Sequências harmônicas

Na dica de hoje, iremos falar de sequências harmônicas mais utilizadas em acompanhamentos musicais no violão e também em outros instrumentos de harmonia.

Podemos fazer um acompanhamento musical utilizando sequências harmônicas diferentes dentro de uma mesma escala, e hoje vamos indicar algumas sequências harmônicas para que o iniciante consiga ter a ideia de qual aplicar em seus arranjos e acompanhamentos musicais no violão.

Saiba também como utilizar o sistema numérico no braço do violão acessando aqui.

Antes de indicarmos as sequências harmônicas, iremos gravar um podcast com as dicas de como trabalhar as mesmas nos acompanhamentos musicais.

Aperte o Play do podcast para ouvir as dicas.

Como ouvimos na gravação do podcast, para uma mesma música, poderemos utilizar acordes diferentes dentro da escala, e estes acordes chamaremos de acordes substitutos.

ESCALA DE DÓ MAIOR.

Vamos agora praticar as sequências harmônicas mais utilizadas em acompanhamentos musicais, utilizando os acordes da escala de dó maior.

Primeira sequência harmônica em dó maior.

Tocar e cantar: 

C // G7 :] com esta sequência harmônica conseguiremos fazer o acompanhamento de algumas músicas, como por exemplo, a Ciranda – Cirandinha e o Cai – Cai balão.

Segunda sequência harmônica em dó maior.

Tocar e cantar.

C // F // C // G7 // C // C7 // F // G7 :] introdução: C7 // F // G7 // C :] repetir // utilizando esta sequência harmônica conseguiremos tocar a música Asa Branca do Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira do começo ao fim.

Terceira sequência harmônica na tonalidade de dó maior.

Tocar e cantar.

C // G/b // Am // F // C // G7 // C :] repetir // utilizando esta sequência harmônica, conseguiremos tocar a música Woman no cry do Bob Marley, do começo ao fim.

Quarta sequência harmônica na tonalidade de dó maior.

Tocar e cantar.

C // Em // Am // Dm // Dm // G7 // C :] repetir // com esta sequência harmônica, conseguiremos tocar a música Marina do Dorival Caymmi do começo ao fim.

Quinta sequência harmônica em dó maior.

Tocar e cantar.

C // G7 :] repetir // com esta sequência harmônica de apenas dois acordes, conseguiremos tocar a música Luar do Sertão de Catulo da Paixão cearense, do começo ao fim.

As sequências harmônicas e o nome dos compositores citados anteriormente foram apenas para fins didáticos.

ESCALA DE LÁ MENOR.

Agora iremos praticar exercícios na tonalidade de lá menor, utilizando os acordes para montar as sequências harmônicas através da mesa.

Primeira sequência harmônica em lá menor.

Tocar e cantar.

Am // A7 // Dm // Am // E7 // Am :] repetir // com esta sequência harmônica, conseguiremos tocar duas músicas, que são, a música nesta rua e também a música Terezinha de Jesus.

Segunda sequência harmônica em lá menor.

Tocar e cantar.

Am // Dm // G7 // C // E7 // Am :] repetir // utilizando esta sequência harmônica conseguiremos tocar entre outras músicas, a música amigo do Roberto Roberto e Erasmo Carlos.

Observação importante: não quer dizer que a música vai estar o tempo todo nesta sequência, e a pessoa deverá ajustar os acordes de acordo com o que o ouvido irá solicitando.

Terceira sequência harmônica na tonalidade de lá menor.

Tocar e cantar.

Am // A7 // Dm // Am // E7 // F // G7 // C // repetir // com esses acordes, conseguiremos tocar a música do compositor Sérgio Bittencourt e sucesso de Nelson Gonçalves, Naquela Mesa.

Uma outra observação importante: não dizer que, a música naquela mesa estará nesta ordem o tempo todo, e o estudante deverá ir ajustando de acordo com que o ouvido irá percebendo as mudanças dos acordes.

Informação: citamos algumas sequências harmônicas na tonalidade maior e na tonalidade menor, e também músicas e autores. Estas informações terão o caráter estritamente didático.

VAMOS AGORA ENTENDER AS SUBSTITUIÇÕES DE ACORDES DENTRO DE UM ACOMPANHAMENTO MUSICAL.

Um acorde em um acompanhamento musical, poderá ser substituído por um outro acorde, e isto é muito comum quando estamos fazendo harmonizações e acompanhamentos musicais.

Vamos alguns exemplos:

Dependendo da situação poderemos substituir o dó maior = C // por // Em e Am

Exemplo 2:  F // por // Dm ou Am 

Exemplo 3: Dm // por // F ou G7

Exemplo 4: Em // por // Am ou C

Exemplo 5: G7 // por // Em ou Bm7(b5) 

Poderíamos falar de vários outros exemplos de substituições de acordes. 

Mais uma informação importante: é preciso observar se as substituições de acordes, iram funcionar da melhor maneira possível, e o que foi dito antes, foram apenas dicas, e quem decidirá se deverá fazer a substituição dos acordes, é o próprio arranjador através da percepção harmônica de cada acorde na construção do arranjo musical.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição