A linguagem musical do maxixe

O Maxixe é um gênero musical e dança originário do Brasil, que ganhou popularidade no final do século XIX e início do século XX. Sua origem remonta à fusão de elementos musicais africanos e europeus, que foram trazidos ao Brasil durante o período da escravidão e posteriormente fundidos com a música popular brasileira da época.

A linguagem musical do Maxixe é caracterizada por sua rítmica sincopada, com acentos fora do tempo forte da música. Esse estilo de sincopação é conhecido como “batida cruzada” e é uma das principais características do Maxixe. A música é tipicamente escrita em compasso 2/4 ou 4/4, com uma sensação de swing ou balanço.

O Maxixe tem influências musicais de diversos gêneros, incluindo a música africana, a polca, a mazurca e a habanera, além de ter contribuído para o desenvolvimento do samba e do choro. Os instrumentos usados ​​para tocar Maxixe incluem violão, cavaquinho, pandeiro, flauta, bandolim e outros instrumentos de percussão.

Além da música, o Maxixe também é conhecido pela dança, que é caracterizada por passos ágeis e rápidos, que exigem habilidade e precisão dos dançarinos. A dança é geralmente realizada em pares e inclui movimentos como giros, passos laterais e mudanças de direção.

O Maxixe alcançou grande popularidade no Brasil no início do século XX, sendo tocado em festas e bailes por todo o país. No entanto, seu sucesso também trouxe críticas, principalmente por parte das elites conservadoras, que viam a dança como vulgar e inadequada. Apesar disso, o Maxixe permaneceu como um gênero musical importante na história da música brasileira, influenciando outros estilos como o samba e a bossa nova.

QUAIS OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DO MAXIXE?

O maxixe é um gênero musical brasileiro que surgiu no final do século XIX e início do século XX, e teve seu auge entre 1910 e 1920. Alguns dos compositores mais conhecidos do maxixe incluem:

Chiquinha Gonzaga: Considerada a “mãe do choro”, Chiquinha Gonzaga é uma das figuras mais importantes da música brasileira e compôs diversas obras no estilo do maxixe, como “Gaúcho” e “Corta-Jaca”.

Ernesto Nazareth: Pianista e compositor, Ernesto Nazareth é um dos maiores expoentes do maxixe, com obras como “Odeon”, “Brejeiro” e “Apanhei-te, Cavaquinho”.

Donga: Compositor e cantor, Donga é conhecido por ter sido um dos autores da primeira música registrada como samba, “Pelo Telefone”, mas também compôs diversos maxixes, como “Ai, ai, como eu me alegrô”.

Pixinguinha: Músico e compositor, Pixinguinha é uma das figuras mais importantes do choro e do samba, mas também compôs maxixes como “Carinhoso” e “Lamentos”.

João Pernambuco: Violonista e compositor, João Pernambuco é um dos grandes nomes do violão brasileiro e compôs diversos maxixes, como “Interrogando” e “Sonho de Magia”.

Esses são apenas alguns exemplos de compositores importantes do maxixe, mas há muitos outros que contribuíram para o desenvolvimento desse estilo musical tão importante na história da música brasileira.

QUAIS AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS DO MAXIXE?

O maxixe é um estilo de dança e música popular que se originou no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Algumas das músicas mais conhecidas e famosas do maxixe são:

O abre Alas” – de Chiquinha Gonzaga, é considerada a primeira marchinha de carnaval e um dos maiores sucessos da história do maxixe.

Gaúcho” – de Ernesto Nazareth, é uma das composições mais famosas do músico brasileiro e uma das mais tocadas em bailes de maxixe.

Apanhei-te, Cavaquinho” – de Ernesto Nazareth, é uma das composições mais conhecidas do maxixe e uma das mais gravadas por artistas de todo o mundo.

Carinhoso” – de Pixinguinha, é um clássico da música brasileira e um dos maiores sucessos do maxixe, tendo sido gravada por diversos artistas ao longo das décadas.

Pelo Telefone” – de Donga, é considerada a primeira música registrada como samba e também tem influências do maxixe.

Corta Jaca” – de Chiquinha Gonzaga, é uma das músicas mais populares do maxixe e é frequentemente tocada em bailes e festas populares.

Brejeiro” – de Ernesto Nazareth, é uma das composições mais famosas do músico brasileiro e uma das mais tocadas em bailes de maxixe.

Essas são apenas algumas das músicas mais conhecidas e famosas do maxixe, um estilo musical muito rico e influente na cultura brasileira.

ESTUDANDO O RITMO DO MAXIXE PARA INICIANTES.

Como já dissemos em outras dicas aqui no blog, estudar várias linguagens e ritmos musicais diferentes, é de suma importância para quem está iniciando os estudos em qualquer instrumento musical.

A linguagem do maxixe é um dos ritmos que irá ajudar o iniciante desenvolver a sua técnica rítmica, e com isso em pouco tempo já irá observar os ótimos resultados.

Informação: o conteúdo deste artigo, está sendo utilizado apenas para fins estritamente didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição