Música Casinha pequenina

Nos estudos de hoje, iremos trabalhar a música Casinha Pequenina, utilizando os três quádruplos no braço do violão para quem está iniciando do zero neste instrumento musical.

É de suma importância saber que, quanto mais cedo o iniciante conseguir dominar todo o braço do violão, ficará mais fácil para tocar as músicas em regiões diferentes no instrumento.

Podemos tranquilamente trabalhar uma mesma música utilizando todo o braço do violão, e desta maneira conseguindo uma dinâmica interessante para o embelezamento das harmonizações e acompanhamento musical.

A seguir veja o vídeo que gravei da música Casinha Pequenina utilizando os três quádruplo do braço do violão com os mesmos acordes.

Todas estas dicas que demos na gravação do vídeo, a pessoa que esteja iniciando os seus estudos no violão,deverá também aplicar em várias outras músicas de sua preferência.

SEQUÊNCIA HARMÔNICA PARA TOCAR A MÚSICA CASINHA PEQUENINA.

Vamos tocar a música Casinha Pequenina na tonalidade de lá menor.

Sequência harmônica em lá menor.

Am // A7 // Dm // E7 :] repetir

Observação importante: vamos utilizar estes acordes para fazer o acompanhamento da música Casinha Pequenina correndo o braço do violão, mas isso não quer dizer que, o acompanhamento da mesma,os acordes estão nesta ordem descrita acima.

É de suma importância que, fazer o acompanhamento desta música mencionada anteriormente, o iniciante preste bastante atenção no momento de fazer a troca dos acordes, e quem vai dizer o momento correto para a mudança dos acordes é o ouvido através da percepção harmônica.

Dica: sempre quando o estudante estiver tocando um acorde ou qualquer nota musical no braço do violão, o mesmo deverá cantar o nome da mesma para educar ouvido não somente na harmonia,mas também melodicamente, isso irá facilitar no momento de fazer os solos e acompanhamentos musicais no instrumento.

COMO TIRAR MÚSICA DE OUVIDO NO VIOLÃO.

Tirar música de ouvido no violão ou em qualquer outro instrumento musical é o sonho de muitos estudantes.

Estudar acordes e escalas cantando o nome de cada nota, isso irá facilitar na educação do ouvido musicalmente através da percepção musical.

Quando a pessoa desejar tirar uma música de ouvido, a mesma deverá ouvir esta música várias vezes para entender não somente a harmonia como também a melodia.

A partir do momento em que o estudante já conhece a música e saiba cantar a melodia da mesma, chegou o momento de pegar o instrumento e ir tirando frase por frase, até conseguir trabalhar a música do começo ao fim.

Mais uma dica importante: a pessoa deverá insistir até conseguir tirar a música de ouvido do começo ao fim, desta maneira irá facilitar quando for tirar outras músicas, seja na tonalidade maior ou na tonalidade menor.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição