Porque estudo os exercícios e não consigo tocar as músicas

Na dica de hoje, iremos falar porque estudo os exercícios e não consigo tocar as músicas, para quem está iniciando do zero no violão.

A verdade é que, este problema existe, e muitas das vezes a pessoa pratica vários exercícios e estudos, mas no momento de tocar uma música não consegue.

No podcast a seguir, vou falar a respeito desta situação onde as pessoas aprendem vários exercícios e estudos, mas no momento de fazer um acompanhamento musical, sempre terão dificuldades.

Aperte o Play a seguir para ouvir as informações a este respeito.

Como ouvimos na gravação do podcast, muitos estudantes priorizam mais os estudos mecânicos como por exemplo: ficar todo o seu tempo estudando escalas, acordes, dedilhados, mas não aplicam em suas músicas.

É muito comum encontrarmos estudantes do violão ou em qualquer outro instrumento musical, onde os mesmos sabem tocar todas as escalas e exercícios, mas não conseguem tirar uma música de ouvido e fazer os acompanhamentos musicais.

DICA PARA APRENDER OS EXERCÍCIOS NO VIOLÃO E TAMBÉM FAZER OS ACOMPANHAMENTOS MUSICAIS  E TIRAR MÚSICAS DE OUVIDO.

Dica número 1: não gastar todo o tempo livre estudando apenas exercícios.

Dica número 2: qualquer exercício que praticar no violão, deverá ter um objetivo específico, como por exemplo: aplicar em uma determinada música.

Dica número 3: mesmo estudando os exercícios, a pessoa deverá observar o som de cada nota do mesmo, para educar o ouvido melodicamente e harmonicamente.

Dica número 4: estude no máximo 10% do seu tempo os exercícios, e o restante aplique nos estudos do seu repertório musical.

Dica número 5: sempre toque e cante o nome de cada nota que tocar no violão, e também pratique improvisação musical desde o início dos estudos, isso irá facilitar para fazer os acompanhamentos musicais e tirar música de ouvido.

Com estas dicas, o iniciante irá conseguir praticar os seus exercícios musicais no violão e também, conseguirá tocar as suas músicas preferidas estudando pelo menos alguns minutos diariamente.

Observação: aqui na lateral deste blog em categorias, temos várias aulas listadas para a pessoa escolher quall o melhor exercício e estudar no seu dia a dia.

Se você gostou deste conteúdo,compartilhe com seus amigos (as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição