Música no século XXI

Hoje iremos falar um pouco a respeito da música no século XXI e sua evolução.

Informação: na lateral deste blog em categorias, estão listados dezenas de estudos e exercícios para quem deseja iniciar o aprendizado musical do zero e também para quem já toca violão, guitarra ou outro instrumento musical.

AGORA VAMOS FALAR UM POUCO DA MÚSICA NO SÉCULO XXI.

A música no século XXI evoluiu significativamente em comparação com as décadas anteriores. Com a revolução digital, a música tornou-se mais acessível e mais facilmente compartilhável em todo o mundo. Além disso, a tecnologia permitiu que os artistas criassem novas e excitantes sonoridades que não eram possíveis no passado.

Uma das mudanças mais notáveis na música do século XXI é o papel da tecnologia. Os avanços tecnológicos permitiram que os músicos criassem novos sons e experimentassem com diferentes gêneros musicais. Os programas de produção musical, por exemplo, tornaram-se extremamente populares entre os artistas, permitindo-lhes criar e gravar músicas em suas próprias casas, sem a necessidade de um estúdio profissional. Além disso, a internet tornou-se um canal importante para a distribuição de música, o que permitiu que artistas independentes alcançassem um público maior do que nunca.

Outra mudança significativa na música do século XXI é a ascensão de novos gêneros musicais, como o EDM (Electronic Dance Music) e o trap. A música eletrônica, por exemplo, tornou-se incrivelmente popular nos últimos anos, especialmente entre os jovens. Os festivais de música eletrônica, como o Tomorrowland e o Ultra Music Festival, atraem milhares de pessoas todos os anos e se tornaram parte da cultura popular em todo o mundo.

Além disso, a música pop evoluiu para incluir uma mistura de gêneros musicais, como o R&B, o hip hop e o country. Artistas como Beyoncé, Justin Timberlake e Taylor Swift tornaram-se conhecidos por sua capacidade de misturar diferentes estilos musicais em suas canções. Essa fusão de gêneros musicais tornou a música pop mais diversa e emocionante do que nunca.

A música também se tornou mais colaborativa no século XXI. Artistas de diferentes gêneros musicais e de diferentes partes do mundo agora trabalham juntos para criar novas músicas. A colaboração entre artistas tornou-se tão comum que agora é considerada uma parte fundamental da indústria da música. Por exemplo, a música “Despacito”, de Luis Fonsi e Daddy Yankee, tornou-se um sucesso mundial e foi um exemplo da colaboração entre artistas de diferentes partes do mundo.

Além disso, a música do século XXI também se tornou mais politizada. Muitos artistas agora usam sua música para fazer declarações políticas e sociais. Por exemplo, Beyoncé lançou o álbum “Lemonade” em 2016, que aborda questões como a injustiça racial e a opressão das mulheres. Kendrick Lamar também abordou questões políticas e sociais em seu álbum “To Pimp a Butterfly”, que inclui músicas sobre a violência policial e a discriminação racial.

No entanto, apesar de todas essas mudanças na música do século XXI, algumas coisas ainda permanecem as mesmas. A música continua sendo uma forma poderosa de expressão artística e emocional. Ainda há artistas que criam músicas que inspiram e movem as pessoas. Além disso, a música ainda é uma forma de unir as pessoas de diferentes culturas e origens em torno de uma experiência compartilhada.

A música também continua a desempenhar um papel importante na cultura popular. Programas de TV como “American Idol” e “The Voice” ainda são extremamente populares e têm ajudado a lançar a carreira de muitos artistas. Além disso, a música ainda é uma parte fundamental da indústria cinematográfica, com muitos filmes contando com trilhas sonoras poderosas e emocionantes.

No entanto, a música também enfrenta alguns desafios no século XXI. A facilidade de acesso à música também levou ao aumento da pirataria, o que afeta negativamente os artistas e a indústria da música como um todo. Além disso, a natureza rápida da indústria da música significa que muitos artistas lutam para se manter relevantes em um mercado em constante mudança.

Em conclusão, a música no século XXI evoluiu significativamente em comparação com as décadas anteriores. A tecnologia permitiu novos sons e experimentações musicais, enquanto a internet tornou a música mais acessível e compartilhável. A fusão de gêneros musicais e a colaboração entre artistas de diferentes partes do mundo tornaram a música mais diversa e emocionante do que nunca. No entanto, a indústria da música ainda enfrenta desafios, como a pirataria e a rápida mudança da indústria. Mas, apesar desses desafios, a música continua a ser uma forma poderosa de expressão artística e emocional, unindo as pessoas em torno de uma experiência compartilhada.

3 DICAS PARA COMEÇAR A APRENDER A TOCAR UM INSTRUMENTO MUSICAL.

Primeira dica: é de suma importância decidir qual instrumento irá aprender tocar e escolher um instrumento musical novo o que esteja em bom estado de conservação para facilitar nos estudos no dia a dia.

Segunda dica: se estiver iniciando do zero, escolha músicas com poucos acordes em suas construções e que saiba cantar a melodia do começo ao fim, dessa maneira ficará mais fácil o aprendizado.

Terceira dica: procure reservar pelo menos de 20 a 30 minutos diariamente para treinar os exercícios. Também é de suma importância não acumular estudos, dessa maneira em pouco tempo o iniciante já irá observar os ótimos resultados.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição