Quais são os acordes mais usados na música sertaneja

Na dica de hoje iremos falar a respeito de quais são os acordes mais usados na música sertaneja.

É importante ler este texto com atenção, para entender o funcionamento dos acordes nas músicas sertanejas.

Geralmente quando estamos fazendo um acompanhamento musical, seja em qualquer linguagem, utilizamos na maioria das vezes acordes da própria escala, seja ela maior ou menor.

Vamos dar um exemplo: escala de dó maior.

C // Dm // Em // F // G7 // Am // Bm7(b5)

Perceba que, esta escala de dó maior é formada por acorde maiores e menores, e cada acorde da mesma corresponde a um grau.

O acode de dó corresponde ao grau 1, o acorde ré menor corresponde ao grau 2, o acorde mi menor corresponde ao grau 3, o acorde de fá maior corresponde ao grau 4, o acorde de sol maior com sétima menor corresponde ao grau 5, o acorde lá menor corresponde ao grau 6, o acorde de si menor com sétima e quinta abaixada corresponde ao grau 7.

Porque é tão importante saber o grau de cada acorde dentro de uma escala?

Respondendo a esta pergunta,saber os graus de uma escala, seja ela maior ou menor, é de suma importância, mesmo porque na construção de uma escala, existem acordes maiores e acordes menores.

Quando pensamos em termos de graus, facilita bastante no momento em que precisamos fazer uma transposição de uma escala para outra, e se pensamos em nome de acordes, fica bem mais difícil, mesmo porque um mesmo acorde pertence a escalas diferentes.

Vamos dar um exemplo para ilustrar a respeito dos graus da escala.

Vamos usar a música Asa Branca de, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, para dar o exemplo.

Para tocarmos a música Asa Branca, usaremos os acordes de: C // F // G7 // C7 // esses acordes estão na escala de dó maior, correspondendo aos graus: 1 – 4 – 5 – e um acorde de preparação, correspondente ao dó com sétima menor, que neste caso não pertence a dor maior e sim, a fá maior.

Veja: tocamos a música Asa Branca utilizando os graus, 1 – 4 – 5 – em do maior. Mas caso desejamos tocar essa música em sol maior, iremos utilizar os mesmos graus, desta maneira ficará muito mais fácil tocar uma música em qualquer tonalidade, pensando apenas nos graus e não em nome de acordes.

Já entendemos como utilizar os graus de uma escala, e agora vamos aos melhores acordes para fazer acompanhamentos em música sertaneja.

Para tocar música sertaneja, geralmente utilizam-se muito o primeiro, quarto e quinto graus da escala maior e menor.

Vamos indicar sete sequências em tonalidades diferentes.

Sequência 1 em dó maior) C // G7 // C // C7 // F // volta ao início.

Sequência 2 em sol maior) G // D7 // G // G7 // C // volta ao início.

Sequência 3 em ré maior) D // A7// D // D7 // G // repita do início.

Sequência 4 em lá maior) A // E7 // A // A7 // D // repetir do início.

Sequência 5 em mi maior) E // B7 // E // E7 // A // repita esta sequência do início.

Sequência 6 em si maior) B // F#7 // B // B7 // E // toque do início.

Sequência 7 em fá maior) F // C7 // F // F7 // Bb // repetir essas coisas do início.

Todas as estas sete sequências harmônicas, correspondem aos mesmos graus das suas respectivas escalas. 1 – 4 – 5

Você que está iniciando agora, faça um teste. Toque alguma música no tom maior usando a sequência de dó maior, e depois toque essa mesma música em todas as outras sequências, e perceba o que irá acontecer.

Resumo: estas sete sequências dadas anteriormente, o estudante iniciante seja em qualquer instrumento musical que estiver estudando, conseguirá fazer o acompanhamento da maioria das músicas sertanejas, e não queremos com isso afirmar que, estas sequências encaixará em praticamente todas as músicas sertanejas, e sim como discemos antes, na maioria.

Vamos dar dicas de improvisação musical.

Para que o iniciante consiga se desenvolver tecnicamente e musicalmente mais rápido, o mesmo deverá inventar alguma melodia, cantar e se acompanhar utilizando dos acordes dados acima.

Muitas pessoas, aprendem a tocar um instrumento musical, mais não gostam de cantar. Neste caso, aconselhamos pedir alguém para cantar alguma música e a pessoa faz apenas o acompanhamento.

Tenha sempre o hábito de fazer improvisação musical todos os dias, isso irá ajudar bastante no desenvolvimento técnico e musical.

Espero ter ajudado com esta dica de hoje.

Professor, José Conceição

Se você gosta do nosso conteúdo aqui no blog, compartilhe com o seus amigos, e também nas redes sociais.