Ritmos de marchinhas de carnaval

Ritmos de marchinhas de carnaval

As marchinhas de carnaval são um dos principais ritmos musicais do carnaval brasileiro. Elas são caracterizadas por serem músicas alegres e dançantes, com melodias simples e letras divertidas que muitas vezes fazem referência a temas populares e cotidianos.

Em relação aos ritmos das marchinhas de carnaval, podemos citar alguns dos principais:

Marcha-rancho: é um ritmo que combina elementos da marcha e do rancho, caracterizado por um compasso binário e um andamento moderado.

Marcha frevo: é um ritmo rápido e agitado, que combina elementos da marcha e do frevo, caracterizado por um compasso binário e uma batida marcante.

Marcha de carnaval: é o ritmo mais tradicional das marchinhas de carnaval, caracterizado por um andamento moderado e um compasso binário. Geralmente, as marchas de carnaval são compostas por refrões pegajosos e letras simples e divertidas.

Samba-enredo: apesar de não ser uma marchinha tradicional, o samba-enredo é um dos principais ritmos do carnaval brasileiro. É caracterizado por um andamento rápido, uma batida forte e um compasso binário, e é usado para acompanhar as escolas de samba nos desfiles.

Além desses ritmos, também existem outras variações das marchinhas de carnaval, como a marcha lenta e a marcha-rancho-frevo, que misturam elementos dos ritmos já mencionados. Em geral, o que define as marchinhas de carnaval é a sua capacidade de animar o público e criar uma atmosfera festiva e descontraída.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DE MARCHINHAS DE CARNAVAL?

Existem muitos compositores famosos de marchinhas de carnaval no Brasil. Aqui estão alguns dos mais conhecidos:

Lamartine Babo – é considerado o “Rei das Marchinhas”. Compôs mais de 200 marchinhas de carnaval, incluindo sucessos como “Aurora”, “O teu cabelo não nega” e “Marcha do Remador”.

João de Barro (Braguinha) – foi um dos grandes compositores de marchinhas de carnaval do Brasil, tendo composto sucessos como “Touradas em Madrid”, “Chiquita Bacana” e “Sassaricando”.

Haroldo Lobo – é conhecido por ter composto a marchinha “Saca-rolha”, que é um dos maiores sucessos do carnaval brasileiro.

Vicente Paiva – é o compositor de “Mamãe eu quero”, uma das marchinhas mais famosas do carnaval brasileiro.

Zé da Zilda – compôs sucessos como “Máscara Negra” e “Linda Morena”, que são muito tocadas durante o carnaval.

Milton de Oliveira – foi o autor de “Cabeleira do Zezé”, que é uma das marchinhas mais conhecidas e cantadas em todo o Brasil durante o carnaval.

Esses são apenas alguns dos muitos compositores famosos de marchinhas de carnaval no Brasil. Há muitos outros que também são muito conhecidos e deixaram suas marcas no cenário musical do país.

QUAIS AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS DE MARCHINHAS DE CARNAVAL?

Existem muitas marchinhas de carnaval populares no Brasil, algumas das mais conhecidas incluem:

Aurora” (de Mário Lago e Roberto Roberti)

Cidade Maravilhosa” (de André Filho)

Mamãe eu Quero” (de Jararaca e Vicente Paiva)

Índio quer apito” (de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira)

Chiquita Bacana” (de João de Barro e Alberto Ribeiro)

Turma do Funil” (de João de Barro e Alberto Ribeiro)

Marcha do Remador” (de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira)

Máscara Negra” (de Zé Keti e Pereira Mattos)

Allah-la-ô” (de Haroldo Lobo e Nássara)

Cabeleira do Zezé” (de João Roberto Kelly e Roberto Faissal)

Essas são apenas algumas das marchinhas mais populares. Existem muitas outras que são tocadas durante o carnaval em todo o Brasil.

ESTUDOS DE MARCHINHAS PARA QUEM ESTÁ INICIANDO NO VIOLÃO EM OUTROS INSTRUMENTOS MUSICAIS.

Os ritmos de marchinhas são bem tranquilos para tocar no violão ou em qualquer outro instrumento musical, e por isso é de suma importância o estudante iniciante estudar alguns ritmos de marchinhas logo no início dos estudos musicais em qualquer instrumento, seja ele melódico ou harmônico.

Praticando os exercícios de marcha pelo menos alguns minutos todos os dias, logo o estudante iniciante irá perceber os ótimos resultados.

Informação: todo o conteúdo deste artigo aqui neste blog, está sendo utilizado apenas para fins estritamente didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição