Como fazer acompanhamentos musicais utilizando os intervalos de quarta

Na dica de hoje iremos aprender como fazer acompanhamentos musicais utilizando os intervalos de quartas em qualquer instrumento musical.

É muito comum, quando o iniciante começa a estudar algum um instrumento musical, alguém pedir para esta pessoa tocar alguma música ou fazer o acompanhamento de alguma melodia.

Acontece que, na maioria dos casos, o estudante já aprendeu vários dedilhados, vários acordes, várias sequências harmônicas, mais não consegue harmonizar até mesmo uma melodia bem simples, para alguém cantar.

Quando o iniciante aprende vários exercícios como dito acima, e fica treinando o tempo todo a mesma coisa,irá chegar um momento em que, esta pessoa irá desistir dos estudos musicais achando que não consegue aprender tocar um instrumento musical e fazer as suas harmonizações.

Sabemos que existem pessoas que conhece todas as escalas, todos os acordes, todos os dedilhados, todos os ligados,etc, mais não conseguem fazer música de jeito nenhum.

Porque será que, muitos iniciantes aprendem rapidamente muitas coisas, mais não conseguem fazer nada com as mesmas?

Para responder a esta pergunta acima, é muito simples a resposta. Não adianta a pessoa que está iniciando aprender todas as técnicas possíveis e não educar o seu ouvido musicalmente, não vai adiantar nada o seu aprendizado.

Todas as pessoas que forem iniciar os seus estudos musicais, seja em qualquer instrumento, deverá em primeiro lugar, trabalhar a percepção musical, para educar o seu ouvido musicalmente, e desta maneira facilitará harmonização de qualquer melodia com maior facilidade.

O ouvido educado musicalmente, irá dizer para o instrumentista, o que ele deva fazer na música, e principalmente nos acompanhamentos musicais.

A pessoa que estuda música e consegue educar o seu ouvido musicalmente, evitará em algum momento, passar vexame e também constrangimentos, quando alguém pedir para fazer o acompanhamento de alguma música.

Agora vamos entender como utilizar os intervalos de quartas para fazer acompanhamento musical.

Em primeiro lugar, o estudante deverá entender a composição da escala maior e escala menor.

Cada acorde da escala maior e da escala menor, corresponde a um grau da mesma, quer dizer, cada acorde tem o seu grau dentro da escala, seja ela maior ou menor.

Caso você esteja iniciando agora e não sabe como montar uma escala, navegue na lateral desse blog e vá em categorias, que irá encontrar vários exercícios falando a respeito.

Vamos entender como encontrar esses graus.

Suponhamos que você esteja fazendo o acompanhamento de uma música em dó maior. Neste caso o primeiro acorde é o próprio do maior= C // agora você precisa fazer a troca de acorde e como achar o quarto grau de dó maior? É simples. Conte quatro a partir de C // neste caso iremos encontrar o acorde de fá maior = F // agora conte quatro a partir de fá maior, iremos encontrar o acorde de si menor com sétima e quinta abaixada= Bm7(b5). Vamos contar quatro a partir de si menor 7 e quinta abaixada, encontraremos o acorde de mi menor= Em //. Contando quatro a partir de mi menor, encontraremos ou acorde de lá menor = Am // agora contando 4 a partir de lá menor, iremos obter o acorde de ré menor = Dm // contando 4 a partir de ré menor iremos encontrar o acorde de sol maior com sétima menor = G7 // contando 4 a partir de sol iremos voltar o acorde de dó maior = C //

Essa técnica de encontrar os acordes por quartas vale também para os tons menores.

O iniciante que treinar bastante o seu ouvido com os intervalos de quartas, irá ter bastante facilidade em fazer acompanhamentos de qualquer música.

Fica aquela pergunta. Todas as músicas estão dentro dos intervalos de quartas?

A resposta é: não, nem todas as músicas estão dentro dos intervalos de quartas, mais sim a grande maioria delas estarão.

É importante salientar que: a partir do momento em que o aluno iniciante consegue educar o seu ouvido musicalmente através dos intervalos de quarta, este aluno irá ter muita facilidade também em harmonizar em outros intervalos que não são os de quartas.

Dica: pratique em seu instrumento musical, o máximo que você puder, os intervalos de quartas, e irá perceber que em pouco tempo, conseguirá fazer belos acompanhamentos com muita facilidade.

Como de costume vamos falar um pouco de harmonia e improvisação.

É importante saber que, estudar harmonia improvisação é uma das melhores coisas que o iniciante possa fazer para desenvolver a sua técnica e também educar o seu ouvido musicalmente.

Não importa se a pessoa estuda música clássica ou música popular, a improvisação ajuda no desenvolvimento musical e instrumental em qualquer linguagem musical.

Todo estudante de música, deveria começar a praticar improvisação logo na sua primeira aula, e isso deveria ser uma regra.

Se você que está lendo este artigo deseja ser um excelente músico, nunca abra mão de praticar improvisação.

Espero ter ajudado com esta dica de hoje. Professor, José Conceição