O sucesso de um músico está na escolha de seu repertório seja iniciante intermediário ou profissional

Na dica de hoje iremos falar a respeito do sucesso de um músico na escolha do seu repertório, seja ele iniciante intermediário ou profissional.

Muitos estudantes de música, tem uma certa dificuldade em escolher um bom repertório musical que realmente irá contribuir no seu sucesso profissional.

Vamos agora falar de três níveis de repertório.

Repertório para iniciante, Repertório para intermediário, Repertório para avançado.

A escolha de um bom repertório não ajuda somente para que a pessoa tenha sucesso tocando em público, mas também nos estudos do dia a dia.

Repertório para iniciante: lógico que para uma pessoa que está iniciando nos estudos musicais, o seu repertório terá que ser bem mais facilitado, mesmo porque neste estágio a pessoa estará desenvolvendo também as suas habilidades técnicas.

Nesse estágio inicial, o estudante deverá procurar montar o seu repertório musical com músicas bem simples, como por exemplo, as músicas folclóricas, que são bastante conhecidas e de fácil execução, mas também poderá inserir outros estilos musicais que esteja em seu nível técnico.

Repertório para intermediário: nesse estágio de estudo, a pessoa já poderá inserir em seu repertório músicas com um pouco mais de dificuldade técnicas, mas mantendo algumas peças do Repertório inicial.

Se o estudante está na área da música popular, estudar músicas como, Bossa nova, rock, jazz, blues, e também alguns chorinhos, é de fundamental importância.

Repertório para avançados: nesse estágio onde o estudante já está praticamente com a sua técnica consolidada, é o momento de escolher músicas de alto nível técnico para inserir em seu repertório musical.

Independente da linguagem musical que estará desenvolvendo, é de suma importância que nesse estágio avançado, onde a pessoa consegue dominar o instrumento com facilidade, uma boa pedida é inserir músicas de todos os períodos, principalmente começando pelo barroco, clássico, romântico e moderno.

Lógico que estes períodos citados acima, o repertório será com músicas clássicas. Mas caso a pessoa não tem nenhum interesse em música erudita, o seu repertório poderá ser composto, por músicas de jazz, blues, Bossa nova, choro, e outras músicas que exija principalmente do executante bastante ritmo.

Falamos aqui de três níveis de repertório, e quando a pessoa consegue atingir um nível alto de técnica, é de suma importância que, mantenha em seu repertório algumas peças que exijam bastante na execução, desta maneira a pessoa jamais irá perder a sua técnica como acontece com muitas pessoas.

Um grande exemplo foi o violonista espanhol, André Segóvia, onde até o final de sua vida manteve um nível alto de técnica, onde tocava em seu violão obras de grande dificuldades técnica, mas devido em toda a sua carreira como violonista manter grandes obras em seu repertório, desta maneira permaneceu com a sua técnica impecável.

Vamos falar com um pouco de harmonia e improvisação.

Em praticamente todas as nossas dicas aqui no blog falamos a respeito de harmonia e improvisação, mesmo porque quem pratica harmonia e improvisação conseguirá desenvolver a sua habilidade musical com mais facilidade e isso já está mais do que comprovado.

Entendemos que: qualquer estudante de música seja na área clássica ou popular, deveria praticar também improvisação. A improvisação não facilita somente a parte técnica mas também a parte musical do iniciante, onde o mesmo conseguirá educar o seu ouvido musicalmente e também trabalhar interpretações musicais com mais facilidade.

Se você está iniciando agora, pratique também todos os dias pelo menos alguns minutos de improvisação, e logo irá perceber os ótimos resultados.

Espero ter ajudado com a dica de hoje Professor, José Conceição