Receita musical

Hoje iremos falar a respeito de receita musical para quem está iniciando os estudos ou deseja futuramente começar a aprender tocar um instrumento musical.

Neste texto adicionamos 7 sequências harmônicas maiores e 7 sequências harmônicas menores, que na verdade são, as escalas maiores e menores para a prática diária em qualquer instrumento musical.

RECEITA MUSICAL PARA INICIANTES.

Estude teoria musical: A teoria musical é a base da música e entender os conceitos básicos de ritmo, melodia, harmonia e estrutura é fundamental para aprender música.

Aprenda a ler partituras: A leitura de partituras é a forma mais comum de se comunicar a música escrita. Aprender a ler partituras permitirá que você compreenda a música em um nível mais profundo.

Pratique regularmente: A prática é fundamental para aprender música. Dedique um tempo regular para praticar e tente sempre se desafiar a aprender novas habilidades.

Ouça muita música: Ouvir muita música é uma ótima maneira de expandir seus conhecimentos musicais. Tente ouvir diferentes estilos musicais e artistas para ampliar seu horizonte musical.

Aprenda a tocar um instrumento: Aprender a tocar um instrumento é uma das melhores maneiras de aprender música. Escolha um instrumento que você goste e comece a praticar.

Participe de aulas de música: Participar de aulas de música pode ser uma ótima maneira de aprender novas habilidades e conhecer outras pessoas que compartilham seu interesse pela música.

Experimente criar sua própria música: Experimentar a criação de sua própria música pode ajudá-lo a entender melhor como a música é construída e permitirá que você desenvolva sua própria voz musical.

7 SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MAIORES E QUE NA VERDADE SÃO 7 ESCALAS.

C // Dm // Em // F // G // Am // Bdim :] repetir

G // Am // Bm // C // D // Em // F#dim :] repetir

D // Em // F#m // G // A // Bm // C#dim :] repetir

A // Bm // C#m // D // E // F#m // G#dim :] repetir

E // F#m // G#m // A // B // C#m // D#dim :] repetir

B // C#m // D#m // E // F# // G#m // A#dim :] repetir

F // Gm // Am // Bb // C // Dm // Edim :] repetir

Essas sequências são baseadas na escala maior de cada nota e são compostas pelos acordes construídos a partir de cada nota da escala. Praticar essas sequências pode ajudar a desenvolver a compreensão da harmonia e da relação entre os acordes em uma determinada tonalidade.

7 SEQUÊNCIAS HARMÔNICAS MENORES QUE CORRESPONDEM A 7  ESCALAS MENORES.

Am // Bdim // C // Dm // Em // F // G :] repetir

Em // F#dim // G // Am // Bm // C // D :] repetir

Dm // Edim // F // Gm // Adim //  Bb // C :] repetir

Bm // C#dim // D // Em // F#m // G // A :] repetir

Gm // Adim // Bb // Cm // Dm // Eb // F :] repetir

F#m // G#dim // A // Bm // C#m // D // E :] repetir

C#m // D#dim // E // F#m //  G#m // A // B :] repetir

Essas sequências são baseadas na escala menor natural de cada nota e são compostas pelos acordes construídos a partir de cada nota da escala. Praticar essas sequências pode ajudar a desenvolver a compreensão da harmonia e da relação entre os acordes em uma determinada tonalidade menor.

2 DUAS DICAS EXTRAS PARA APRENDER TOCAR UM INSTRUMENTO MUSICAL.

Primeira dica extra: para facilitar no acompanhamento musical de ouvido, sempre tocar e cantar o nome de cada acorde repetindo várias vezes.

Segunda dica extra: ao começar a estudar um instrumento musical, reservar pelo menos alguns minutos diariamente para praticar improvisação, esta é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento instrumental técnico e musical do estudante iniciante.

Sucesso nos estudos!

Professor, José Conceição