Montando acordes maiores e menores no violão e na guitarra na prática

Na dica de hoje, iremos aprender como montar acordes maiores e menores no violão e na guitarra na prática, de uma maneira que o iniciante não precisa ficar desenhando o braço do instrumento para desenhar as posições.

Vamos trabalhar apenas, os acordes de Mi maior e Mi menor, e os acordes de Lá maior e Lá menor e também os acordes de Ré maior e Ré menor, para aprender todos os acordes correndo o braço do instrumento, que em nosso caso é o violão ou a guitarra.

A partir do momento em que, o iniciante decore essa técnica dos os três acordes maiores e menores, não precisará mais ficar decorando posições de acordes no braço do violão, pois com essa técnica a pessoa consegue trabalhar todos os acordes maiores e menores de uma maneira muito intuitiva e tranquila.

A seguir gravei um vídeo explicando como funciona essa técnica, tanto no violão quanto na guitarra.

Aperte o Play no vídeo para ver as dicas.

COMO HARMONIZAR UMA MÚSICA E FAZER O ACOMPANHAMENTO DA MESMA

Existem várias maneiras para fazer harmonização de uma música.

Vamos aqui dar três dicas básicas, para encontrar o acorde em um acompanhamento musical.

Primeira dica: quando for fazer a troca do acorde no acompanhamento musical, procure encontrar o baixo e em cima do mesmo montar o acorde.

Segunda dica: na troca de acorde, procure encontrar a nota melódica, e em cima da mesma, procurar encontrar um acorde para harmonizar-la.

Terceira dica: esta dica é a que os músicos mais usam, que é, procurar o acorde dentro da escala, e harmonizar a melodia que estiver cantando, que chamamos de harmonização por bloco.

Observação: estas três dicas dadas, são realmente um pouco avançadas para quem está iniciando agora no violão ou na guitarra, mas se você já vem acompanhando o nosso trabalho aqui no blog, não terá nenhuma dificuldade em entender como executar essa técnica no seu acompanhamento musical usando o violão ou mesmo a guitarra e também outros instrumentos musicais.

MÚSICAS FÁCEIS PARA FAZER ACOMPANHAMENTO NO VIOLÃO E NA GUITARRA.

As melhores músicas para quem está iniciando e aprendendo a fazer acompanhamento musical. Sempre indicamos as músicas folclóricas, porque são músicas que contém poucos acordes, e são bastante conhecidas, e de fácil execução no instrumento musical, seja no violão ou em qualquer outro instrumento musical.

Caso o iniciante não queira trabalhar as músicas folclóricas inicialmente, então o mesmo poderá fazer as harmonizações daquelas músicas de seu conhecimento, e que também saiba cantar a melodia, desta maneira irá facilitar para encontrar os acordes e fazer as mudanças das mesmas no tempo correto.

Com a técnica de montagem de acordes que expliquei no vídeo anteriormente, a pessoa que está iniciando poderá tocar qualquer música usando acordes com cordas soltas e também, acordes com todas as cordas presas no braço do instrumento, usando o violão ou guitarra.

Como treino diário, é de suma importância que o iniciante trabalhe músicas que contém apenas dois ou três acordes, e toque esta música em todo o braço do instrumento, desta maneira irá desenvolver a sua técnica com mais facilidade, utilizando uma mesma melodia.

DICA DE MÚSICAS PARA TRABALHAR EM TODO O BRAÇO DO INSTRUMENTO, SEJA NO VIOLÃO OU NA GUITARRA.

– Ciranda – Cirandinha
Acordes = C // G7

– Cai – Cai – Balão
C // G7

– O cravo e a Rosa
C // C7 // F // G7

– Samba Lelê
C // G7

– Nesta rua
Am // A7 // Dm // E7

– Para não dizer que não falei das flores, do compositor Geraldo Vandré
Am // G

– Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
C // F // C7 // G7

Para estas músicas, indicamos os acordes para fazer o acompanhamento, mas a ordem das mudanças, quem vai dizer para você, é o seu ouvido.

É de suma importância que, antes de fazer qualquer acompanhamento musical, o iniciante toque várias vezes os acordes cantando o nome dos mesmos, para educar ouvido musicalmente e facilitar no momento em que estiver fazendo a troca dos mesmos.

Espero ter ajudado com a dica de hoje.
Professor, José Conceição

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e também nas redes sociais.


#violaoiniciantes #dedilhadosparaviolao #comomontaracirdesnoviolao #comomontaracordesnaguitarra #muducabrasileira #arquivomusical