Solos de violão

O violão é um instrumento musical versátil e encantador que tem conquistado corações ao longo dos séculos. Uma das habilidades mais admiradas e desejadas por músicos e entusiastas é a capacidade de tocar solos de violão. Neste artigo, vamos explorar a magia por trás desses solos, discutindo suas características distintas, técnicas utilizadas e alguns dos solos mais icônicos da história. Prepare-se para desvendar os segredos que tornam os solos de violão tão envolventes e emocionantes.

O que é um solo de violão

Um solo de violão é uma parte melódica destacada em uma música em que o violão assume o papel principal, guiando a melodia e exibindo sua expressividade. Geralmente, ocorre em momentos específicos da música, criando um momento de destaque e intensidade. É a oportunidade para o guitarrista mostrar sua habilidade técnica e sua capacidade de transmitir emoção através das cordas do instrumento.

Características dos solos de violão

Os solos de violão apresentam uma variedade de características distintas que os tornam únicos e atraentes para os ouvintes. Alguns desses elementos incluem:

Técnicas de execução: 

Os solos de violão são frequentemente marcados por uma combinação de técnicas como bending, vibrato, hammer-ons, pull-offs e slides. Essas técnicas adicionam nuances e expressividade às notas, permitindo que o guitarrista crie uma gama de emoções e variações sonoras.

Improvisação

Em muitos casos, os solos de violão são improvisados, o que significa que o músico cria as melodias na hora, de acordo com o contexto musical. Essa capacidade de improvisação exige habilidade técnica e um bom ouvido musical, permitindo que o guitarrista se adapte à música e experimente diferentes ideias musicais.

Expressão emocional

Um dos aspectos mais fascinantes dos solos de violão é a capacidade de transmitir emoção de forma poderosa. As nuances sutis, a variação de dinâmica e a expressividade nas notas permitem que o músico conte uma história musical, capturando a atenção e tocando o coração dos ouvintes.

Técnicas comuns em solos de violão

Existem várias técnicas comuns usadas em solos de violão que adicionam profundidade e complexidade às melodias. Algumas dessas técnicas incluem:

Sweep picking

Uma técnica de palhetada rápida e precisa em que as notas são tocadas de forma contínua e fluída, criando um efeito arpejado.

Tapping

Popularizada por guitarristas como Eddie Van Halen, essa técnica envolve o uso dos dedos da mão direita para tocar notas no braço do violão, adicionando velocidade e notas complexas ao solo.

Double stops 

Essa técnica envolve tocar duas notas simultaneamente, geralmente em intervalos de terça ou sexta, criando harmonias ricas e cheias de profundidade.

Solos icônicos da história do violão

Ao longo da história da música, vários solos de violão se tornaram verdadeiros marcos e referências para os amantes do instrumento. Aqui estão alguns solos icônicos que merecem destaque:

“Stairway to Heaven” (Led Zeppelin): Este solo, criado por Jimmy Page, é considerado um dos mais famosos e influentes da história do violão. Com sua melodia cativante e técnicas como bending e hammer-ons, ele personifica a expressão e a emoção que um solo de violão pode transmitir.

“Hotel California” (Eagles): Don Felder e Joe Walsh criaram um dos solos mais reconhecíveis de todos os tempos nessa música. Com seu estilo melódico e habilidades de improvisação, eles cativam os ouvintes com uma combinação de notas suaves e vibrantes.

“Eruption” (Van Halen): Eddie Van Halen revolucionou o mundo dos solos de guitarra com sua técnica inovadora e velocidade impressionante. “Eruption” é um exemplo perfeito de sua habilidade única de combinar tapping, sweep picking e harmonias complexas.

“Blackbird” (The Beatles): Embora seja um solo de violão acústico, a música de Paul McCartney apresenta uma melodia delicada e habilidosamente executada. Com seu uso de fingerstyle e dedilhado preciso, McCartney criou um solo que é ao mesmo tempo cativante e suave.

Conclusão

Os solos de violão são uma forma de arte que transcende fronteiras musicais e culturais. Com sua capacidade de expressar emoção, técnica e improvisação, eles cativam os ouvintes e adicionam uma dimensão única às músicas. Seja você um músico aspirante ou um amante da música, explorar os solos de violão é uma jornada emocionante que oferece uma compreensão mais profunda da magia por trás desse instrumento versátil. Que essas melodias cativantes e os solos icônicos inspirem você a explorar o mundo dos solos de violão e a descobrir sua própria voz musical.

Aprendendo a solar no violão através dos números

Primeira corda solta do violão e da guitarra = mi = 10

Segunda corda solta do violão e da guitarra = si = 20

Terceira corda solta do violão e da guitarra = sol = 30

Quarta corda solta do violão e da guitarra = ré = 40

Quinta corda solta do violão e da guitarra = lá = 50

Sexta corda solta do violão e da guitarra = 60 = mi

Observação: todas as numerações que contém o zero, correspondem às cordas soltas na guitarra e no violão.

Agora que o iniciante já sabe o nome e as numerações correspondentes às cordas soltas no braço do violão e da guitarra, iremos aprender as numerações correspondentes às notas presas no braço dos instrumentos.

Número 11: apertar com o dedo 1 da mão esquerda a primeira corda na primeira casa dos instrumentos.

Número 12: apertar com o dedo 2 da mão esquerda a primeira corda na segunda casa dos instrumentos.

Número 13: apertar com o dedo 3 da mão esquerda na primeira corda na terceira casa dos instrumentos.

Número 14: apertar com o dedo 4 da mão esquerda a primeira corda na quarta casa dos instrumentos.

Número 15: apertar com o dedo 1 da mão esquerda na primeira corda na quinta casa dos instrumentos.

Número 16: apertar com o dedo 2 da mão esquerda a primeira corda na sexta casa dos instrumentos.

Número 17: apertar com o dedo 3 da mão esquerda a primeira corda na sétima casa dos instrumentos.

Número 18: apertar com o dedo 4 da mão esquerda a primeira corda na oitava casa dos instrumentos.

Dica: para as cordas, segunda, terceira, quarta, quinta e sexta, segue a mesma lógica da primeira corda.

Segunda corda presa começa com 21 // terceira corda presa começa com 31 // quarta corda presa começa com 41 // quinta corda presa começa com 51 // sexta corda presa começa com 61 :]

Agora que o estudante iniciante já sabe como encontrar as notas musicais através dos números no braço do violão, chegou o momento de escutar várias melodias e tirá-las de ouvido utilizando o sistema numérico no braço do violão.

Fonte de pesquisa: Wikipédia

Bons estudos!

Professor, José Conceição