Músicas com acordes sem pestana

Na dica de hoje, iremos falar a respeito de algumas músicas com acordes sem pestanas para quem está iniciando no violão.

Uma das dificuldades dos iniciantes no violão, é o momento de fazer a pestana no instrumento, e alguns acabam até mesmo desistindo dos estudos.

Para facilitar o estudo diário de quem está iniciando no violão e tocar as suas músicas sem fazer a pestana, iremos dar algumas dicas através da gravação do podcast a seguir.

Ouça o podcast a seguir para saber como tocar as músicas sem precisar fazer a pestana no violão.

Como ouvimos na gravação do podcast, se a música que estivermos tocando tem a pestana, então poderemos fazer a transposição para uma outra tonalidade,e desta maneira não utilizaremos a pestana no instrumento.

A seguir aprenderemos a escala maior e a escala menor com seus acordes e graus correspondentes a cada uma delas.

VAMOS ESTUDAR AS ESCALAS MAIORES COM SEUS ACORDES E GRAUS CORRESPONDENTES PARA FACILITAR NA TRANSPOSIÇÃO.

Acordes da escala de dó maior e seus graus correspondentes.

C = 1 // Dm = 2  // Em = 3 // F = 4 // G7 // Am = 6 // Bm7(b5) // C = 8 :]

Acordes da escala de sol maior com seus graus correspondentes.

G = 1 // Am = 2  // Bm = 3 // C = 4 // D7 = 5 // Em = 6 // F#m7(b5) = 7 // G = 8 :] 

Acordes da escala de ré maior com seus graus correspondentes.

D = 1 // Em = 2 // F#m = 3 // G = 4 // A7 = 5 // Bm = 6 // C#m7(b5) = 7 // D = 8 :]

Acordes da escala de lá maior e seus graus correspondentes.

A = 1 // Bm = 2 // C#m = 3 // D = 4 // E7 = 7 // F#m = 6 // G#m7(b5) = 7 // A = 8 :] 

Acordes da escala de mi maior e seus graus correspondentes.

E = 1 // F#m = 2 / G#m = 3 // A = 4 // B7 = 5 // C#m = 6 // D#m7(b5) = 7 // E = 8 :]

Acordes da escala de si maior e seus graus correspondentes.

B = 1 // C#m = 2 // D#m = 3 // E = 4 // F#7 = 5 // G#m = 6 // A#m7(b5) = 7 // B = 8 :]

Acordes da escala de fá maior e seus graus correspondentes.

F= 1 // Gm = 2 // Am = 3 // Bb = 4 // C7 = 5 // Dm = 4 // Em7(b5) = 7 // F = 1 :]

Agora vamos fazer um exercício de simulação, como se estivessemos tocando uma música e fazendo a transposição da mesma.

Vamos simular o acompanhamento de uma música em dó maior. É importante observar os graus dos acordes nesta simulação.

Simulação 1.

Tocar: C = 1 // F = 4 // C = 1 // G7 = 5 // C = 1 :]

Vamos agora transportar esta simulação em dó maior para sol maior.

Tocar: G = 1 // C = 4 // G = 1 // D7 = 5 // G = 1 :]

Observe que, transportamos a a simulação em dó maior para sol maior, e os graus continuarão os mesmos, mudando apenas os acordes.

Neste caso a mesma música que utilizamos os acordes e os graus para tocar em dó maior,esta mesma música iremos utilizar os mesmos graus tocando em sol maior, mudando apenas os acordes.

Dica: com este exemplo que foi dado acima de transposição, o estudante no violão ou em qualquer outro instrumento musical, deverá fazer vários outros exemplos utilizando todas as escalas. Músicas com acordes sem pestana.

VAMOS AGORA ESTUDAR AS ESCALAS MENORES COM SEUS GRAUS CORRESPONDENTES PARA FACILITAR NA TRANSPOSIÇÃO MUSICAL.

Escala de lá menor e seus graus correspondentes.

Am = 1 // Bm7(b5) = 2 // C = 3 // Dm = 4 // E7 = 5 // F = 6 // G#° = 7 // Am = 8 :] 

Escala de mi menor e seus graus correspondentes.

Em = 1 // F#m7(b5) = 2 // G = 3 // Am = 4 // B7 = 5 // C = 6 // D#° = 7 // Am = 8 :]

Escala de si menor e seus graus correspondentes.

Bm = 1 // C#m7(b5) = 2 // D = 3 // Em = 4 // F#7 = 5 // G = 6 // A#° = 7 // Bm = 8 :]

Escala de fá menor e seus graus correspondentes.

Fm = 1 // Gm7(b5) = 2 // Ab = 3 // Bbm = 4 // C7 = 5 // Db = 6 // E° = 7 // Fm = 8 :] 

Escala de dó menor e seus graus correspondentes.

Cm = 1 // Dm7(b5) = 2 // Eb = 3 // Fm = 4 // G7 = 5 // Ab = 6 // B° = 7 // Cm = 8 :]

Escala de sol menor e seus graus correspondentes.

Gm = 1 // Am7(b5) = 2 // Bb = 3 // Cm = 4 // D7 = 5 // Eb = 6 // F#° = 7 // Gm = 8 :]

Escala de ré menor e seus graus correspondentes.

Dm = 1 // Em7(b5) = 2 // F = 3 // Gm = 4 // A7 = 5 // Bb = 6 = C#° = 7 // Dm = 8 :]

Vamos agora fazer a simulação de uma música em lá menor e observando os graus dos acordes.

Tocar: Am = 1 // Dm = 4 // E7 = 5 // Am = 1 :]

Transpondo esta simulação para os acordes na tonalidade de mi menor e continuaremos observando os graus dos acordes.

Tocar: Em = 1 // Am = 4 // B7 = 5 // Em = 1 :]

Observamos que a mesma música tocada na simulação anterior poderá também ser tocada nesta transposição mudando apenas os acordes e mantendo os graus.

O nosso objetivo é tocar músicas com acordes sem pestana, e nesta simulação de lá menor não precisaremos utilizar a pestana para tocar as músicas que se encaixar nestas sequências.

Outra dica: dependendo da simulação do acompanhamento de uma música, poderá existir ou não a pestana, e quando acontecer e precisarmos tocar a pestana, podemos transportar para uma outra tonalidade e tocando os mesmos graus, mas sem a utilização da pestana no acompanhamento.

É de suma importância que o iniciante faça várias simulações com acompanhamentos utilizando a pestana, e esse mesmo acompanhamento sem a utilização da mesma, mantendo a penas os graus entre as simulações.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos(as),e também nas redes sociais.

Professor,José Conceição