Música popular brasileira

A música popular brasileira, também conhecida como MPB, é um gênero musical que se desenvolveu no Brasil a partir da década de 1960.

Ela incorpora elementos de diversos estilos musicais, incluindo samba, bossa nova, rock, jazz e música regional brasileira, como o baião, o frevo e o maracatu.

A MPB tem sido um importante veículo para a expressão artística e social no Brasil, refletindo a diversidade cultural do país e abordando temas relevantes como política, amor, saudade, desigualdade social e cultura popular.

Grandes nomes da MPB incluem artistas como Tom Jobim, João Gilberto, Chico Buarque, Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Gal Costa e Djavan, entre muitos outros.

Ao longo das décadas, a MPB evoluiu e incorporou novos estilos e tendências, mas continua a ser uma parte importante da cultura brasileira, influenciando e sendo influenciada por outros gêneros musicais em todo o mundo.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DO MÚSICO?

A música popular brasileira tem uma importância significativa na formação de músicos, tanto no Brasil como em todo o mundo. A MPB é um gênero musical rico e diverso, que abrange uma ampla variedade de estilos e ritmos, incluindo bossa nova, samba, choro, forró, frevo, baião, entre outros.

Entre as principais razões pelas quais a MPB é tão importante para a formação do músico, destacam-se:

Riqueza melódica e harmônica: A MPB é conhecida por sua riqueza melódica e harmônica, o que oferece aos músicos uma ampla variedade de ideias e técnicas para explorar e aprender.

Diversidade de ritmos: A MPB abrange uma ampla variedade de ritmos, do samba ao forró, do frevo ao choro, oferecendo uma oportunidade para o músico desenvolver uma ampla gama de habilidades rítmicas.

Letras poéticas e significativas: A MPB é conhecida por suas letras poéticas e significativas, que oferecem ao músico uma oportunidade de aprender sobre a língua portuguesa e de expressar ideias e emoções de maneira poderosa e impactante.

Influência cultural: A MPB é uma expressão da cultura brasileira e sua influência é evidente na música, dança, literatura, cinema e outras formas de arte. O estudo da MPB pode ajudar o músico a entender melhor a cultura brasileira e a se conectar com o público brasileiro.

Contribuição à história da música: A MPB é uma importante contribuição para a história da música brasileira e mundial, tendo influenciado muitos artistas ao redor do mundo. Estudar a MPB pode ajudar o músico a entender a evolução da música popular e suas influências culturais.

Portanto, a música popular brasileira é uma fonte rica e importante de aprendizado e inspiração para qualquer músico, independentemente de seu estilo de preferência. O estudo da MPB pode enriquecer a formação do músico e ajudá-lo a se tornar um artista mais completo e consciente da cultura musical brasileira.

QUAL A ORIGEM DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA?

A música popular brasileira tem uma origem diversa e multifacetada, resultado da interação de diferentes influências musicais que se desenvolveram ao longo da história do Brasil.

Uma das principais influências foi a música indígena, que era praticada pelas tribos nativas do país e possuía ritmos e instrumentos peculiares, como a flauta, o maracá e o urucungo. Além disso, a música africana também teve uma grande contribuição, trazida pelos escravos que foram trazidos ao Brasil durante a época colonial e que trouxeram consigo seus próprios ritmos e instrumentos, como o tambor e o berimbau.

No início do século XX, a música popular brasileira começou a se desenvolver de forma mais organizada, com a criação de gêneros musicais como o samba, o choro e a marchinha. A partir da década de 1930, a música brasileira se popularizou e se tornou conhecida em todo o país, com a divulgação de canções em programas de rádio e na nascer da indústria fonográfica.

Grandes nomes da música brasileira, como Noel Rosa, Cartola, Pixinguinha, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Elis Regina, Caetano Veloso, entre outros, contribuíram para consolidar a música popular brasileira como um importante movimento cultural e artístico, que se mantém vivo e influente até os dias de hoje.

DICA PARA MONTAR REPERTÓRIO MUSICAL INICIANTES.

É de suma importância que os iniciantes em qualquer instrumento musical comecem a montar o seu repertório através de músicas conhecidas e de preferência com poucos acordes em suas construções.

O sucesso do aprendizado musical, está basicamente na escolha de um bom repertório, e através da música brasileira não faltará ótimos exemplos para trabalhar um repertório musical iniciante.

Para começar, as músicas folclóricas brasileiras são excelentes para os estudantes iniciantes começarem a trabalhar o seu repertório musical devido às mesmas conterem poucos acordes em suas construções.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição