Quais os melhores ritmos para tocar no violão

Na aula de hoje, iremos aprender quais os melhores ritmos para tocar no violão de uma maneira prática.

Muitos iniciantes, tem facilidade para aprender os acordes, mas na hora de tocar o ritmo com a mão direita, alguns sentem muita dificuldades.

Nesta aula de hoje iremos aprender quatro ritmos diferentes, e de maneira que o iniciante consiga tocar com facilidade.

O primeiro ritmo é o de marcha.

Vamos usar a contagem numérica, para entender como tocar o ritmo corretamente.

Observe nesta imagem abaixo que, iremos contar 1 – 2 – 3 – 4 – neste ritmo de marcha, contaremos o número 1 e tocamos o baixo do acorde com o Polegar da mão direita. O número 2 apenas fazemos a contagem mas não tocamos nada. O número 3 contamos e tocamos as três primeiras cordas do violão. O número 4 apenas fazemos a contagem mas não tocamos nada.

É bastante simples para entender, basta contar 1, 2, 3, 4, e tocar onde estão marcado os dedos mão direita, mas precisamos fazer a contagem uniformemente para que o ritmo aconteça corretamente.

Agora pegue o seu violão e faça o exercício relacionado a esta imagem abaixo.

Agora vamos aprender o ritmo de valsa.

No ritmo de valsa escrito na imagem abaixo a contagem será 1 – 2 – 3 – contamos 1 e tocamos com o Polegar da mão direita o baixo do acorde, contamos 2 e tocando com indicador, médio, e anelar mão direita as três primeiras cordas, contamos 3 e repetimos o indicador, médio, e anelar da mão direita.

Este ritmo também é muito simples de entender, basta que tocamos 1- 2 – 3 uniformemente.

Vamos aprender agora o ritmo de samba canção.

Neste ritmo descrito na imagem abaixo também é muito fácil para entender.

Iremos fazer a contagem 1 – 2 – 3 – 4 – e tocar com polegar mão direita o baixo do acorde contando o número 1, tocar as três primeiras, contando o número 2, o número 3 contamos e não tocamos nada, e contamos o número 4 e tocamos as três primeiras cordas do violão.

Este também é bastante simples, iremos tocar apenas onde tiver dedo da mão direita marcado com os números, mas teremos que fazer a contagem uniformemente 1 – 2 – 3 – 4.

Aprenderemos agora o ritmo de Bossa Nova.

Perceba que no ritmo de Bossa Nova, quando contamos o número 1 tocaremos o baixo do acorde e as três primeiras cordas ao mesmo tempo. Em seguida, contaremos o número 2 e não tocaremos nada, depois iremos contar o número 3 e tocar as três primeiras cordas do violão,agora contamos o número 4 e não tocamos.

Seguindo esse mesmo ritmo de Bossa Nova, contaremos o número 1 e tocamos apenas o Polegar da mão direita. Contaremos o número 2 e tocamos as três primeiras cordas do violão. O número 3 e o número 4, faremos apenas a contagem.

Observe na imagem abaixo que, temos dois grupinhos de 1 – 2 – 3 – 4 – sendo que o primeiro grupo, tocamos número 1 e o número 3, o segundo grupo, tocamos no número 1 e número 2.

Apenas reforçando o que dissemos antes, é que deveremos contar uniformemente, e tocar apenas onde os dedos estiverem marcado com os números.

Para treinar todos esses ritmos dados acima, vamos usar apenas dois acordes, no tom maior e no tom menor.

Sequência um tom de dó maior.

C // G7 // treine todos os ritmos com este dois acordes e tente trocar de acorde sem fazer a famosa paradinha.

Sequência de lá menor.

Am // E7 // treine esta sequência, e procure não fazer a famosa paradinha ao trocar de acorde.

Dica: Pegue uma mesma música, e aplique todos os ritmos dados acima, porque esta é uma maneira muito interessante para o desenvolvimento técnico, e também ajuda na coordenação motora, devido a música pertencer a um ritmo, e aplicaremos ritmos diferentes em uma mesma Melodia.

Espero ter ajudado com esta aula de hoje.

Professor, José Conceição