Violão e violino

Na dica de hoje iremos falar a respeito de violão e violino para quem está iniciando nos estudos musicais nestes dois instrumentos musicais.

É muito comum vermos estudantes de violão e violino fazendo duetos musicais, e isso é muito importante para os estudantes iniciantes desenvolverem a sua técnica e musicalidade.

Existem muitas músicas compostas para estes dois instrumentos musicais em específico, e basta fazer uma pesquisa e as pessoas encontraram várias.

Estudar música de câmera não somente é importante para o desenvolvimento técnico instrumental e musical dos alunos iniciantes, mas também para as apresentações em público.

Todo estudante iniciante em qualquer instrumento musical, deveria já de início começar a trabalhar música de câmera devido esta ferramenta ser excelente para o desenvolvimento musical, técnico e instrumental de quem está começando.

O violão e violino são um casamento perfeito para fazer música de câmera, além das pessoas poderem ensaiar em qualquer lugar sem precisar de um local específico como alguns instrumentos musicais exigem.

Estudar música de câmera exige bastante dos estudantes, principalmente na parte rítmica, e isso é fundamental para um bom aprendizado e desenvolvimento musical de quem está iniciando do zero.

A seguir gravei um podcast com dicas importantes para quem está começando os seus estudos musicais nestes dois instrumentos musicais, que em nosso caso é um violão e violino.

Vamos ouvir as dicas.

Como ouvimos na gravação do podcast, a música de câmera é uma das melhores ferramentas para os iniciantes já começarem logo de início a praticar esta linguagem musical devido a sua importância na formação musical dos iniciantes.

Estudando música clássica ou popular é muito importante montar os duetos para os ensaios semanais, e consequentemente se apresentarem em público.

Uma outra linguagem que os estudantes de violão e violino devem praticar no seu dia a dia, é a improvisação musical, devido esta ferramenta está entre as melhores para o desenvolvimento técnico, instrumental e musical do estudante iniciante.

Vamos a seguir dar algumas dicas para os estudantes iniciantes no violão e violino trabalhar Improvisação musical de uma maneira bem tranquila.

ESCALA DE DÓ MAIOR.

Violão tocará a escala de dó maior utilizando os acordes.

C // Dm // Em // F // G7 // Am // Bm7(b5) // C :] repetir

O violino tocará a escala de dó maior com notas isoladas.

dó // ré // mi // fá // sol // lá // si // dó :] repetir

Vamos agora praticar um exercício simples de improvisação musical entre o violão e o violino.

Violão tocará estes acordes.

C // Dm // G7 :] 

Violino tocar a estas notas.

sol // dó // mi // sol // fá // mi // ré // do // si // dó // si // lá // sol // fá // mi // ré // dó :]

Os estudantes deverão criar outros exercícios através da escala de dó maior para trabalhar a improvisação musical no violão e violino.

ESCALA DE LÁ MENOR.

O violão irá tocar a escala de lá menor utilizando os acordes da mesma.

Am // Bm7(b5) // C // Dm // E7 // F // G#° // Am :]

O violino tocará a escala de lá menor nota por nota.

lá // si // dó // ré // mi // fá // sol# // lá :]

Praticando um exercício de improvisação simples para estes dois instrumentos musicais utilizando a escala de lá menor.

Violão tocará estes acordes.

Am // Bm7(b5) // E7 :] repetir

O violino tocará estas notas da escala de lá menor.

lá // sol# // lá // fá // mi // ré // dó // lá // sol# // lá :] repetir

Também para esta escala de lá menor, os estudantes deverão trabalhar outras combinações de acordes e notas para fazer improvisação musical.

MÚSICAS PARA TRABALHAR INICIALMENTE O DUO DE VIOLÃO E VIOLINO.

Para quem está iniciando na prática do instrumental entre o violão e o violino, é importante que inicialmente os estudantes procurem trabalhar músicas bem fáceis, e posteriormente ir adicionando músicas com um grau maior de dificuldade técnica para a evolução dos mesmos.

Dica: as músicas folclóricas são excelentes para esse tipo de trabalho instrumental devido as mesmas serem canções muito conhecidas e que não oferece grande dificuldades técnicas para serem tocadas neste dois instrumentos musicais.

É de suma importância que os estudantes se reúnam pelo menos duas vezes por semana para os ensaios, e com isso ter uma evolução mais rápida através dos estudos camerísticos.

Outra dica importantíssima: a partir do momento em que os iniciantes já estão tocando pelo menos uma música, nunca perca a oportunidade de se apresentar em público, isso é muito importante para o desenvolvimento musical de quem está trabalhando o seu aprendizado musical, seja no violão no violino ou em qualquer outro instrumento que a pessoa estiver estudando.

Nunca desanime, e continue estudando que os ótimos resultados logo irão aparecer.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição