Sequência harmônica para fazer acompanhamentos musicais no violão

Na dica de hoje iremos falar sobre sequências harmônicas para fazer acompanhamentos no violão aplicando 6 dedilhados diferentes de 8 notas cada um.

Nestes exercícios de hoje, iremos não somente dar dicas de duas sequências harmônicas muito usadas em acompanhamentos musicais, mais também a aplicação dos dedilhados para o desenvolvimento da técnica para a pessoa que esteja iniciando os seus estudos neste maravilhoso instrumento musical.

Existem dedilhados de duas notas, dedilhados de três notas, dedilhado de quatro notas, dedilhado de seis notas, eu também os dedilhados com oito notas que iremos estudar hoje.

Observação com a nomenclatura dos dedos da mão direita para a prática dos dedilhados.

Dedo polegar mão direita = P // dedo indicador mão direita = i // dedo médio mão direita = m // dedo anular da mão direita = a // o dedo mínimo da mão direita não iremos usar.

Para as seis formas de dedilhados a seguir, o dedo polegar tocar a o baixo do acorde, e o dedo indicador, tocar a a terceira corda do violão, o dedo médio mão direita, tocar a a segunda corda do violão, o dedo anular tocará sempre a primeira corda do violão.

Vamos agora praticar as seis formas de dedilhado.

  1. P – i – m – i – a – i – m – i
  2. P – i – m – a – m – a – m – i
  3. P – m – i – m – a – i – m – a
  4. P – m – a – m – i – m – a – m
  5. P – a – m – i – m – a – m – i
  6. P – a – i – m – a – m – i – m

Estas seis combinações de dedilhados dadas acima, deverão ser praticadas usando estas duas sequências harmônicas a seguir.

Sequência harmônica maior.

C // G // Am // F // repita esta sequência várias vezes utilizando todas as combinações de dedilhados.

Sequência harmônica menor.

Am // E7 // F // Dm // esta sequência harmônica, também deverá ser praticada várias vezes utilizando os dedilhados de oito notas dados acima.

Observe que: para a sequência maior e a sequência menor, utilizamos o primeiro, quinto, sexto, e quarto graus, tanto da escala maior quanto da escala menor.

Dica de estudo diário no violão.

Em um primeiro momento, você que está iniciando, tente dominar cada dedilhado, e depois aplica nas duas sequências harmônicas cantando o nome de cada corda.

Procure tirar um tempinho do seu dia, e pratique pelo menos uns 20 a 30 minutinhos estes exercícios dados, e logo irá perceber os ótimos resultados.

É de suma importância que, ao tocar cada dedilhado aplicando nestas duas sequências harmônicas dadas, o iniciante cante o nome dos acordes observando a sonoridade de cada um, para educar o seu ouvido musicalmente e facilitando assim o acompanhamento e as harmonizações musicais desejadas.

Estudando harmonia e improvisação.

Se existe uma coisa que ajuda bastante o desenvolvimento técnico, musical e instrumental da pessoa que está iniciando os seus estudos musicais, é a parte da improvisação musical.

Como sempre abordamos aqui em nossas dicas neste blog, que todo iniciante deveria começar os seus estudos, através da improvisação musical.

Dica: procure inventar melodias e tente encaixar os acordes e os dedilhados, fazendo esta prática todos os dias, em pouco tempo irá receber o ótimo desenvolvimento técnico musical e instrumental.

Observação importante: se estiver navegando pelo celular ou smartphone, procure as categorias com as dicas de exercícios e músicas na parte inferior do aparelho, e caso esteja navegando pelo computador ou notebook, as categorias com as dicas estarão na lateral deste blog.

Espero ter ajudado com a dica de hoje.

Professor, José Conceição