Quantidade ou qualidade nos estudos musicais

Na dica de hoje iremos falar sobre, quantidade ou qualidade nos estudos musicais, para os iniciantes em qualquer instrumento musical.

Será que para o iniciante, quanto mais exercícios e estudos para praticar no dia a dia, irá facilitar o seu aprendizado?

Será mesmo, que é preciso estudar várias horas todos os dias para ser um bom instrumentista?

Afinal de contas, qual é a melhor maneira para o iniciante conseguir se desenvolver, tecnicamente e musicalmente em seu instrumento musical?

Vamos responder cada uma dessas perguntas acima, no texto a seguir.

Também iremos gravar um podcast, e colocar abaixo da imagem neste post, para você ouvir as explicações a esse respeito.

Clique no Play para ouvir a gravação.

Quantidade de estudos exercícios para praticar no dia a dia.

Muitos iniciantes, em qualquer instrumento musical, acham que, a quantidade de exercícios e estudos, vai resolver o problema de técnica, e fazer com que a pessoa se desenvolva com mais rapidez o seu aprendizado musical.

Acontece que: precisamos entender vários fatores, a esse respeito da quantidade de estudos para praticar no dia a dia.

Primeiro: o estudante iniciante, tem muitas horas livres durante o dia para praticar os exercícios e os estudos?

Segundo: os vários exercícios que o iniciante está praticando são mesmo o que ele precisa neste exato momento dos seus estudos?

Resumo: mesmo o iniciante tendo várias horas para a prática diária do seu instrumento musical, com a nossa experiência de muitos anos na didática do violão e também na música de maneira geral, não aconselhamos que a pessoa fique focada muitas horas praticando exercícios e estudos, mesmo porque, em muitos casos não irá resolver nenhum problema de técnica, e sim podendo até agravar caso exista.

Esclarecimento: eu disse anteriormente até agravar, porque,muita das vezes a pessoa está praticando exercícios de maneira errada, e isso irá criar vícios difíceis de ser corrigido posteriormente.

É preciso estudar várias horas todos os dias?

Existe duas situações em um aprendizado musical: aquela pessoa que apenas fica praticando os exercícios sem fazer uma análise, e também pessoas que, estudam analisando tudo o que estão fazendo em termos de exercícios.

Se você prática apenas os exercícios aleatoriamente como por exemplo: uma escala, para cima e para baixo o tempo todo sem um objetivo com a mesma, neste caso, estudando muitas horas ou poucas horas durante o dia, não irá resolver o problema de técnica, e também musical.

Mas se você, é uma daquelas pessoas, que analisa tim-tim por tim-tim, tudo o que você está fazendo em música, então desta maneira, praticando apenas alguns minutos diariamente, irá ter ótimos resultados no prazo curto de tempo.

Quando a gente entende que: praticar é uma coisa, e estudar é outra coisa, tudo se resolve da melhor maneira, no aprendizado musical.

Agora vamos falar sobre qual a melhor maneira para os estudantes se desenvolver, técnicamente musicalmente.

Para você que está iniciando em qualquer instrumento musical, a melhor maneira para se desenvolver tecnicamente e musicalmente com mais rapidez, é dominar exercício por exercício, sem ficar acumulando vários ao mesmo tempo, desta maneira, o iniciante irá ter ótimos resultados e conseguir tocar o seu instrumento preferido de forma correta, e montar o seu repertório musical da melhor maneira.

Ao começar a montar o seu repertório musical, primeiro escolha uma música que esteja compatível com a sua técnica, e domine a mesma para somente depois incluir outra peça no seu repertório.

Você que está iniciando, também pode observar que, em muitos casos, o que você estará precisando a respeito do desenvolvimento da sua técnica, estará dentro da própria música, que irá compor o seu repertório musical.

Dica para aprender um instrumento através da improvisação musical.

Como sempre digo aqui em nossas dicas nesse blog, todo iniciante deveria começar praticar improvisação logo na primeira aula, porque esta linguagem é uma das melhores coisas que tem para a pessoa desenvolver a sua técnica e também a sua musicalidade.

Um pequeno exemplo: se você aprende uma escala, e ao invés de ficar subindo e descendo o tempo todo com a mesma, e usar esta escala que você aprendeu para praticar improvisação, misturando as notas e criando melodias, o seu estudo ficará muito mais agradável, e também o seu desenvolvimento técnico instrumental e musical irá se desenvolver muito mais rápido.

Dica: reserve parte do seu tempo de estudo diário, para praticar improvisação musical, e logo irá perceber os ótimos resultados.

Espero ter ajudado com a dica de hoje.

Professor, José Conceição

Curso teclado iniciantes aqui

Curso violão iniciantes aqui