A linguagem do frevo

O frevo é um estilo musical e dança originário da cidade de Recife, Pernambuco, no nordeste do Brasil. A linguagem do frevo é um aspecto fundamental dessa manifestação cultural e está presente tanto na música quanto na dança.

Na música, o frevo é caracterizado por uma batida acelerada e sincopada, com forte presença de instrumentos de sopro, como trombones, saxofones e clarinetes, além de percussão e instrumentos de cordas. A linguagem musical do frevo é marcada pelo ritmo frenético e complexo, que exige habilidade e técnica dos músicos para executá-lo com precisão. É comum que a música do frevo seja acompanhada por letras que abordam temas relacionados à cultura e ao cotidiano da região.

Já na dança, a linguagem do frevo é marcada pela agilidade e acrobacias dos passistas, que se movimentam rapidamente em meio a um conjunto de passos e coreografias. Os passos do frevo incluem giros, saltos, passos rápidos e deslocamentos laterais, que são executados de forma sincronizada e em ritmo acelerado.

Além disso, a linguagem do frevo também inclui elementos visuais, como as roupas e adereços utilizados pelos passistas. Os trajes típicos do frevo incluem roupas coloridas e enfeitadas, como as camisas com babados, as saias rodadas e os chapéus de palha. Os adereços, por sua vez, são utilizados para dar mais vida e movimento à dança, como os guarda-chuvas coloridos, que são agitados pelos passistas durante a apresentação.

Em resumo, a linguagem do frevo é uma combinação de ritmo, técnica, habilidade, movimento e cor, que resulta em uma manifestação cultural única e vibrante. É uma expressão artística que valoriza a história e a cultura do povo pernambucano, e que se mantém viva e relevante até os dias de hoje.

QUEM SÃO OS COMPOSITORES MAIS CONHECIDOS DO FREVO?

O frevo é um gênero musical típico do estado de Pernambuco, no Brasil, e é bastante popular durante o Carnaval. Alguns dos compositores mais conhecidos do frevo são:

Capiba – Ele é considerado um dos principais compositores de frevo de todos os tempos. Algumas de suas músicas mais famosas são “Vassourinhas”, “Saudades de minha terra” e “Maria Bethânia”.

Nelson Ferreira – Outro grande nome do frevo, Nelson Ferreira é autor de sucessos como “Evocação nº 1” e “Pra Você Gostar de Mim”.

Levino Ferreira – Irmão de Nelson Ferreira, Levino Ferreira também é um dos principais compositores do frevo, tendo criado músicas como “Madeira que cupim não rói” e “Hino do Carnaval de Pernambuco”.

Alceu Valença – Embora seja conhecido por uma variedade de estilos musicais, Alceu Valença é também um grande nome do frevo. Algumas de suas canções mais populares são “Belle de Jour”, “Anunciação” e “Morena Tropicana”.

Edgard Moraes – Compositor de frevo de destaque, Edgard Moraes criou músicas como “Vou-me embora pra Alagoas” e “Último Regresso”.

Esses são apenas alguns dos compositores mais conhecidos do frevo, existem muitos outros artistas talentosos que ajudaram a construir e enriquecer esse gênero musical tão importante para a cultura pernambucana.

QUAIS SÃO AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS E FAMOSAS DO FREVO?

O frevo é um gênero musical e de dança típico do carnaval de Pernambuco, no Brasil. Algumas das músicas mais conhecidas e famosas do frevo são:

Vassourinhas” – composta por Matias da Rocha e Joana Batista Ramos, em 1909. É considerada o hino do carnaval pernambucano.

Hino do Elefante de Olinda” – de autoria de Luiz Bandeira e João do Vale, em 1966. Tornou-se popular após ser adotado pelo bloco carnavalesco “O Homem da Meia-Noite”.

Evocação nº 1” – composta por Nelson Ferreira, em 1930. É um dos frevos mais executados no carnaval pernambucano.

Frevo nº 1” – também conhecida como “Vida de Cachorro”, é de autoria de Capiba e foi composta em 1947.

Último Regresso” – de autoria de Spok, é uma das músicas mais tocadas nas prévias carnavalescas de Pernambuco.

Bloco da Saudade” – composta por Moraes Moreira e Dodô de Moraes, em 1978. É um dos frevos mais conhecidos do carnaval pernambucano.

Madeira que Cupim Não Rói” – de autoria de Zé da Flauta e Luiz Wanderley, foi composta em 1972 e se tornou um grande sucesso do frevo.

O Teu Cabelo Não Nega” – composta por Lamartine Babo em 1932, é um frevo-canção que se tornou um clássico do carnaval brasileiro.

Essas são apenas algumas das muitas músicas famosas do frevo, um gênero musical bastante rico e diversificado.

ESTUDAR FREVO PARA QUEM ESTÁ INICIANDO OS ESTUDOS MUSICAIS.

Esta é uma linguagem musical muito interessante para quem está iniciando nos estudos do violão ou de outros instrumentos musicais.

Além da beleza do frevo, o mesmo também oferece muitas possibilidades técnicas para quem está iniciando os estudos, seja em instrumentos melódicos ou harmônicos.

Para obter ótimos resultados estudando frevo, é de suma importância que o estudante pratique pelo menos alguns minutos diariamente esta linguagem musical.

Informação: todo o conteúdo desse artigo aqui neste blog, está sendo utilizado apenas para fins didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição