Qual a melhor corda para estudar violão iniciantes

Na dica de hoje iremos falar de qual a melhor corda para estudar violão iniciantes, onde as pessoas irão tirar as suas próprias conclusões e decidir qual corda irá utilizar em seu instrumento musical.

Esta é uma dúvida que os iniciantes têm em relação a utilização das cordas no violão para praticar os estudos, e exercícios.

Informação: como nessa dica de hoje falaremos apenas a respeito de cordas e também de violão, incentivamos o visitante a acessar a página de categorias aqui neste blog, onde temos várias dicas de estudos e músicas para estudar no dia a dia.

Existem no mercado várias marcas e modelos de cordas de aço e de nylon, e muitas das vezes o iniciante fica confuso de qual corda utilizar para praticar os exercícios e estudos no violão.

Entre os professores sempre existem as suas preferências em relação às cordas do violão, alguns preferem um tipo de corda, outros preferem outro tipo de corda.

ESCOLA DE MÚSICA PARA VIOLÃO.

É nas escolas físicas de músicas onde tem muitos alunos, que o orientador percebe a preferência do uso das cordas no violão.

No início dos estudos e por falta de conhecimentos básicos, muitos dos estudantes acham que as cordas é que faz o som do instrumento ser mais alto ou não.

Em relação ao instrumento ter o som mais alto ou mais baixo, as cordas fazem pouca diferença, e mesmo porque, o que define o som alto ou baixo em relação ao violão, é a construção do mesmo e a qualidade da madeira utilizada na construção deixe um instrumento musical.

Com certeza que uma corda de boa qualidade ajudará bastante, mas não é o primordial para que o instrumento tenha um som alto ou baixo.

Se a pessoa estiver estudando em uma escola de música e tiver dúvidas, pergunte ao professor qual a corda que deverá ser utilizada nos estudos diários no violão.

VIOLÃO CORDA DE NYLON INICIANTES.

Falaremos agora a respeito da corda de nylon para quem está iniciando os estudos no violão.

Sem dúvidas as cordas de nylon facilitam bastante para quem está começando os estudos no violão, devido à maciez das mesmas.

Cada pessoa tem a sua preferência como falamos anteriormente em relação às cordas do violão, e no decorrer dos estudos o estudante irá decidir qual a melhor corda para aprender a tocar o instrumento.

Existem cordas de nylon com calibre diferente, como por exemplo, tensão leve, tensão média e tensão alta.

É importante testar as três tensões de cordas e escolher aquela que se adapta melhor.

VIOLÃO CORDA DE AÇO INICIANTES.

Em relação ao violão corda de aço para quem está começando os estudos, poderá existir algum desconforto.

O desconforto é porque as cordas de aço são um pouco mais pesadas do que as cordas de nylon, mas isso não significa que uma é melhor do que a outra.

A pessoa precisa iniciar os estudos no violão utilizando cordas de nylon? Não necessariamente, o iniciante poderá iniciar os estudos com o violão corda de aço sem problemas.

Em alguns casos, a pessoa é orientada primeiro a estudar violão com cordas de nylon e depois passar a estudar o violão cordas de aço.

A dica é: caso a pessoa deseja estudar violão com nylon, então estude violão com esta corda, mas caso a pessoa prefira aprender a tocar violão utilizando corda de aço, então aprenda a tocar o violão usando esta corda.

VIOLÃO ACÚSTICO.

Agora vamos falar a respeito do violão acústico para os iniciantes do zero.

O violão totalmente acústico é aquele que não tem em sua construção nenhum aparelho eletrônico, e o som sai totalmente da madeira.

O violão, muitos estudantes e profissionais preferem que seja totalmente acústico, e principalmente os concertistas, que trabalham com a linguagem clássica.

Devido este instrumento não ser muito amigável para afinar, algumas pessoas entendem que iniciar através do violão totalmente acústico facilita um pouco mais.

Mas reforçando o que foi dito anteriormente, a preferência é totalmente pessoal.

VIOLÃO ELÉTRICO PARA INICIANTES.

O violão elétrico, muitos estudantes e profissionais preferem este instrumento musical para tocar as suas músicas e também praticar os estudos no dia a dia.

Este instrumento elétrico diferente do violão acústico, facilita bastante, principalmente quando a pessoa irá tocar em local aberto, devido ter a opção de regular a altura do som.

Violão elétrico tem a vantagem da pessoa poder regular a altura do som, coisa que o violão acústico não tem, mas isso não significa que um é melhor e o outro não.

A verdade é que: estudando o violão elétrico ou violão acústico, o importante é o iniciante aprender a tocar o instrumento da melhor maneira possível.

USAR CORDA DE AÇO OU CORDA DE NYLON PARA OS ESTUDOS DIÁRIOS.

Resumo: o estudante que está iniciando, não deve se preocupar se a corda é de aço ou de nylon para aprender a tocar o instrumento.

Primeiro: caso a pessoa tenha um violão com corda de nylon e deseja começar os seus estudos, então utilize o violão com estas cordas para praticar os exercícios.

Segundo: se a pessoa possui um violão com corda de aço e deseja iniciar os estudos, então não precisa trocar de violão e comece a praticar os estudos.

Terceiro: o sonho de muitas pessoas é aprender a tocar violão, então não importa se o violão é um instrumento novo ou um instrumento antigo, o mais importante é o instrumento estar em bom estado de conservação para os estudos.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Atenciosamente.

Professor, José Conceição