Ideias para fazer harmonizações musicais utilizando o tom paralelo

Em nossa dica de hoje iremos falar relativo as ideias para fazer harmonizações musicais utilizando o tom paralelo.

Em aulas passadas, já falamos a respeito do tom homônio que na verdade é o mesmo que o tom paralelo.

Hoje vamos dar uma esmiuçada apenas no tom principal e no tom paralelo, e saber como isso funciona na harmonização musical.

O que é o tom paralelo? O Tom paralelo para um melhor entendimento do iniciante, podemos chamar de contrário. Exemplo: escala de dó maior, seu tom paralelo é a escala de dó menor, e vice-versa.

Outro exemplo: escala de lá menor, e seu tom paralelo que a escala de lá maior.

Como utilizar a escala paralela em um companhamento musical?

Para responder a esta pergunta, iremos dar alguns exemplos de sequências harmônicas a seguir.

Vamos aos exercícios:

Escala de dó maior:

C // Dm // Em // F // G7 // Am // Bm7(b5)

Escala de dó menor, tom paralelo de dó maior.

Cm // Dm7(b5) // Eb // Fm // G7 // Ab // Bb7 //

Sequência harmônica utilizando dó maior e seu tom paralelo menor.

C // F // C // G7 // C // seguindo com o tom paralelo, Cm // G7 // Cm // Ab // voltando ao tom principal, G7 // C // perceba que usamos três acordes do tom paralelo. Isso acontece muito em harmonizações musicais.

Observação importante: utilizamos anteriormente a tonalidade de dó maior e o seu paralelo do menor, mas poderia também ser ao contrário, começar a utilizando uma música no tom menor, e consequentemente utilizaria-mos também em acorde do tom paralelo maior.

Vamos dar mais um exemplo, utilizando agora a escala de lá menor e seu tom paralelo maior.

Escala de lá menor:

Am // Bm7(b5) // C // Dm // E7 // F // G7 //

Escala de lá maior paralela de lá menor.

A // Bm // C#m // D // E7 // F#m // G#m7(b5) //

Sequência harmônica em lá menor, utilizando também o seu paralelo maior.

Am // E7 // Am // F // E7 // Am // continuando com a corte do tom paralelo maior, A // D // E7 // A // voltando alton paralelo menor, Am // E7 // Am // perceba que usamos dois acordes do tom paralelo maior, e poderíamos também ter começado no tom paralelo maior e ter utilizado acorde do tom paralelo menor.

Estas situações acontecem porque, quando o compositor está construindo a sua música, na maioria dos casos, ele não está preocupado em seguir acorde de uma mesma tonalidade do começo ao fim, e sim fazer com que a sua música soe da melhor maneira possível, o tom paralelo é uma excelente ferramenta para o mesmo explorar e arquitetar a sua melodia.

Lógico que, não existe somente o tom paralelo, e sim também, como já falamos em aulas passadas, os tons vizinhos diretos e indiretos, e também tons afastados, que são bastante usados em composições musicais.

Cabe a pessoa que está fazendo uma harmonização musical, analisar a composição do começo ao fim, verificando quais são as tonalidades que foram usadas para a construção da mesma.

Trabalhamos neste artigo, apenas duas tonalidades e seus paralelos, mas essa técnica pode ser usada em todas as tonalidades maiores e menores.

Caso você que está iniciando, não entenda essa parte teórica da música, basta que pratique os exercícios observando a sonoridade de cada acorde na construção das sequências harmônicas.

Como educar o ouvido musicalmente para fazer um acompanhamento musical?

Dica: respondendo a esta pergunta: o iniciante seja no violão, na guitarra ou em qualquer outro instrumento musical, deverá tocar e cantar o nome de cada acorde da escala, várias e várias vezes, desta maneira quando for fazer uma harmonização musical, o ouvido já estará familiarizado com os acordes da escala facilitando o trabalho.

Para que o iniciante tenha um bom rendimento em pouco tempo, basta que pratique alguns minutos os exercícios, mas diariamente.

Curso de violão para iniciantes e avançados aqui.

Guitarra rock, informações aqui.

Espero ter ajudado com as dicas de hoje.

Professor, José Conceição