A história do violão

Na dica de hoje iremos falar um pouco sobre a história do violão para quem está iniciando do zero neste instrumento musical.

Informação: aqui neste blog estão listados dezenas de exercícios e estudos para iniciantes, intermediários e avançados na parte de categorias.

Conhecer um pouco da história do violão irá ajudar bastante no desenvolvimento técnico, instrumental e musical do estudante iniciante.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO VIOLÃO.

O violão é um dos instrumentos musicais mais populares e versáteis do mundo, utilizado em diversos gêneros musicais, desde o clássico até o pop. A história do violão remonta a milhares de anos, e sua evolução é um reflexo da evolução cultural da humanidade.

A origem do violão é incerta, mas acredita-se que tenha surgido no antigo Egito, há cerca de 4 mil anos, como uma espécie de harpa com braço curto. A partir daí, o instrumento evoluiu e se espalhou por diversos países, ganhando características distintas em cada região.

Na Grécia antiga, por exemplo, o violão era conhecido como kithara e era utilizado em apresentações teatrais e em festivais religiosos. Já na Roma antiga, o instrumento ganhou o nome de cithara e era muito utilizado em eventos sociais e cerimônias religiosas.

Com a chegada da Idade Média, o violão se tornou mais popular na Espanha e em outros países europeus. Nessa época, o instrumento era conhecido como vihuela e tinha seis cordas duplas. Foi nessa época que o violão começou a ganhar um formato mais parecido com o que conhecemos hoje em dia, com o corpo arredondado e o braço mais longo.

No Renascimento, o violão se tornou um dos instrumentos favoritos dos músicos italianos e espanhóis. Foi nessa época que surgiram as primeiras partituras para violão, como as de Francesco da Milano, um dos maiores violonistas do século XVI.

No século XVII, o violão se tornou mais popular na França e na Inglaterra, sendo utilizado em peças teatrais e em óperas. Foi nessa época que o instrumento começou a ser utilizado como acompanhamento para o canto, o que acabou por influenciar a forma como o violão é tocado até hoje.

No século XVIII, o violão passou por uma grande transformação, com a invenção da máquina de tarraxas, que permitiu afinar as cordas com mais precisão. Essa invenção facilitou muito a vida dos músicos, permitindo que eles afinassem o instrumento com mais rapidez e tocasse com mais precisão.

No século XIX, o violão se tornou um instrumento popular em todo o mundo, sendo utilizado em diversos gêneros musicais, desde o clássico até o popular. Foi nessa época que surgiram grandes compositores e violonistas, como Fernando Sor, Mauro Giuliani e Francisco Tárrega, que ajudaram a popularizar o instrumento e a desenvolver novas técnicas de execução.

No século XX, o violão se tornou ainda mais popular, sendo utilizado em diversos gêneros musicais, como o jazz, o blues e o rock. Foi nessa época que surgiram grandes nomes do violão, como Django Reinhardt, Wes Montgomery e Jimi Hendrix, que revolucionaram a forma como o instrumento é tocado e utilizaram novas técnicas, como o fingerstyle e o tapping.

Atualmente, o violão é um dos instrumentos musicais mais populares do mundo, utilizado em diversos gêneros musicais e por músicos de todos os níveis de habilidade. O instrumento é acessível, relativamente barato e portátil, o que o torna uma escolha popular para quem quer começar a tocar um instrumento musical.

Além disso, a história do violão também está ligada à cultura popular de diversos países. Na América Latina, por exemplo, o violão é um instrumento fundamental na música folclórica e popular, como a música regional mexicana, o tango argentino e a música brasileira, que é conhecida em todo o mundo pela sua rica tradição musical.

No Brasil, o violão é um instrumento muito popular desde o século XIX, sendo utilizado em diversos gêneros musicais, como o choro, o samba e a bossa nova. Grandes nomes da música brasileira, como João Gilberto, Baden Powell e Tom Jobim, ajudaram a popularizar o violão em todo o mundo, utilizando novas técnicas e harmonias para criar uma sonoridade única e original.

Outro aspecto interessante da história do violão é a sua evolução técnica ao longo dos séculos. Desde a sua origem no antigo Egito, o instrumento passou por diversas transformações e adaptações, ganhando novas cordas, novos materiais e novas técnicas de construção.

Hoje em dia, o violão é construído com materiais de alta qualidade, como madeira nobre, e é projetado com base em princípios acústicos sofisticados. Os violões modernos possuem um som poderoso e rico em harmônicos, e são capazes de reproduzir uma ampla variedade de timbres e texturas musicais.

Em suma, a história do violão é um reflexo da evolução cultural da humanidade, e sua popularidade é um testemunho da sua versatilidade e beleza musical. Desde a sua origem no antigo Egito até os dias de hoje, o violão continua a evoluir e a inspirar novos músicos em todo o mundo, criando um legado musical duradouro que será apreciado por muitas gerações no futuro.

