A linguagem do merengue

O merengue é um estilo musical e dança originário da República Dominicana, que se espalhou por toda a América Latina e Caribe. O merengue é uma fusão de ritmos africanos e europeus, com uma forte influência do tambor da música africana e a melodia da música européia.

A música merengue é geralmente composta de uma seção de bateria, um ou dois saxofones, um trompete, um acordeão, um baixo elétrico e uma guitarra elétrica. O ritmo do merengue é marcado por um tambor de duas faces chamado “tambora”, que é acompanhado por uma guira (um instrumento de percussão de metal raspado com um pente) e um maracas.

O merengue é um gênero musical muito animado e dançante, caracterizado por sua batida rápida e sincopada. A dança do merengue é conhecida por suas voltas rápidas e movimentos de quadril, enquanto os braços se movem em um ritmo de balanço.

Embora o merengue seja um gênero musical popular em todo o mundo, é especialmente popular na República Dominicana, onde é considerado a música nacional e é uma parte importante da cultura dominicana. Muitas festas e celebrações na República Dominicana apresentam música merengue, e a dança do merengue é frequentemente ensinada nas escolas como uma parte do currículo de educação física.

O merengue também se tornou popular em outros países latino-americanos, como Porto Rico, Colômbia e Venezuela, e se espalhou para outros lugares, como os Estados Unidos e a Europa. Alguns dos artistas mais conhecidos de merengue incluem Johnny Ventura, Wilfrido Vargas, Juan Luis Guerra e Elvis Crespo.

Em resumo, o merengue é um estilo musical e dança animado e popular originário da República Dominicana, caracterizado por sua batida rápida e sincopada, com uma forte influência africana e europeia. É uma parte importante da cultura dominicana e se tornou popular em todo o mundo como uma forma de música e dança festiva.

QUAIS OS COMPOSITORES DO MERENGUE MAIS CONHECIDOS NO MUNDO?

O merengue é um estilo musical originário da República Dominicana e possui muitos compositores talentosos. Alguns dos compositores mais conhecidos de merengue incluem:

Juan Luis Guerra – um dos mais famosos e bem-sucedidos compositores de merengue, Guerra ganhou diversos prêmios Grammy e Latin Grammy ao longo de sua carreira.

Johnny Ventura – também conhecido como “El Caballo Mayor”, Ventura é um ícone do merengue e é considerado um dos artistas mais influentes do gênero.

Wilfrido Vargas – um dos pioneiros do merengue moderno, Vargas é um músico, compositor e arranjador com uma longa carreira e muitos sucessos.

Sergio Vargas – outro artista dominicano que é um grande nome no mundo do merengue, Vargas é conhecido por sua energia e estilo de palco.

Fernando Villalona – um dos primeiros artistas dominicanos a ganhar fama internacional, Villalona é um dos compositores de merengue mais reconhecidos e respeitados do mundo.

Esses são apenas alguns exemplos de compositores de merengue conhecidos no mundo, mas há muitos outros que contribuíram para a popularidade e crescimento desse gênero musical.

QUAIS AS MÚSICAS DE MERENGUE MAIS CONHECIDAS E FAMOSAS?

O merengue é um estilo musical originário da República Dominicana, e é caracterizado por um ritmo animado e dançante, com uso de percussão, metais e acordeão.

Algumas das músicas de merengue mais conhecidas e famosas incluem:

Suavemente” de Elvis Crespo

Ojala Que Llueva Café” de Juan Luis Guerra

Compadre Pedro Juan” de Luis Alberti

Merenguero Hasta la Tambora” de Omega

El Africano” de Wilfrido Vargas

La Bilirrubina” de Juan Luis Guerra

El Baile del Perrito” de Wilfrido Vargas

La Dueña del Swing” de Los Hermanos Rosario

Mujeres” de Mozart La Para ft. Justin Quiles

Pegame Tu Vicio” de Eddie Herrera

Essas músicas representam apenas uma pequena amostra das muitas músicas de merengue populares que existem, e a lista pode variar dependendo da região e preferências pessoais.

MÚSICA MERENGUE PARA INICIANTES NO VIOLÃO NA GUITARRA EM OUTROS INSTRUMENTOS MUSICAIS.

Para quem está iniciando nos estudos musicais, o merengue é um ritmo interessante para ser praticado com exercício no dia a dia.

Conhecer vários estilos musicais, é de suma importância para o estudante desenvolver a sua técnica instrumental e musical.

Informação: este conteúdo está sendo trabalhado neste blog apenas para fins didáticos.

Fonte da pesquisa: Wikipédia

Professor, José Conceição