Repertório musical para violão

Na dica de hoje, iremos começar a trabalhar um repertório musical para violão com várias linguagens musicais diferentes.

Como sempre,iremos utilizar músicas que também nos ofereça a parte técnica para a mão direita, e também para a mão esquerda no violão.

Há muitos anos, venho trabalhando esse sistema de técnica aplicada diretamente na música, desta maneira o estudo fica muito mais agradável para quem está iniciando no violão ou mesmo em qualquer outro instrumento musical.

A música que iremos trabalhar hoje, é a música “A Casa Do Sol Nascente” com uma versão do cantor, Agnaldo Timóteo.

Caso você ainda não conhece esta música, vale muito a pena fazer uma pesquisa a respeito desta composição.

Iremos utilizar essa música, apenas para fins didáticos.

Para tocar esta música, trabalharemos o dedilhado de seis notas.

Dedilhado: P – i – m – a – m – i

Devemos tocar esse dedilhado sem apoiar os dedos da mão direita, quer dizer toque livre.

Utilizaremos estes acordes a seguir para tocar a música do começo ao fim.

Am // C // D // F // E //

Observação importante: estes são os acorde que iremos harmonizar a música do começo ao fim, mas não quer dizer que, estará nesta mesma sequência no acompanhamento de toda a música.

A seguir gravei um vídeo, dando as dicas de como tocar esta música, A Casa do Sol Nascente, utilizando o dedilhado de 6 notas, e os acordes anotados anteriormente.

Aperte o Play no vídeo para observar as dicas de como tocar esta música.

Como percebemos na gravação do vídeo, esta música A Casa do Sol Nascente, não permanece em uma mesma tonalidade o tempo todo, e sim faz uma breve modulação, onde utilizamos também o acorde de ré maior.

RITMOS DIFERENTES PARA TOCAR A MÚSICA, A CASA DO SOL NASCENTE.

Como percebemos na gravação do vídeo, para esta música, existe um ritmo padrão para tocar a mesma do começo ao fim, mas como estudo,podemos também testar outros ritmos, e isso é muito importante para quem está iniciando nos estudos do violão.

Dica: antes de estudar a música, toque e cante várias vezes o nome dos acordes para educar ouvido musicalmente com os mesmos, desta maneira irá facilitar no momento em que estiver fazendo o acompanhamento.

Mais uma dica importante: utilize também este dedilhado e estes acordes em outras músicas que você conheça, mesmo se a sequência estiver em ordem diferentes, mas como já estudamos os acordes e o dedilhado, ficará mais tranquilo encaixar cada um deles em uma outra música.

Resumindo: utilizaremos o que aprendemos em uma música, para aplicar em uma outra música.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição

Inscreva-se também em nosso canal no YouTube.