Uma das grandes contribuições para a evolução técnica do violão foi dada pelo italiano Antonio Torres Jurado, que viveu no século XIX e é considerado o pai do violão moderno. Torres foi o primeiro a projetar o violão com um corpo mais largo e um braço mais longo, além de introduzir novas técnicas de construção que permitiam uma melhor qualidade sonora e uma maior durabilidade do instrumento.

Outro fator que contribuiu para a popularidade do violão foi o surgimento das gravações sonoras no início do século XX. Com a possibilidade de gravar e reproduzir música, o violão se tornou um instrumento ainda mais acessível e disseminado, especialmente entre as classes trabalhadoras e as minorias étnicas em todo o mundo.

No Brasil, o violão ganhou destaque na década de 1950, com a emergência da bossa nova, um gênero musical que combinava influências do jazz norte-americano com as tradições musicais brasileiras. A bossa nova era liderada por grandes músicos como João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que usavam o violão para criar uma sonoridade suave, sofisticada e elegante, que se tornou um símbolo da cultura brasileira no mundo todo.

Além da bossa nova, o violão também se tornou um instrumento fundamental em outros gêneros musicais brasileiros, como o choro, um estilo musical instrumental que surgiu no Rio de Janeiro no final do século XIX. O choro é caracterizado pela sua improvisação virtuosística e pelo uso intensivo de instrumentos de corda, como o violão de 7 cordas, que é uma variação do violão tradicional com uma corda adicional na parte inferior.

Nos últimos anos, o violão tem sido cada vez mais usado em gêneros musicais modernos, como o rock, o pop e a música eletrônica. Grandes bandas e artistas, como os Beatles, Eric Clapton e Ed Sheeran, utilizam o violão em suas músicas, criando novas possibilidades sonoras e estéticas para o instrumento.

Hoje em dia, o violão continua a ser um instrumento popular em todo o mundo, sendo usado por milhões de músicos amadores e profissionais em diversos gêneros musicais. Com a evolução tecnológica, o violão também está se adaptando às novas demandas do mundo digital, com a criação de aplicativos e softwares que ajudam os músicos a aprender e aprimorar suas habilidades musicais.

Em resumo, a história do violão é um testemunho da evolução da música e da cultura em todo o mundo. Desde a sua origem no antigo Egito até os dias de hoje, o violão tem sido um instrumento fundamental na música popular e folclórica em diversos países, sendo capaz de transmitir emoções e sentimentos universais por meio da sua sonoridade rica e versátil. Que o violão continue a inspirar novos músicos e a enriquecer a cultura musical em todo o mundo por muitos anos vindouros.

DICA DE MÚSICAS FÁCEIS PARA QUEM DESEJA COMEÇAR A APRENDER A TOCAR VIOLÃO DO ZERO.

Para as pessoas que desejam começar a aprender tocar violão, é de suma importância escolher músicas com poucos acordes em suas construções.

Aqui neste blog, sempre indicamos as músicas folclóricas para iniciar os estudos no violão ou em qualquer outro instrumento musical, devido estas canções conterem poucos acordes em suas construções e também são músicas fáceis para cantar e tocar em qualquer instrumento musical.

Caso a pessoa não deseje iniciar os estudos com músicas folclóricas, a maneira mais fácil para começar a tocar a primeira música no violão, é estudar música que saiba cantar a melodia do começo ao fim.

Para obter um bom resultado nos estudos musicais através do violão, estudar pelo menos de 20 a 30 minutos diariamente, em pouco tempo a pessoa já irá observar os ótimos resultados.

DICA DE SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIS UTILIZADAS PARA QUEM ESTÁ INICIANDO NO VIOLÃO.

Primeira dica em dó maior.

Tocar e cantar o nome dos acordes: C // G7 :] repetir

Segunda dica em dó maior.

Tocar e cantar o nome dos acordes: C // F :] repetir

Terceira dica em dó maior.

Tocar e cantar o nome destes acordes: C // Am // Dm // G7 :] repetir

Quarta dica  em dó maior.

Tocar e cantar estes acordes: C // F // Dm // G7 :] repetir

Quinta dica em dó maior.

Tocar e cantar os acordes a seguir: C // Dm // G7 :] repetir

Vamos agora estudar cinco sequências harmônicas em lá menor.

Primeira sequência harmônica em lá menor.

Tocar e cantar o nome destes acordes: Am // E7 :] repetir

Segunda sequência harmônica em lá menor.

Tocar e cantar esses acordes: Am // Dm // E7 :] repetir

Terceira sequência harmônica em lá menor.

Tocar e cantar estes acordes a seguir: Am // F // Dm // E7 :] repetir

Quarta sequência harmônica em lá menor.

Tocar e cantar: Am // C // F // Dm // E7 :] repetir

Quinta sequência harmônica em lá menor.

Tocar e cantar o nome destes acordes a seguir: Am // A7 // Dm // Am // E7 :] repetir

Dica importante: quando tocamos e cantamos o nome de cada acorde, conseguiremos educar o ouvido harmonicamente com mais facilidades, e desta maneira irá facilitar nos acompanhamentos musicais através do violão.

Bons estudos!

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição