.

QUEM SÃO OS VIOLONISTAS E GUITARRISTAS MAIS FAMOSOS NO MUNDO?

Existem muitos violonistas e guitarristas famosos no mundo, aqui estão alguns dos mais conhecidos:

Jimi Hendrix – Ele é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Ele ajudou a definir a guitarra elétrica como a conhecemos hoje.

Eric Clapton – Ele é outro guitarrista icônico que foi membro de várias bandas famosas, incluindo Cream e Derek and the Dominos. Ele também teve uma carreira solo muito bem-sucedida.

Jimmy Page – Ele é mais conhecido como o guitarrista principal da lendária banda Led Zeppelin. Ele é conhecido por sua habilidade técnica e sua capacidade de criar riffs memoráveis.

Eddie Van Halen – Ele foi o fundador da banda Van Halen e é amplamente considerado um dos guitarristas mais influentes de todos os tempos. Ele desenvolveu uma técnica de tocar guitarra que influenciou muitos outros músicos.

Carlos Santana – Ele é um guitarrista de rock latino e blues que é conhecido por sua habilidade em tocar solos de guitarra emocionantes. Ele já vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo.

Andrés Segovia – Ele é considerado um dos maiores violonistas clássicos de todos os tempos. Ele é conhecido por ajudar a popularizar a música clássica para violão.

Julian Bream – Outro violonista clássico icônico, Bream foi um dos primeiros violonistas a gravar música barroca no violão.

Paco de Lucia – Ele é um violonista flamenco espanhol e é considerado um dos maiores músicos de flamenco de todos os tempos.

John Williams – Ele é um violonista clássico britânico que é conhecido por suas interpretações de música contemporânea e barroca.

Mark Knopfler – Ele é um guitarrista britânico que é mais conhecido como o vocalista e guitarrista da banda Dire Straits. Ele é conhecido por suas habilidades em tocar guitarra fingerstyle.

DICAS PARA SER UM BOM VIOLONISTA E GUITARRISTA.

Dica número 1: seja no violão ou na guitarra, pratique os exercícios diariamente.

Dica número 2: caso a pessoa esteja iniciando e não tenha muito tempo para o treinamento diário, reserve pelo menos alguns minutos diariamente para praticar os exercícios, tanto no violão quanto na guitarra.

Dica número 3: se a pessoa deseja estudar os dois instrumentos ao mesmo tempo, não tem nenhum problema, mas, procure no início dos estudos praticar o mesmo exercício, tanto no violão quanto na guitarra.

Informação: todo o conteúdo deste artigo aqui neste blog, está sendo utilizado apenas para fins estritamente didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Bons estudos!

Professor, José Conceição