Como tirar música de ouvido de maneira simples

Hoje iremos falar mais uma vez de como tirar música de ouvido de maneira simples, utilizando o violão ou qualquer outro instrumento musical.

Indo direto ao assunto, em primeiro lugar precisamos aprender uma escala, e iremos utilizar a escala de dó maior como exemplo.

C // Dm // Em // F // G7 // Am // Bm7(b5)

Para este exercício que iremos fazer, o iniciante também precisa aprender o grau de cada corte dentro da escala. C = 1 // Dm = 2 // Em = 3 // F = 4 // G7 = 5 // Am = 6 // Bm7(b5) = 7

Como já sabemos a escala e os seus graus correspondentes, precisamos tocar várias vezes cada acorde da escala cantando o nome dos mesmos na altura correta, para educar o ouvido com os acordes.

Para tirar uma música de ouvido, precisando também escutar a mesma várias vezes, desta maneira irá facilitar o nosso trabalho.

Vamos agora dar 3 dicas, para o iniciante conseguir harmonizar uma música de ouvido e fazer o acompanhamento.

Dica 1) se você estiver usando o violão ou a guitarra, coloque qualquer dedo da sua mão esquerda na sexta corda e deslize o mesmo para o agudo e voltando para o grave até encontrar anota desejada.

Agora que você encontrou a nota na sexta corda ou na quinta corda do instrumento, entenda o nome desta nota e monte o acorde correspondente a mesma.

Exemplo: se você encontrou a nota SOL na sexta corda, monte o acorde de Sol Maior com Sétima Menor, e assim sucessivamente.

Dica 2) na dica 2 o processo é quase o mesmo, o estudante irá usar a primeira e também a segunda corda do violão ou da guitarra para encontrar a nota que estiver cantando.

Se encontrou por exemplo SOL na primeira corda, para esta nota teremos 3 prováveis acordes, que serão = G7 // C // Em //

Para a nota DO temos estes acordes = C // F // Am //

Para a nota RÉ esses acordes = Dm // G7 // Bm7(b5) //

Para a nota MI temos esses acordes = Em // C // Am //

Parar a nota FÁ usaremos esses acordes = F // Dm // Bm7(b5) //

Para a nota LÁ iremos trabalhar esses acordes = Am // F // Dm //

Para a nota SI estes acordes = Bm7(b5) // G7 // Em //

Já sabemos como encontrar o acorde pelo baixo, e também pela as notas melódicas.

Na dica 3) Trabalharemos agora os blocos dos acordes.

Para harmonizar uma música utilizando os blocos dos acordes, é de suma importância que o ouvido esteja educado com cada acorde da escala maior ou menor.

Utilize essa técnica para encontrar os acordes desejados em uma harmonização musical.

Vamos pegar como exemplo a escala de dó maior novamente.

Já sabemos que cada acorde da escala, corresponde a 1 grau da mesma, e isso é muito importante que fique bem entendido.

Vamos ao exercício: depois que já escutamos a música várias vezes e conseguimos cantar a mesma de cor, iremos fazer o seguinte para encontrar os acordes.

Para facilitar encontrar o acorde desejado em uma harmonização musical, teste primeiro os acordes de primeiro, quarto, e quinto graus, tanto da escala maior, quanto da escala menor, e caso nenhum destes acordes encaixam para fazer harmonização, teste os outros acordes da mesma escala.

Dentro de uma escala, existem acordes com sons parecidos, e o ouvido precisa ficar atento para distinguir qual o melhor acorde à ser utilizado no acompanhamento musical.

Resumindo:

  1. Podemos encontrar o acorde pelo baixo.
  2. Podemos encontrar o acorde utilizando a melodia.
  3. Podemos encontrar os acordes utilizando os blocos de acordes da escala.

Para que tudo isso funcione corretamente, em um acompanhamento musical, é de fundamental importância que a pessoa que esteja iniciando os seus estudos musicais em qualquer instrumento, trabalhe a parte de percepção musical, para educar o ouvido musicalmente.

Desenvolvimento técnico e musical, utilizando harmonia e improvisação.

Deveria ser uma regra geral para quem está iniciando nos estudos musicais, trabalhar a parte de improvisação musical desde a primeira aula, desta maneira o desenvolvimento técnico instrumental e musical, aconteceria com mais rapidez, e deixaria o aluno mais incentivado com os seus estudos.

Reserve um tempinho do seu dia, e pratica improvisação musical, desta maneira o seu aprendizado será sem dúvidas, muito mais rápido e também agradável, não ficando aquela coisa cansativa e repetitiva do dia a dia.

Espero que tenha gostado de nossa dica de hoje.

Professor, José Conceição

Se você gostou desta nossa dica, compartilhe com seus amigos e também nas redes sociais.