Quarteto musical

Hoje iremos falar a respeito do quarteto musical para quem está iniciando os seus estudos musicais.

O interessante do quarteto musical é que, o mesmo poderá ser formado por apenas vozes humanas ou instrumentos musicais.

Quando falamos em instrumentos musicais, precisamos considerar que a voz humana também é um instrumento musical.

Um quarteto musical poderá ser formado apenas com instrumentos da mesma família ou com instrumentos musicais de famílias diferentes.

Quando montamos um quarteto musical com instrumentos diferentes, é um pouco mais complicado, e quando os instrumentos são da mesma família facilita bastante.

A seguir gravamos um podcast com dicas para os iniciantes montarem os seus quartetos musicais com instrumentos da mesma família ou com instrumentos de família diferentes.

Vamos agora ouvir as dicas na gravação do podcast.

Nesta gravação do podcast, o estudante iniciante pode perceber que, trabalhar o quarteto musical é de suma importância para o crescimento instrumental e musical da pessoa que está iniciando os seus estudos musicais.

Geralmente quando se estuda em grupo o rendimento dos alunos iniciantes é mais proveitoso devido os mesmos se ajudarem entre si trocando idéias.

Existem professores e orientadores que preferem ministrar aulas de música em grupo do que individual.

Também existe aquele aluno que prefere ter a sua aula individual do que estudar em grupo e isso fica a critério do estudante.

DICA PARA MONTAR UM QUARTETO MUSICAL.

Vamos agora falar de instrumentos musicais da mesma família ou de famílias diferentes, para montar o quarteto musical.

Podemos formar um quarteto musical desta maneira.

Dica 1 – quarteto vocal formado por 4 pessoas e geralmente temos as vozes, soprano, contralto, tenor e baixo. Esta é apenas uma formação,e existem várias outras.

Dica 2 – podemos montar um quarteto musical também desta maneira.

Voz, violão, contrabaixo e piano. Neste caso, temos um quarteto musical formado por famílias de instrumentos musicais diferentes.

Dica 3 – quarteto musical com instrumentos da mesma família. Neste caso podemos montar um quarteto musical utilizando quatro violões.

Quando os instrumentos musicais são da mesma família, podemos montar o quarteto musical como foi dito antes, com quatro violões, quatro contrabaixos, quatro flautas, quatro violinos, e muitas outras formações.

Resumindo: existem várias maneiras para montar um quarteto musical. Podemos montar com instrumentos da mesma família ou com instrumentos musicais de famílias diferentes.

MÚSICAS PARA ESTUDAR ATRAVÉS DO QUARTETO MUSICAL.

Como estamos falando de estudantes iniciantes em instrumentos diferentes, então é de suma importância que estas pessoas comecem trabalhar músicas mais conhecidas e também mais tranquilas de tocar no instrumento musical que estiver estudando.

Exemplos.

As músicas folclóricas são canções interessantes para começar a montar um quarteto musical,devido as mesmas serem músicas conhecidas e também mais tranquilas para cantar e tocar nos instrumentos musicais que estão sendo estudados por alunos iniciantes.

Em relação as músicas folclóricas, foi apenas uma dica, e os alunos poderão trabalhar qualquer outro tipo de música sem nenhum problema, mas no início é interessante procurar músicas mais fáceis e aos poucos ir aumentando o grau de dificuldades para a evolução musical dos mesmos.

Resumo: se a pessoa está começando agora os seus estudos musicais através de um instrumento solo, é de suma importância que também procure um grupo musical para participar, e isso é de fundamental importância para o crescimento musical e instrumental do estudante iniciante em música.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição