Qual a diferença entre a música clássica e a música popular

Na dica de hoje iremos falar a respeito de qual a diferença entre a música clássica e a música popular, de uma maneira onde os iniciantes consigam entender com mais facilidade.

Existem muitas pessoas que ao iniciar os seus estudos musicais, seja em qualquer instrumento musical for, sempre fica a dúvida, se deve estudar primeiro a música clássica, para depois estudar a música popular.

Realmente existe esta ideia de que, se o iniciante estuda primeiro a música clássica, depois a música popular fica bem mais fácil para aprender, mesmo o iniciante desejando aprender apenas a música popular.

Vamos agora então, desmistificar este mito de que, primeiro a pessoa deve estudar uma linguagem para depois estudar a outra linguagem.

Para início de conversa.

Quais são as sete notas musicais que rege qualquer linguagem musical? Com certeza, você que está lendo este texto diz que são, Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si

Se estas são as notas que regem a música em qualquer linguagem de qualquer período, por que a pessoa precisa primeiro aprender uma linguagem musical para depois aprender uma outra linguagem, isso não tem sentido algum.

Muita das vezes, o próprio iniciante por desinformação, pede para ter primeiro aula de música clássica, para depois estudar a música popular, porque alguém disse isso para ele (a).

Muitos casos de desistência da pessoa a continuar estudar música,é justamente por esses motivos. Primeiro faça isso para depois fazer aquilo. O interessante para manter a pessoa motivada a aprender música, é a pessoa estudar exatamente o estilo musical de seu interesse.

Agora vamos dar uma esclarecida a respeito do título deste castigo a respeito música clássica e a música popular.

Vamos dar um pequeno exemplo aqui: chamamos de clássico todo aquilo que permanece e que sempre achamos que tem qualidade.

A música clássica em sua construção, exige uma série de regras, onde o executante e também o compositor precisa seguir, enquanto que na música popular, também existem as regras, mas não são tão rígidas como na linguagem clássica.

Alguns didatas afirmam que: a técnica para tocar música clássica, é muito mais elaborada do que para tocar a música popular, e realmente existe um fundo de verdade nesta afirmação.

É comum ouvirmos pessoas falarem o seguinte: estudem a música clássica porque depois irá ter muito mais facilidade em tocar a música popular, devido a técnica ser mais apurada.

Preciso neste momento fazer um contraponto: também é comum pessoas com formação estritamente clássica não conseguirem tocar música popular e principalmente tirar música de ouvido, devido a sua vida inteira trabalhar apenas lendo partitura, não que aprender ler partitura é uma coisa ruim, mas também esquecer de educar ouvido para conseguir fazer acompanhamentos sem depender da partitura, não é recomendável.

As pessoas que ainda não entendem muito bem a respeito da construção musical, acham que, música clássica é, apenas aquelas do período, renascentista, barroco, clássico, romântico, e também moderno, mas até um certo período.

Na minha opinião particular como didata no ensino do violão a muitos anos, entendo que: não existe essa coisa de música clássica e música popular, e sim, linguagens musicais em diferentes períodos.

Trabalhando harmonia e improvisação musical.

Como sempre aqui em nossas dicas neste blog, falamos sobre harmonia em improvisação, devido a sua grande importância no desenvolvimento técnico e instrumental do iniciante.

Não importa se você está iniciando na música clássica ou na música popular, procure todos os dias trabalhar um pouco de improvisação, porque desta maneira irá te ajudar muito no seu desenvolvimento tanto da música clássica quanto da música popular.

Na verdade, estudar improvisação, deveria ser uma coisa comum entre todos os estudantes em qualquer instrumento musical.

Quero te deixar essa dica: se alguém te proibir de praticar improvisação musical,continue praticando mesmo que for escondido, porque no futuro você irá perceber o quanto foi vantajoso ter também trabalhado esta linguagem musical.

Espero ter ajudado com essas informações de hoje.

Professor, José Conceição