Como tocar intervalos de oitavas no violão

Hoje iremos aprender como tocar intervalos de oitavas no violão, de uma maneira onde o iniciante irá conseguir entender e fazer o seus solos no instrumento com mais facilidades.

Aprender intervalos de oitavas para tocar no violão é de suma importância, onde a pessoa irá repetir a mesma nota uma oitava acima correndo o braço do instrumento.

A seguir gravei um podcast dando as dicas de como tocar as oitavas no braço violão, e também fazer solos utilizando estes intervalos musicais no braço do instrumento.

Observação: para aprender como identificar as notas no braço do violão através dos números ACESSE AQUI.

Aperta o Play no podcast para ouvir as dicas de como tocar as oitavsdas.

Como ouvimos na gravação do podcast, o estudo de oitavas no violão, além de facilitar no desenvolvimento da técnica da mão direita e também da mão esquerda, o iniciante conseguirá fazer solos bonitos e encaixar nas músicas em que estiver fazendo os acompanhamentos musicais.

ESTUDOS DE OITAVAS NO VIOLÃO PARA QUEM ESTÁ INICIANDO DO ZERO.

Trabalhar o sistema numérico para facilitar, o entendimento das notas no braço do violão através dos números.

Primeiro precisamos aprender o nome e o número das cordas soltas no violão.

Nome da primeira corda solta no violão e seu número correspondente = mi = 10

Nome da segunda corda solta no violão e seu número correspondente = si = 20

Nome da terceira corda solta do violão e seu número correspondente = sol = 30

Nome da quarta corda solta no violão e seu número correspondente = ré = 40

Nome da quinta corda solta no violão e seu número correspondente = lá = 50

Nome da sexta corda no violão e seu número correspondente = mi = 60

Como observamos,todos os números que contém o número zero, correspondem a corda solta no braço do violão.

Vamos agora tocar as oitavas no braço do instrumento.

Observação importante: vou fazer as anotações dos nomes e números na horizontal, mas o estudante deverá tocar na vertical.

Exercício 1: tocar a nota MI = da sexta corda solta = 60, e a nota MI da quarta corda presa na segunda casa do violão = 42, ao mesmo tempo = MI e MI

Exercício 2: tocar a nota da sexta = 61, e a nota da quarta corda = 43 = FÁ e FÁ

Exercício 3: tocar a nota SOL na sexta corda = 63 , e a nota SOL = 30, na terceira corda solta do violão.

Exercício 4: tocar a nota = 50,na quinta corda solta do violão, e a nota = 32, na terceira corda na segunda casa do violão com a corda presa.

Exercício 5: tocar a nota SI = 52, na segunda casa quinta corda do violão, e a nota SI, na segunda corda solta do instrumento = 20.

Exercícios 6: tocar a nota na quinta corda na terceira casa do violão = 53, e a nota na segunda corda na primeira casa do instrumento = 21.

Exercício 7: a nota na quarta corda solta, e a nota na segunda corda na terceira casa do violão,corda presa = 23.

Exercício 8: tocar a nota MI na quarta corda, segunda casa do violão corda presa = 42, e a nota MI na primeira corda solta = 10.

Exercício 9: tocar a nota na quarta corda terceira casa presa do violão = 43, e a nota na primeira corda na primeira casa presa do violão 11.

Exercício 10: tocar a nota SOL na terceira corda solta do violão = 30, e a nota sol na primeira corda na terceira casa do violão presa 13.

Exercício 11: tocar a nota , na terceira corda segunda casa do violão, nota presa = 32, e a nota na primeira corda, quinta casa do violão presa 15.

COMO FAZER IMPROVISAÇÃO MUSICAL NO VIOLÃO UTILIZANDO OS INTERVALOS DE OITAVAS.

A improvisação musical é uma das ferramentas mais interessantes para quem está iniciando do zero nos estudos do violão ou de qualquer outro instrumento musical.

Dica: para um melhor aproveitamento nos estudos, é de suma importância que, ao correr o braço do violão tocando as oitavas, o iniciante procure ir também criando melodias, isso irá facilitar na percepção musical do aluno iniciante no instrumento que em nosso caso é o violão.

Outra dica: visite o meu canal lá no YouTube, e digite na busca, Professor José Conceição, que irá aparecer os meus vídeos. Caso você não seja inscrito no canal,aproveita e se inscreva para receber todas as informações sobre postagens de vídeo relacionado ao violão.

Você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos(as), e também nas redes sociais.

Professor, José Conceição