Como tocar sequências harmônicas com o ritmo de valsa no violão

Na dica de hoje, iremos aprender como tocar sequências harmônicas com o ritmo de valsa, para facilitar o entendimento de quem está iniciando nos estudos do violão no completo zero.

É de suma importância que, o iniciante aprenda dominar a técnica da mão direita estudando vários ritmos diferentes, e um desses ritmos que iremos trabalhar hoje é o ritmo de valsa.

Vamos indicar algumas sequências mais usadas em acompanhamentos musicais, utilizando músicas tradicionais.

Veja no vídeo a seguir, a dica de como aplicar o ritmo de valsa em quatro sequências harmônicas diferentes.

Aperta o Play no vídeo para ver as dívidas.

Estas dicas que foram ditas no vídeo, o iniciante que está iniciando agora os seus estudos no violão, deverá praticar pelo menos alguns minutos todos os dias, cantando o nome de cada acorde, aplicando o ritmo de valsa.

SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MENCIONADA NO VÍDEO

Sequência harmônica 1:

C // Am // Dm // G7 :]

Sequência harmônica 2:

D // Bm // Em // A7 :]

Sequência harmônica 3:

G // Em // Am // D7 :]

Sequência harmônica 4:

A // F#m // Bm // E7 :]

Depois de praticar várias vezes cada sequência harmônica citada acima aplicando o ritmo de valsa, o iniciante no violão, deverá aplicar estas sequências em músicas conhecidas, e desta maneira irá obter ótimos resultados.

ALGUNS MÚSICAS PARA O INICIANTE COMEÇAR A MONTAR O SEU REPERTÓRIO MUSICAL UTILIZANDO O VIOLÃO

Primeira música: Asa Branca, do compositor, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

Segunda música: No woman No cry, do compositor, Bob Marley, com a versão do cantor, Gilberto Gil

Terceira música: a Casa, do compositor, Toquinho e Vinícius de Moraes

Quarta música: Ciranda – Cirandinha

Quinta música: O Cravo e a Rosa

Sexta música: peixe vivo

Sétima música: Samba Lelê

O estudante deverá pesquisar se o ritmo de valsa encaixa em algumas dessas músicas citadas acima, e caso contrário, deverá pesquisar outras músicas para tocar utilizando o ritmo de valsa.

PRATICANDO HARMONIA E IMPROVISAÇÃO NO VIOLÃO

Dica: ao praticar as sequências dadas acima, o iniciante deverá inventar alguma melodia cantando, e tentar se acompanhar ao violão, desta maneira irá educar ouvido com mais facilidade.

Outra coisa bastante interessante para quem está iniciando os seus estudos do zero no violão, é gravar as sequências harmônicas e colocar para tocar, depois começar a criar melodias em cima de cada sequência gravada utilizando o instrumento que em nosso caso é o violão.

A improvisação musical, é uma das ferramentas mais interessantes para quem está iniciando os seus estudos, seja no violão ou em qualquer outro instrumento musical, devido a mesma facilitar a educação do ouvido musicalmente, e também o desenvolvimento técnico, instrumental, e musical.

Para ter um bom rendimento estudando o violão, ou qualquer outro instrumento musical, o iniciante não precisa ficar várias horas praticando exercícios todos os dias, mas sim, alguns minutos diariamente.

Espero ter ajudado com a dica de hoje.

Professor, José Conceição

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos e também nas redes sociais.