Porque é preciso aprender todos os intervalos musicais

Na dica de hoje iremos entender o porque é preciso aprender todos os intervalos musicais para fazer acompanhamento e também improvisação.

Tudo que é feito em música são através dos intervalos musicais, e por isso a importância de aprender e educar o ouvido com cada um deles.

Muita das vezes o aluno iniciante aprende a tocar uma escala e fica o tempo todo subindo e descendo a mesma como exercício, mas esquece que esta escala também é construída através dos intervalos de segunda maior e segunda menor.

Para ter um maior aproveitamento nos estudos de uma escala, é interessante que o iniciante estude a mesma misturando as notas e desta maneira estará trabalhando também os intervalos.

Existem vários tipos de intervalos.

Intervalos de segunda maior e segunda menor, intervalos de terça maior e terça menor, intervalo de quarta justa, intervalo de quarta diminuta, intervalo de quinta justa, intervalo de quinta diminuta, intervalo de sexta maior e sexta menor, intervalo de sétima maior e sétima menor, intervalo de oitava justa, entre outros.

Montagem de acorde.

Todo acorde, sendo ele maior ou menor utilizam-se dos intervalos para montar os mesmos.

Construindo melodias.

Toda melodia também é construída através dos intervalos, seja dentro de uma escala maior ou de uma escala menor ou mesmo dentro de uma escada diminuta.

Qual a importância de estudar intervalos musicais para o desenvolvimento técnico e musical do iniciante?

Respondendo a esta pergunta cima: até aqui já entendemos que utilizamos dos intervalos para tudo em música, então a importância de entender e praticar intervalos o tempo todo. É de suma importância para educação do ouvido musicalmente e também do conhecimento, para que o iniciante consiga construir a sua música com mais facilidade sem precisar ficar decorando coisas prontas, porque com o conhecimento a pessoa consegue desenvolver o seu raciocínio musical e desenvolver a sua musicalidade com mais facilidade.

Quando estiver praticando um acorde ou uma escala, procure entender quais os intervalos que compõe a construção dos mesmos.

Procure estudar no seu dia a dia o seu instrumento musical utilizando dos intervalos, desta maneira a prática diária ficará mais interessante.

Como fazer improvisação musical utilizando apenas os intervalos de um acorde.

Sabemos que para montar um acorde precisamos de intervalos de terça maior terça menor para o acorde maiores, e para o acorde menor, utilizando ao contrário, terça menor e depois uma terça maior.

Estes acordes citados acima são acordes consonantes e os acordes dissonantes são aqueles acordes onde acrescentamos outras notas não pertencentes as terças maiores e as terças menores para formar os mesmos, como por exemplo uma acorde de sétima, acrescentaremos a sétima nota da escala ao acorde seja ele maior ou menor.

As melhores notas para fazer improvisação musical som as notas dos acordes devido os seus intervalos.

Faça um teste. Toque um acorde qualquer, e em seguida toque as notas deste mesmo acorde isoladamente e perceba o resultado.

Dica: grave uma sequência de acorde em seu celular ou qualquer outro aparelho de gravação, coloque para tocar e vá tocando as notas de cada um dos acordes gravados isoladamente, desta maneira o iniciante estará educando o seu ouvido musicalmente e também praticando improvisação que é muito importante para o seu crescimento musical.

Outra dica importante: se você está iniciando conhece alguém que toque qualquer outro instrumento de harmonia, peça a essa pessoa para tocar sequências de acorde e pegue o seu instrumento e comece a tocar as notas isoladamente de cada acorde que a pessoa estiver tocando, desta maneira os dois estarão se beneficiando e também trabalhando improvisação musical.

Quando duas pessoas estão praticando improvisação, é comum o revezamento, em algum momento, uma pessoa faz acompanhamento e outra pessoa faz o solo, em outro momento ao contrário, quem está fazendo solo faz o acompanhamento e quem está fazendo acompanhamento fará o solo.

Como sempre afirmamos aqui em nossas dicas neste blog, todo iniciante seja ele no violão ou qualquer outro instrumento musical, deveria começar a praticar improvisação logo na sua primeira aula, desta maneira os estudos ficaram muito mais agradáveis e o desenvolvimento técnico e musical se desenvolverá com mais facilidade e rapidez.

Informação: navegue também na lateral deste blog, onde tem as categorias com todas as dicas de técnicas para o iniciante se desenvolver tecnicamente e musicalmente, e também montar o seu repertório musical.

Espero ter ajudado com esta dica de hoje. Professor, José Conceição