Qual a origem do alaúde

Qual a origem do alaúde onde surgiu

O alaúde é um instrumento de cordas friccionadas que se originou no Oriente Médio e pode ser rastreado até a antiga Babilônia, cerca de 4.000 anos atrás. Acredita-se que o instrumento tenha evoluído a partir de um instrumento de cordas chamado “barbat” ou “oud”, que foi introduzido no Egito pelos persas no século VII d.C.

O alaúde se tornou popular em todo o mundo islâmico e era um instrumento popular entre os poetas e músicos da corte. Durante a Idade Média, o alaúde se espalhou pela Europa e se tornou um instrumento popular na corte renascentista, onde foi usado para acompanhar canções e danças.

Com o tempo, o alaúde evoluiu para diferentes formas e tamanhos em todo o mundo, incluindo o alaúde árabe, turco, persa, indiano e europeu. Cada uma dessas variantes tem suas próprias características únicas, como o número de cordas, o tamanho do corpo, o material utilizado para a construção e o estilo de tocar.

ONDE O ALAÚDE É UTILIZADO ATÉ OS DIAS DE HOJE?

O alaúde é um instrumento de cordas dedilhadas que surgiu no Oriente Médio e se espalhou por toda a Europa no período medieval. Embora tenha perdido popularidade após o surgimento de outros instrumentos como o violão, ainda é utilizado até os dias de hoje em algumas formas de música tradicional e em apresentações de música antiga.

Na música clássica, o alaúde ainda é usado para interpretar peças de compositores como John Dowland, J.S. Bach, e Vivaldi. Na música tradicional, o alaúde é comumente utilizado em países como o Irã, Turquia e Marrocos, e é um instrumento importante na música folclórica da região. Além disso, alguns músicos contemporâneos também incorporam o alaúde em suas composições, dando ao instrumento um novo fôlego.

QUEM FORAM E QUEM SÃO OS ALAUDISTAS MAIS CONHECIDOS NA ATUALIDADE?

Os alaudistas são músicos que tocam alaúde, um instrumento de cordas popular na música clássica ocidental. Alguns dos alaudistas mais conhecidos na história incluem:

Francesco Canova da Milano (1497-1543): um alaudista e compositor italiano do Renascimento.

John Dowland (1563-1626): um alaudista e compositor inglês conhecido por suas músicas melancólicas e introspectivas.

Johann Sebastian Bach (1685-1750): um compositor alemão que também tocou alaúde e escreveu peças para o instrumento.

Na atualidade, alguns dos alaudistas mais conhecidos incluem:

Hopkinson Smith: um alaudista americano que se especializou na música renascentista e barroca.

Edin Karamazov: um alaudista bósnio que colaborou com o cantor Sting em seu álbum “Songs from the Labyrinth”, que apresenta músicas de John Dowland.

Rolf Lislevand: um alaudista norueguês que também toca guitarra barroca e é conhecido por suas interpretações de música antiga.

É importante notar que a lista de alaudistas mais conhecidos está em constante mudança, já que novos músicos continuam a explorar e inovar no uso deste instrumento histórico.

QUAIS SÃO AS COMPOSIÇÕES MAIS FAMOSAS PARA ALAÚDE?

O alaúde é um instrumento musical de cordas com uma longa história, tendo sido muito popular durante o Renascimento e o Barroco. Algumas das composições mais famosas para alaúde incluem:

Greensleeves” – Esta é uma música folclórica inglesa que foi arranjada para alaúde por muitos músicos ao longo dos séculos.

Canarios” – Esta é uma peça espanhola do século XVI que foi escrita originalmente para alaúde. É um exemplo típico da música renascentista espanhola.

Fantasia para alaúde” de John Dowland – Dowland foi um dos compositores mais famosos para alaúde no século XVI. A sua “Fantasia para alaúde” é uma peça bem conhecida entre os músicos de alaúde.

Suite em Mi menor” de Sylvius Leopold Weiss – Weiss foi um dos mais famosos virtuosos do alaúde no século XVIII. A sua “Suite em Mi menor” é uma das peças mais populares para o instrumento.

Prelude em Dó menor” de Johann Sebastian Bach – Embora tenha sido escrita originalmente para o cravo, esta peça é frequentemente tocada no alaúde devido à sua adaptação bem sucedida ao instrumento.

Concerto em Ré Maior” de Antonio Vivaldi – Embora tenha sido originalmente escrita para alaúde e orquestra, esta peça é frequentemente tocada em arranjos para alaúde solo.

Estas são apenas algumas das composições mais famosas para alaúde, e há muitas outras peças maravilhosas que foram escritas para este instrumento ao longo dos séculos.

DICA IMPORTANTE PARA ESTUDANTES EM INSTRUMENTOS DE CORDAS DEDILHADAS.

Neste texto falamos apenas um pouco a respeito desse instrumento antigo maravilhoso que é o alaúde.

Quanto mais conhecemos a história dos instrumentos musicais, melhor conseguiremos interpretar  obras musicais, seja ela do passado ou do presente.

Se você está iniciando agora nos estudos do violão, da guitarra ou qualquer outro instrumento de cordas dedilhadas, procure conhecer um pouco mais a respeito desse instrumento tão importante que foi o alaúde.

Informação: todo o conteúdo deste artigo é apenas para fins didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição