O que é mais importante para aprender violão

Hoje falaremos sobre o que é mais importante para aprender violão,e o iniciante não somente entenderá o conceito mas também a maneira de como estudar diariamente o instrumento.

Aprender tocar um instrumento musical não é uma tarefa muito difícil como alguns iniciantes acham,mas sim como a pessoa pratica os exercícios no seu dia a dia.

Outra coisa muito comum é a pessoa dizer o seguinte,eu tenho muita vontade de aprender a tocar violão,mas não tenho tempo,e para aprender eu preciso estudar muitas horas diariamente.

Até dá para entender esse pensamento das pessoas que gostariam de aprender a tocar violão ou outro instrumento musical,e também a respeito da prática de muitas horas de estudos todos os dias.

Veja que no texto anterior eu mencionei a palavra estudo, e é aí que mora o problema,porque se o estudante estuda várias horas todos os dias,tudo bem, mas acontece que em muitos casos a pessoa fica tocando escalas para cima e para baixo aleatoriamente.

Todo estudo e exercício tem que ter um sentido, tem que ter um objetivo, senão não adianta praticar muitas horas todos os dias.

É muito mais interessante estudar alguns minutos todos os dias com objetividade, do que ficar praticando exercícios sem ter um objetivo específico para o mesmo.

A seguir gravei um podcast para falar a respeito de tempo de estudo para quem está iniciando no violão ou em qualquer outro instrumento musical.

Vamos ouvir as dicas.

Como ouvimos na gravação do podcast, não importa muito a quantidade de horas que a pessoa irá praticar os exercícios durante o dia, mas sim os objetivos a serem atingidos.

Como já falamos anteriormente, não adianta estudar 10 horas por dia aleatoriamente, desta maneira ao invés de ajudar, irá atrapalhar o desenvolvimento técnico musical e instrumental do iniciante.

A seguir vamos dar algumas dicas de exercícios para quem está iniciando e praticar pelo menos alguns minutos diariamente visando um objetivo específico.

SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS UTILIZADAS NO VIOLÃO PARA FAZER ACOMPANHAMENTOS MUSICAIS.

Para atingir os objetivos específicos é de fundamental importância que o iniciante toque e cante o nome de cada acorde que tocar no violão.

Primeira sequência harmônica em dó maior com o objetivo de tocar a música Ciranda – Cirandinha.

Tocar: C // G7 :] repetir repetir e aplicar no acompanhamento através do violão.

Segunda sequência harmônica em dó maior com o objetivo de tocar a música Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Tocar: C // F // C // G7 // C7 :] repetir

Terceira sequência harmônica com o objetivo de tocar a música nesta rua.

Tocar: Am // A7 // Dm // E7 :] repetir

Quarta sequência harmônica com o objetivo de tocar a música Terezinha de Jesus.

Tocar: Am // A7 // Dm // E7 :] repetir

Quinta sequência harmônica com o objetivo de tocar a música casinha pequenina.

Tocar: Am // A7 // Dm // E7 :] repetir

Estas foram algumas dicas objetivas para a pessoa treinar no violão e fazer o acompanhamento destas músicas que foram citadas.

Como o nosso objetivo é educar o ouvido harmonicamente, para fazer os acompanhamentos musicais, é de suma importância que para atingi-los, a pessoa sempre toque e cante as notas que tocar no instrumento musical, seja o violão outro que a pessoa estiver estudando.

DEDILHADOS PARA TOCAR NO VIOLÃO.

Para tocar os dois dedilhados a seguir, iremos utilizar o sistema numérico, e caso a pessoa ainda não saiba como encontrar as notas musicais através do braço violão, então a mesma deverá acessar aqui onde temos uma página falando a este respeito.

Vamos tocar o nosso primeiro dedilhado de 4 notas utilizando os números.

Tocar: 60 – 30 – 20 – 10 – repetir várias vezes para dominar esta técnica e aplicar nos acordes estudados anteriormente.

Tocaremos agora o nosso segundo dedilhado de 6 notas utilizando os números.

Tocar: 60 – 30 – 20 – 10 – 20 – 30 – para atingir o nosso objetivo com este dedilhado de 6 notas, é de suma importância que a pessoa pratique pelo menos alguns minutos diariamente.

Resumo: vamos falar de alguns pontos importantes a respeito do que é mais importante para aprender a tocar violão ou mesmo outro instrumento musical.

Primeiro ponto: esquecer a ansiedade e focar nos exercícios estudando pelo ao menos alguns minutos diariamente.

Segundo ponto: nunca pensar que o violão ou qualquer outro instrumento musical é difícil para aprender tocar.

Terceiro ponto: é de suma importância ter um objetivo para cada estudo ou exercício que tiver praticado no instrumento musical.

Quarto ponto: quando estiver praticando os exercícios no violão ou qualquer outro instrumento musical, observar a postura correta da mão direita, mão esquerda e também do corpo em relação ao instrumento.

Quinto ponto: nunca toque um exercício ou um estudo com o violão desafinado, isso não irá ajudar no aprendizado, principalmente na percepção melódica e harmônica.

Sexto ponto: no início dos estudos, sempre procure tocar as músicas mais conhecidas e que também a pessoa saiba cantar, isso irá facilitar bastante no aprendizado através do violão ou de qualquer outro instrumento musical.

Sétimo ponto: nunca desanime dos seus sonhos de tocar um instrumento musical, e como já dissemos antes, esqueça a ansiedade e continue estudando que logo irá observar os ótimos resultados.

Informação: as músicas que foram citadas neste texto, são apenas para fins didáticos.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição