Músicas simples para violão e cavaquinho iniciantes

Neste texto, iremos falar a respeito de músicas simples para violão e cavaquinho iniciantes para quem está iniciando do zero nestes instrumentos musicais.

Convidamos também a visitar a parte de categorias na lateral deste blog, onde estão listados centenas de estudos para iniciantes intermediários e avançados.

Músicas simples para violão e cavaquinho iniciantes do zero

Música é uma linguagem universal que transcende barreiras, e aprender a tocar instrumentos como violão e cavaquinho pode ser uma jornada emocionante para iniciantes.

Comece agora mesmo aprender cavaquinho – Acesse aqui!

Se você está dando os primeiros passos nesse mundo encantador da música, aqui estão algumas músicas fáceis que são ideais para quem está começando a explorar o violão e o cavaquinho.

  1. “Aquarela” – Toquinho

“Aquarela” é uma canção brasileira atemporal que cativa corações com sua melodia suave e letras poéticas. 

Para os iniciantes no violão, a música apresenta acordes simples como D, A, G, e Bm. Isso proporciona uma excelente oportunidade para praticar transições de acordes e desenvolver a destreza nas mãos.

  1. “Coração” – João Paulo & Daniel

Essa música sertaneja clássica é uma escolha perfeita para quem está aprendendo a tocar cavaquinho. 

Com acordes básicos como C, G, Am, e F, “Coração” oferece uma introdução amigável ao instrumento, permitindo que os iniciantes explorem diferentes ritmos e padrões de dedilhado.

  1. “Pra Você Guardei o Amor” – Nando Reis e Ana Cañas

Com uma melodia doce e envolvente, “Pra Você Guardei o Amor” é uma música que destaca acordes como E, A, B, e C#m. 

Esses acordes são fundamentais para quem está começando no violão e desejando expandir seu repertório musical.

  1. “Quando a Gente Ama” – Oswaldo Montenegro

Oswaldo Montenegro é conhecido por suas composições poéticas e melódicas, e “Quando a Gente Ama” não é exceção. 

Com acordes simples como C, G, Am, e F, essa música proporciona uma experiência agradável para iniciantes no violão, incentivando-os a explorar diferentes nuances emocionais ao tocar.

  1. Noites Traiçoeiras” – Padre Marcelo Rossi

Para aqueles que buscam uma opção mais tranquila e espiritual, “Noites Traiçoeiras” é uma música religiosa com acordes acessíveis, incluindo G, D, Em, e C

Cavaquinho para iniciantes

Essa escolha permite que os iniciantes explorem a expressividade do violão enquanto conectam-se emocionalmente com a música.

  1. “O Barquinho” – Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli

Para os entusiastas do cavaquinho, “O Barquinho” oferece uma oportunidade única de explorar os encantos desse instrumento. 

Com acordes básicos como G7, C, Gm, e D7, essa música é um ótimo ponto de partida para desenvolver habilidades de dedilhado e ritmo.

  1. “Dias Melhores” – Jota Quest

Com uma batida animada e motivadora, “Dias Melhores” do Jota Quest é uma excelente opção para iniciantes no violão. 

Os acordes principais, como Em, C, G, e D, são acessíveis e proporcionam uma experiência dinâmica ao tocar.

Conclusão

Explorar músicas fáceis é fundamental para os iniciantes no violão e cavaquinho, pois cria uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades musicais. 

Essas canções sugeridas oferecem acordes simples, permitindo que os aprendizes se concentrem na técnica, na transição suave entre acordes e na expressão musical. 

Ao tocar essas músicas, os iniciantes podem não apenas desfrutar da beleza da música, mas também fortalecer sua paixão pelo aprendizado do violão e do cavaquinho. Lembre-se, a jornada musical é tão gratificante quanto o destino, e essas músicas são um convite para explorar esse emocionante caminho.

3 dicas para estudar violão e cavaquinho online

Dica número um: fazer uma seleção de no mínimo 9 músicas que saiba cantar a melodia e o ritmo do começo ao fim.

Escolha aqui o seu violão!

Dica número dois: escutar a gravação das mesmas várias vezes para decorar a melodia e o ritmo.

Dica número três: estudar música por música pelo menos alguns minutos diariamente, e logo irá observar os ótimos resultados.

Observação: todas as músicas citadas aqui neste texto neste blog, estão sendo indicadas apenas para fins estritamente didáticos.

Bons estudos!

Professor, José Conceição