Acorde por acorde no violão

Na dica de hoje, iremos estudar acorde por acorde no violão,onde o iniciante irá conseguir educar o seu ouvido harmonicamente com mais tranquilidade.

Ter ouvido educado harmonicamente, irá facilitar para fazer as harmonizações e os acompanhamentos musicais no violão ou em qualquer outro instrumento harmônico com mais facilidades.

Gravei um podcast para dar dicas de como trabalhar acordes por acordes na prática, usando o violão.

Aperte o Play para ouvir as dicas de como trabalhar os acordes neste instrumento musical.

Como ouvimos na gravação do podcast, repetir um acorde várias vezes cantando o nome do mesmo, irá facilitar para que o iniciante consiga educar o seu ouvido harmonicamente com mais facilidade.

ESTUDANDO A ESCALA DE DÓ MAIOR.

C // Dm // Em // F // G7 // Am // Bm7(B7) :] repetir

Sequência harmônica 1 em dó maior.

C // G7 :] repetir

Sequência harmônica 2 em dó maior.

C // F // C // G7 :] repetir

Sequência harmônica 3 em dó maior.

C // Am // Dm // G7 :] repetir

O estudante deverá criar outras sequências harmônicas utilizando a escala de dó maior, e praticar várias vezes cantando o nome de cada acorde.

ESTUDANDO A ESCALA DE LÁ MENOR.

Am // Bm7(b5) // C // Dm // E7 // F // G#° ] repetir

Sequência harmônica 1 em lá menor.

Am // E7 :] repetir

Sequência harmônica 2 em lá menor.

Am // Dm // E7 :] repetir

Sequência harmônica 3 em lá menor.

Am // C // F // E7 :] repetir

É importante que, a pessoa construa várias outras sequências harmônicas na tonalidade de lá menor e pratique cantando o nome de cada acorde, para educar o ouvido harmonicamente no tom menor.

Dica: para fazer uma boa organização e um acompanhamento musical com mais facilidade, é de suma importância que, o ouvido saiba identificar um acorde maior de um acorde menor, em uma progressão harmônica.

Não basta sabermos todos os acordes de uma escala maior ou menor, é de suma importância que, consigamos identificar o som de cada um dos mesmos dentro da escala maior ou da escala menos, e também em tonalidades diferentes.

Estudo diário no violão.

Para obter ótimos resultados num espaço curto de tempo, basta que a pessoa pratique pelo menos alguns minutos diariamente, e logo irá perceber os bons resultados treinando a técnica da repetição dos acordes e cantando nome dos mesmos.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos(as),e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição