O instrumento musical berimbau

O berimbau é um instrumento musical brasileiro de percussão, com origem nas culturas africanas trazidas pelos escravos durante o período colonial. É comumente associado à capoeira, uma arte marcial brasileira que mistura dança, música e luta.

O berimbau é feito de vários componentes, incluindo uma vara de madeira chamada verga, uma cabaça (que é uma espécie de fruto seco esvaziado), uma corda de arame e uma baqueta de madeira chamada de vareta.

O som do berimbau é produzido pela fricção da vareta no arame, ao mesmo tempo em que se toca a cabaça com a outra mão. Dependendo da pressão exercida sobre a vareta e do ponto em que ela é tocada no arame, é possível produzir diferentes notas e efeitos sonoros. O som característico do berimbau é grave e vibrante.

Além de ser um instrumento musical, o berimbau é também um elemento importante da cultura e tradição da capoeira. Ele é usado para marcar o ritmo dos movimentos e da música, e é considerado um símbolo da capoeira e da resistência afro-brasileira.

Existem diferentes tipos de berimbau, que variam de acordo com a região e tradição em que são utilizados. O berimbau mais comum é o “berimbau de Angola”, que é usado na capoeira Angola, uma forma mais tradicional da arte marcial. Outro tipo é o “berimbau de São Bento Grande”, usado na capoeira regional, uma forma mais moderna da capoeira.

Em resumo, o berimbau é um instrumento musical brasileiro de percussão, originário das culturas africanas, que é fundamental na capoeira e tem um som característico e vibrante produzido pela fricção da vareta no arame e pela percussão na cabaça.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DE MÚSICA PARA BERIMBAU?

O berimbau é um instrumento musical brasileiro de origem africana e é frequentemente associado à capoeira, uma arte marcial brasileira que incorpora música e movimentos acrobáticos. Alguns dos compositores mais conhecidos de música para berimbau são:

Mestre Bimba – considerado o criador da Capoeira Regional, Mestre Bimba é um dos compositores mais influentes de música para berimbau.

Mestre Pastinha – fundador da Capoeira Angola, Mestre Pastinha é um dos compositores mais respeitados de música para berimbau.

Baden Powell – renomado violonista e compositor brasileiro, Baden Powell compôs diversas músicas para berimbau em colaboração com Vinicius de Moraes.

Naná Vasconcelos – percussionista brasileiro de renome internacional, Naná Vasconcelos incorporou o berimbau em muitas de suas composições.

João Bosco – cantor e compositor brasileiro, João Bosco é conhecido por sua música popular que muitas vezes inclui o berimbau em suas composições.

Paulo César Pinheiro – poeta e compositor brasileiro, Paulo César Pinheiro compôs diversas músicas para berimbau em colaboração com outros artistas brasileiros.

Esses são apenas alguns exemplos de compositores que criaram músicas para berimbau, mas há muitos outros artistas brasileiros que também são conhecidos por suas composições para esse instrumento.

QUAIS SÃO AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS E FAMOSAS DE BERIMBAU?

O berimbau é um instrumento musical bastante utilizado na música afro-brasileira, especialmente na capoeira. Algumas das músicas mais conhecidas e famosas que apresentam o berimbau como instrumento são:

A Voz do Berimbau” – Baden Powell

Berimbau” – Vinicius de Moraes e Baden Powell

Banguela” – Toquinho

Berimbau/Consolação” – Nara Leão

Samba de Berimbau” – Luiz Bonfá

O Berimbau” – Mestre Pastinha

Capoeira Mata Um” – Clara Nunes

Canto de Ossanha” – Baden Powell e Vinicius de Moraes

Canto de Xangô” – Baden Powell e Vinicius de Moraes

Canto de Oxum” – Baden Powell e Vinicius de Moraes

Essas são apenas algumas das muitas músicas populares que apresentam o berimbau como um instrumento importante. O berimbau é um instrumento versátil que pode ser usado em uma ampla variedade de gêneros musicais.

DICA PARA QUEM ESTÁ INICIANDO OS ESTUDOS CONHECER O INSTRUMENTO MUSICAL BERIMBAU.

Conhecer o berimbau e sua linguagem musical é de suma importância para o enriquecimento do vocabulário musical.

Conhecer o instrumento e a sua rítmica, fará com que o estudante consiga melhorar, muito o seu estudo ritmo em seu próprio instrumento musical que estiver estudando.

Dica: escute as músicas e ritmo do berimbau e depois experimentem aplicar em seu instrumento musical que estiver estudando, seja ele melódico ou harmônico.

Conhecer várias linguagens musicais é de suma importância para quem está iniciando os estudos, seja no violão, no cavaquinho, no piano, ou em qualquer outro instrumento melódico ou harmônico que a pessoa estiver estudando.

Informação: todo o conteúdo desse artigo, está sendo utilizado apenas para fins didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição