Linguagem da Bossa Nova

A Bossa Nova é um estilo musical brasileiro que surgiu no final dos anos 1950 e início dos anos 1960. Ela é caracterizada por uma mistura de samba e jazz, com elementos de música clássica e outros gêneros musicais

A Bossa Nova é conhecida por suas melodias suaves, harmonias complexas e letras poéticas.

O movimento da Bossa Nova teve seu início no Rio de Janeiro, Brasil, e foi influenciado por músicos como João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e outros artistas da época. 

A canção “Chega de Saudade”, gravada por João Gilberto em 1958, é considerada o marco zero da Bossa Nova.

A Bossa Nova tornou-se popular em todo o mundo na década de 1960, principalmente nos Estados Unidos e Europa, e é conhecida por seus artistas famosos, como Tom Jobim, João Gilberto, Elis Regina, Astrud Gilberto e muitos outros.

Uma das principais características da Bossa Nova é o seu ritmo, que é uma variação do samba tradicional, mas com um toque mais suave e refinado.

As letras das músicas geralmente falam de amor, saudade e romance, muitas vezes com uma abordagem poética e sofisticada.

Outra característica importante da Bossa Nova é sua harmonia, que é composta de acordes complexos e inesperados, dando à música um som moderno e sofisticado. 

A Bossa Nova também é conhecida por seus arranjos orquestrais elaborados, com instrumentos como violão, piano, baixo, bateria e instrumentos de sopro.

A Bossa Nova influenciou muitos outros gêneros musicais, como o jazz, o pop e o rock, e ainda é considerada uma das principais formas de música brasileira. 

A Bossa Nova continua a ser uma fonte de inspiração para muitos artistas em todo o mundo e é apreciada por pessoas de todas as idades.

QUAIS AS MÚSICAS MAIS CONHECIDAS DA BOSSA NOVA?

A Bossa Nova é um gênero musical brasileiro que se desenvolveu na década de 1950 e é conhecido por sua batida suave e melódica, acompanhada por harmonias complexas. 

Algumas das músicas mais conhecidas da Bossa Nova incluem:

“Garota de Ipanema” (The Girl from Ipanema) – Tom Jobim e Vinicius de Moraes

“Desafinado” – Tom Jobim e Newton Mendonça

“Chega de Saudade” – Tom Jobim e Vinicius de Moraes

“Águas de Março” (Waters of March) – Tom Jobim

“Corcovado” (Quiet Nights of Quiet Stars) – Tom Jobim

“Samba de Uma Nota Só” (One Note Samba) – Tom Jobim e Newton Mendonça

“Wave” – Tom Jobim

“Só Danço Samba” (Jazz ‘n’ Samba) – Tom Jobim e Vinicius de Moraes

“Influência do Jazz” (Influence of Jazz) – Carlos Lyra

“O Barquinho” – Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli

Essas são apenas algumas das músicas mais conhecidas da Bossa Nova, e há muitas outras que também são populares e influentes dentro do gênero.

BOSSA NOVA PARA INICIANTES NO VIOLÃO E EM OUTROS INSTRUMENTOS MUSICAIS.

Sabemos que a Bossa Nova é composta por acordes complexos em sua estrutura, mas a linguagem da bossa nova e é perfeitamente possível para quem está iniciando os estudos em qualquer instrumento musical, basta que tenha um pouco de paciência para a prática diária dos exercícios.

Material didático para estudar Bossa Nova não falta para quem deseja trabalhar esta linguagem em seu repertório musical.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição