Quanto tempo devo estudar música por dia

O tempo que você deve dedicar ao estudo da música por dia depende do seu nível de habilidade atual, dos seus objetivos e das suas responsabilidades diárias. Em geral, é recomendável que você estude música todos os dias, mas a quantidade de tempo que você dedica depende de sua programação e disponibilidade.

Se você é um iniciante, pode ser suficiente estudar de 30 minutos a uma hora por dia para desenvolver habilidades básicas, como tocar notas e ler partituras. No entanto, se você está buscando se tornar um músico profissional, é provável que precise dedicar várias horas por dia para praticar e desenvolver suas habilidades.

É importante lembrar que a qualidade do estudo é tão importante quanto a quantidade de tempo que você dedica a ele. Certifique-se de que está se concentrando em suas áreas de fraqueza, praticando de forma consistente e seguindo um plano de estudos estruturado. Com uma prática consistente e eficaz, você pode alcançar seus objetivos musicais com o tempo.

É DIFÍCIL PARA UM INICIANTE DO ZERO APRENDER MÚSICA?

Aprender música do zero pode parecer desafiador no começo, mas não é necessariamente difícil para um iniciante que está disposto a dedicar tempo e esforço para o aprendizado.

A música é uma habilidade que requer prática regular e dedicação para desenvolver. Assim como qualquer outra habilidade, quanto mais tempo você dedicar a ela, melhor se tornará. Existem muitos recursos disponíveis para quem quer aprender música, como aulas presenciais ou online, tutoriais em vídeo, livros, entre outros.

Aprender música também requer paciência, uma mente aberta e a disposição para cometer erros e aprender com eles. É importante ter em mente que o aprendizado é um processo gradual e que os resultados não aparecem da noite para o dia.

Por fim, é importante lembrar que a música é uma forma de expressão artística, e que cada pessoa tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizado. É perfeitamente normal ter dificuldades no começo, mas com perseverança e prática, qualquer um pode aprender a tocar um instrumento ou cantar.

É PRECISO TER UM INSTRUMENTO MUSICAL NOVO PARA COMEÇAR A APRENDER MÚSICA?

Não é preciso ter um instrumento musical novo para aprender música. Embora seja útil ter um instrumento em bom estado e que funcione corretamente, é possível aprender música em um instrumento usado ou mesmo emprestado.

O mais importante é ter acesso a um instrumento que possa ser tocado regularmente para praticar e desenvolver habilidades musicais. Se você não tem acesso a um instrumento, muitas escolas e organizações oferecem programas de empréstimo de instrumentos para estudantes que desejam aprender música.

Além disso, há também a opção de aprender música sem um instrumento, através do canto ou da percussão corporal, por exemplo. O importante é começar e buscar maneiras de praticar e aprimorar suas habilidades musicais.

É POSSÍVEL APRENDER MÚSICA SOZINHO PELA INTERNET?

Antigamente muitas pessoas aprenderam a tocar um instrumento musical sozinho devido não ter acesso a materiais didáticos e também a internet como temos hoje em dia.

As pessoas aprendiam a tocar um instrumento musical na base da tentativa e do erro, e por um lado isso atrapalhava um pouco, mas para o outro lado forçava a pessoa a trabalhar a sua percepção musical.

Escolha o seu instrumento musical e comece a estudar online hoje mesmo. Procure sempre estar motivado (a) a praticar os exercícios, desta maneira o sucesso no aprendizado será inevitável.

Com a tecnologia disponível hoje em dia, as pessoas conseguem aprender música no conforto de suas casas com uma certa facilidade, basta que estude pelo menos alguns minutos diariamente e logo irá perceber os ótimos resultados.

Dica: aqui neste blog em categorias, temos listados vários estudos e exercícios e também arranjos musicais para iniciantes do zero, intermediários e avançados.

Professor, José Conceição