Os primeiros exercícios no violão – Aprendendo violão do zero – Violão iniciantes

Na dica de hoje, iremos aprender os primeiros exercícios no violão, e também dicas para quem está aprendendo do completo zero a tocar este maravilhoso instrumento musical.

Geralmente a pessoa que está iniciando os seus estudos no violão, ou qualquer outro instrumento musical, não quer esperar muito para tocar a sua primeira música, e hoje vamos dar dica de como fazer isso.

Sabemos que, quando o iniciante aprende a sua primeira música, o mesmo se sente incentivado(a), a estudar, e praticar o seu instrumento musical cada vez mais.

Um dos fatores preponderantes para que a pessoa desista dos seus estudos musicais, seja no violão ou qualquer outro instrumento musical, é a demora para tocar a sua primeira música.

É muito comum encontrar pessoas que já estuda violão há um bom tempo, mas só sabem tocar exercícios, e não tem um mínimo de repertório musical para praticar todos os dias.

É de suma importância para que, o iniciante se sinta motivado a praticar os seus estudos violonísticos todos os dias, quando o mesmo aprende a tocar a sua primeira música.

Gravei um vídeo, dando dicas de como a pessoa já consegue tocar a sua primeira música nas suas primeiras aulas de violão.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas.

Como dissemos no vídeo, existem várias músicas fáceis para que o iniciante consiga logo no início tocar a sua primeira música, e com isso sentir-se motivado(a), para continuar a praticar não somente os exercícios de técnica,mas também começar a montar o seu primeiro repertório musical.

Vamos dar dicas de algumas músicas bem fáceis, para o iniciante começar a montar o seu repertório musical no violão.

Primeira música.

  • Ciranda – Cirandinha 

Para essa música, o iniciante poderá usar apenas dois acordes, o dó maior e o Sol com sétima menor. C // G7

Segunda música para tocar no violão.

  • Nesta rua

Para esta música iremos utilizar apenas 4 acordes sem pestana, para facilitar a execução da mesma. Am // E7 // A7 // Dm //

  • Peixe vivo

Para tocar esta música utilizaremos apenas ou acorde de dó maior e o acorde de Sol com sétima menor. C // G7 //

  • O Cravo e a Rosa

Utilizaremos quatro acordes para tocar esta música, mas iremos evitar a pestana. C // G7 // C7 // F //

  • Samba Le – lê

Para tocarmos esta música, iremos utilizar também apenas o acorde de dó maior e Sol com sétima menor. C // G7 //

  • Cai – Cai – Balão

Para tocar também a música cai – cai – balão, iremos utilizar apenas dois acordes, que são o dó maior e o sol com sétima menor. C // G7

  • Pra não dizer que não falei das flores, do compositor Geraldo Vandré

Para tocar essa música do compositor Geraldo Vandré, iremos utilizar apenas dois acordes, o lá menor e o sol maior. Am // G //

  • Asa Branca, do compositor Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

Para tocarmos a música, Asa Branca, iremos utilizar apenas quatro acordes, mas evitando a pestana. C // F // G7 // C7 //

Observação importante: essas músicas citadas acima, estão sendo usadas para fins didáticos neste blog.

COMO EDUCAR O OUVIDO MUSICALMENTE SENDO UM COMPLETO INICIANTE NO VIOLÃO.

Para que o iniciante consiga um bom desenvolvimento musical, o mesmo deverá logo nas primeiras aulas, trabalhar a parte de percepção musical, desta maneira em pouco tempo estará apto a fazer os seus acompanhamentos musicais com facilidades.

Uma das coisas que atrapalham muito no desenvolvimento musical do iniciante, é o mesmo focar muito nos estudos da técnica, e esquecendo de trabalhar a parte de percepção musical, para educar o seu ouvido musicalmente.

A partir do momento em que, o iniciante consiga educar o seu ouvido musicalmente através dos estudos da percepção musical, o mesmo irá conseguir fazer harmonizações e acompanhamentos musicais sem muitas dificuldades.

Não adianta muito, sabermos todos os acordes possíveis, e todas as escalas, se ouvido não estiver educado musicalmente para que, possamos construir os nossos arranjos, e fazer os acompanhamentos musicais.

Não estou falando que, tocar apenas lendo as cifras esteja errado, mas com certeza muitos violonistas iniciantes gostariam de fazer os seus acompanhamentos musicais sem precisar ficar lendo cifras musicais o tempo todo.

Dica: desenvolva a sua técnica instrumental, mas jamais esqueça de trabalhar a parte de percepção musical para educar o seu ouvido musicalmente.

Espero ter ajudado com a dica de hoje. 

Professor, José Conceição

Se você gostou das dicas de hoje, compartilhe com os seus amigos(as), e também nas redes sociais.