Qual a diferença entre praticar e estudar violão

Na dica de hoje iremos falar a respeito de qual a diferença entre praticar e estudar violão, mas também serve para qualquer outro instrumento musical.

Nesta dica de hoje, vamos abordar um assunto bastante sério para aquelas pessoas que estão iniciando nos estudos musicais, seja em qualquer instrumento.

É muito comum ver pessoas que já tem bastante conhecimento do instrumento, e não consegue tocar nenhuma música, e porque isso acontece?

Para responder a esta pergunta acima, vamos aos detalhes.

Primeiro deixa eu contar uma pequena história de um aluno que chegou para estudar comigo.

Quando este aluno me procurou para ter aulas de violão, ele me disse que já tinha conhecimento do instrumento e já tocava há um bom tempo, então neste momento eu pedi a ele que pegasse o violão e tocasse alguma música para que eu pudesse fazer uma avaliação e montar o nosso plano de trabalho.

Para a minha surpresa, esta pessoa pegou o violão e tocou todas as escalas possíveis, incluindo também a escala cromática que eu tanto falo aqui no blog.

Continuando: também tocou praticamente todas as sequências de acorde, e vários exercícios de dedilhados, ligados, e muito mais… Foi praticamente um show de exercícios, entre escalas, dedilhados ligados, acordes.

Vamos continuar: depois de tudo que esta pessoa me apresentou, eu solicitei a ele que tocasse uma música, e neste momento que apareceu a grande surpresa. O rapaz não conseguia tocar nenhuma música e a que ele tentou me mostrar, conseguiu tocar apenas os primeiros compassos.

Continuando a história: eu perguntei para ele, porque você consegue praticamente ter o total domínio técnico do instrumento mas não consegue tocar nenhuma música por completo? E nesse momento ele me respondeu o seguinte: eu passo horas todos os dias praticando exercícios para desenvolver a minha técnica e ser um bom músico. Esta foi a resposta que esta pessoa me deu.

Bom: precisei contar essa história para falar a respeito entre praticar e estudar violão, ou mesmo qualquer outro instrumento musical.

Quando a pessoa apenas fica praticando os exercícios de técnica.

É muito comum observarmos principalmente os iniciantes, praticando escalas para cima e para baixo o tempo todo, e também outros exercícios.

A pergunta é: é errado ficar praticando exercícios como por exemplo: escalas dedilhados, ligados, acordes e outros? A resposta para esta pergunta é não. Não é errado praticar exercícios mas é preciso saber dosar para a pessoa não viciar em apenas ficar fazendo exercícios e não tocar as suas músicas preferidas.

Como estudar um pouquinho a cada dia e conseguir se desenvolver musicalmente?

Respondendo a esta pergunta: sabemos que toda aquela pessoa que decide estudar um instrumento musical a intenção é tocar as suas músicas preferidas, e para isso um bom planejamento é de suma importância para a prática diária.

Todo iniciante em qualquer instrumento musical, deve logo no início se preocupar em educar o seu ouvido musicalmente através de alguns exercícios específicos.

Eu como professor de violão e também de música, gosto bastante daquela regrinha de Pareto, dos 80/20. Nesta regrinha dos 80/20 a pessoa dedica apenas 20% do seu tempo de estudo diário para os exercícios técnicos e teóricos, e os 80% do tempo disponível para praticar as músicas do repertório musical.

Existem coisas que dão suporte para que nós realizemos os nossos objetivos, mas estas coisas não poderão estar acima dos nossos objetivos, e os nossos objetivos em primeiro lugar.

Agora vamos falar um pouco de harmonia e improvisação, e também dar continuidade a maneira de como o iniciante deve estudar diariamente o seu violão.

Todos que vem acompanhando o nosso blog, sabe que em cada dica que damos, sempre falamos a respeito da importância do iniciante trabalhar a improvisação em seu instrumento musical todos os dias.

Um exemplo: todo estudante de música, deve saber analisar e tocar escalas musicais, mas para isso não é necessário no início aprender todas as escalas, mesmo porque o objetivo é tocar as músicas e para tocar a sua música preferida a pessoa não precisa saber todas as escalas possíveis.

Primeiro exercício de escala: a pessoa aprendeu analisar e tocar a sua primeira escala musical, neste momento o estudante não precisa ficar para cima e para baixo o tempo todo tocando a mesma, e sim, trabalhando a parte de improvisação em cima dessa escala, misturando as notas, desta maneira o iniciante estará estudando a escala, praticando improvisação, e educando o seu ouvido musicalmente, e também adquirindo técnica de uma maneira muito mais agradável do que ficar subindo e descendo o tempo todo com a escala.

Estudar de verdade um instrumento musical, é fazer análise e entender o porque daquele exercício, desta maneira a compreensão será muito maior e também o desenvolvimento musical e instrumental.

Dica: faça bastante improvisações musicais todos os dias, e logo irá perceber a ótima evolução em seus estudos musicais.

Espero ter ajudado com esta dica de hoje.

Professor, José Conceição