Solando violão em oitavas

Na dica de hoje, iremos aprender construir solos no violão em oitavas.

Se você é um completo iniciante no violão, estes exercícios em oitavas, irão te ajudar bastante no desenvolvimento da sua técnica, e também na construção de solos no violão e na guitarra.

Esta é uma técnica que, o executante utiliza as mesmas notas, para construir o seu solos, e também acompanhamentos.

Este estudo em oitava quer dizer que: tocamos uma nota no baixo, e tocamos essa mesma nota uma oitava acima.

Exemplo: tocamos a nota dó na terceira casa do violão na quinta corda, e ao mesmo tempo, tocaremos a outra nota dó na primeira casa na segunda corda do violão.

Dó = toca a quinta corda na terceira casa do violão.

Dó = oitava acima: toca a segunda corda na primeira casa do violão.

Veja no vídeo a seguir, como executar este exercício no violão e também na guitarra.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas.

COMO FAZER ACOMPANHAMENOS E SOLOS UTILIZANDO AS OITAVAS NO VIOLÃO.

Muita das vezes, o iniciante começa os estudos no violão, mas tem certa dificuldades para montar os acordes, e também a pestana, e uma das dicas para quem está iniciando seus estudos musicais neste instrumento musical maravilhoso, é trabalhar as oitavas, e aos poucos ir dominando também dos acordes com e sem pestana.

Para montar um acorde, precisamos da primeira nota, da terceira nota, e da quinta nota da escala, mas se você está iniciando, utilize a primeira e a oitava para fazer acompanhamentos simples e também alguns solos no violão.

COMO FAZER IMPROVISAÇÃO NO VIOLÃO UTILIZANDO AS OITAVAS.

A improvisação, é uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento técnico e musical do iniciante no violão e também em qualquer outro instrumento musical.

Uma dica muito interessante para construir solos no violão, utilizando das oitavas: procure tirar o solo de uma música bem simples, e depois dobre essa nota com a oitava, vou dar um exemplo a seguir.

Exemplo: vamos criar uma melodia aleatoriamente,tocando: dó – ré – mi – sol – sol – mi – fá – fá: suponhamos que você tocou estas notas no baixo do violão. Agora toque estas mesmas notas no baixo e na melodia juntas, quer dizer, simultaneamente.

Agora procure criar várias melodias diferentes uma das outras e tocar em oitavas,desta maneira irá não somente desenvolver a parte técnica, mas também educar o ouvido musicalmente, utilizando dos intervalos das oitavas.

A prática diária de improvisação musical, faz com que o iniciante consiga desenvolver a sua técnica e também, a sua musicalidade em um espaço curto de tempo, estudando apenas alguns minutos diariamente.

Se você ainda não pratica improvisação musical todos os dias, comece agora mesmo e logo irá perceber os ótimos resultados.

Espero ter ajudado com a dica de hoje.
Professor, José Conceição