Peguei um Ita no Norte

Hoje iremos dar dicas de como tocar a música, peguei um Ita no norte, do compositor Dorival Caymmi.

Vamos entender quais são os acordes e a tonalidade que iremos utilizar para tocar esta música do começo ao fim.

Objetivo com o estudo didático desta música, será fazer com que o iniciante consiga desenvolver as suas próprias harmonizações e acompanhamentos musicais no violão.

Antes de ver o vídeo que gravei com as dicas para tocar a música peguei um Ita no Norte, vamos ouvir este podcast a seguir.

Como ouvimos na gravação do podcast,é de suma importância que, o iniciante no violão ou em qualquer outro instrumento musical desenvolva a sua habilidade para fazer os seus próprios acompanhamentos musicais com independência.

Sabemos que para fazer um bom arranjo musical e encontrar os acordes corretos para fazer os acompanhamentos, é de suma importância que, a pessoa eduque o seu ouvido harmonicamente.

Para esta dica no vídeo a seguir, iremos utilizar a tonalidade de dó maior, e também utilizando acordes dissonantes e consonantes para que o iniciante consiga diferenciar o som de um acorde dissonante de um acorde consonante.

Vamos agora ver o vídeo a seguir com as informações de como trabalhar esta música no violão.

Como vimos na gravação do vídeo, não somente utilizamos acordes consonantes e dissonantes, mas também ritmos diferentes para a mesma composição.

Trabalhar ritmos diferentes para uma mesma canção, é de fundamental importância para a percepção rítmica de quem está iniciando os seus estudos musicais neste instrumento musical.

Observação: estamos utilizando esta música, estritamente para fins didáticos.

SEQUÊNCIA HARMÔNICA UTILIZADA PARA TOCAR A MÚSICA PEGUEI UM ITA NO NORTE DE DORIVAL CAYMMI.

Para tocar esta música, podemos utilizar os acordes da escala de dó maior correspondente aos graus, 1 = C // 2 = Dm // 5 = G7 ]

Sequência harmônica 1 utilizando os acordes consonantes.

C // Dm // G7 :] com esta sequência harmônica conseguiremos tocar a música do começo ao fim.

Sequência harmônica, usando os mesmos acordes, mas na função dissonante.

C7M // Dm7(9) // G7(6) ]

Esta é outra sequência harmônica que o estudante conseguirá tocar a música do começo ao fim, mas com uma diferença, que neste caso os acordes desta sequências são dissonantes, e não consonantes. 

Dica: o estudante iniciante, deverá sempre tocar o acorde e cantar o nome do mesmo para educar o ouvido harmonicamente, porque neste caso irá facilitar nas harmonizações e nos acompanhamentos musicais em outras composições.

SE VOCÊ AINDA NÃO SAIBA COMO TOCAR VIOLÃO ATRAVÉS DOS NÚMEROS ACESSE AQUI.

Se você gostou dessa dica, compartilhe com os seus amigos(as),e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição