Como encontrar o próximo acorde de uma música

Na dica de hoje iremos falar a respeito de como encontrar o próximo acorde de uma música utilizando o violão ou qualquer outro instrumento musical.

Esta é uma questão bastante complicada para alguns iniciantes, e nem tanto para outros, mesmo porque depende de alguns fatores que iremos abordar a seguir.

Muitas pessoas acham que estudar música é igual a estudar qualquer outra matéria, mas a coisa não é bem assim, mesmo

Antes de falar como encontrar o próximo acorde de uma música, abordaremos a respeito de como educar o ouvido musicalmente.

Vamos dar algumas dicas de como a pessoa poderá educar o seu ouvido musicalmente, para fazer as suas harmonizações e encontrar o próximo acorde.

Primeira dica: em primeiro lugar, você que é iniciante, deverá aprender uma escala maior e uma escala menor, e aconselhamos inicialmente a escala de dó maior e a escala de lá menor.

Segunda dica: toque cada acorde da escala maior e menor cantando o nome dos acordes, repetindo várias vezes o procedimento, para que ouvido grave o som dos mesmos.

Terceira dica: cada acorde de uma escala, corresponde a um grau, procure focar os seus estudos primeiro nos graus 1 – 4 e 5 – na escala maior estes graus são acordes maiores, e na escala menor o grau 1 e o grau 4 são acordes menores, enquanto que o grau 5 é um acorde maior.

Na escala maior e na escala menor o quinto grau sempre vai ser um acorde maior com sétima menor.

Exemplo em dó maior: o quinto grau é um acorde de sol maior com sétima menor = G7

Na escala de lá menor, o quinto grau é um acorde de mi maior com sétima menor = E7

Quarta dica: procure tocar cada acorde da escala maior e menor e inventar alguma melodia para fazer o acompanhamento.

Quinta dica: além de tocar cada acorde da escala e cantar o nome do mesmo, grave estes acordes em um aparelho como por exemplo o celular, e nos momentos que não puder estar com o instrumento, coloque para tocar os acordes e fique escutando, desta maneira e irá gravar com mais facilidade o som de cada um deles.

Agora vamos entender como encontrar o próximo acorde de uma música.

Geralmente quando um instrumentista encontra o próximo acorde para fazer a harmonização e o acompanhamento de uma música, foi através do seu ouvido, mas também existe algumas regrinhas que funcionam muito bem além do ouvido musical.

Existe uma coisa em música que chamamos de harmonia quartal. não vou entrar muito em detalhe nessa questão para não confundir você que está iniciando agora os seus estudos musicais.

Vamos lá: vamos pegar como exemplo a escala de dó maior.

Procure sempre quando estiver fazendo o acompanhamento de uma música que chamamos também de harmonização, procurar sempre o quarto grau do acorde que esteja tocando, exemplos a seguir.

Escala de dó maior.

C // Dm // Em // F // G7 // Am // Bm7(b5)

O que você iniciante vai fazer para encontrar o próximo acorde?

Suponhamos que você começou tocar uma música com o acorde de dó maior = C // quando o seu ouvido pedir para você fazer a mudança, conte 4 a partir do Accord que estiver tocando, que neste caso será o acorde de fá maior = F // na próxima mudança você vai contar 4 a partir do fá maior, que será o acorde de si menor 7 com B5 = Bm7(b5), e assim sucessivamente.

Esta é uma regrinha que funciona na maioria dos casos, mas isso não quer dizer que, irá funcionar em todas as músicas que você estiver tocando, mesmo porque quando você faz a troca de um acorde, em muitos casos, a próxima troca do Acorde pedirá para você voltar no acorde onde começou a tocar, quer dizer no início.

Esta regrinha acima, é apenas para ajudar o iniciante a encontrar o próximo acorde, mas o interessante deve mesmo é trabalhar a educação do ouvido musicalmente, para que o mesmo indique qual o melhor acorde para fazer a harmonização de qualquer música que o instrumentista estiver executando.

Como montar um repertório musical mais fácil?

Sabemos que em um aprendizado é preciso subir degrau a degrau e na montagem de um repertório não é diferente.

Se você está iniciando agora e já tem um certo domínio do instrumento, seja ele o violão ou qualquer um outro instrumento musical, comece a montar o seu repertório pelas músicas mais simples, como por exemplo: as músicas folclóricas, que são bastante conhecidas e de fácil execução, mesmo que você não deseja tocar essas músicas em público, mas para a sua construção musicalmente é de suma importância.

Você também pode começar a montar o seu repertório com músicas que já saiba cantar, desta maneira irá facilitar também na execução instrumental da mesma.

Na medida que for evoluindo tecnicamente e musicalmente, poderá ir inserindo aos poucos músicas com mais dificuldade técnica, mesmo porque as mais simples irão dar suporte para tocar outras músicas com grau de dificuldade maior.

Não é recomendável logo no início o iniciante começar a estudar músicas muito complexas tecnicamente, porque isso acabará em um curto espaço de tempo até mesmo desistimulando em continuar a aprender tocar o seu instrumento musical, devido as dificuldades técnicas encontradas.

O mais interessante é realmente subir degrau por degrau, para que mesmo sem perceber, o iniciante em pouco tempo já conseguirá dominar a técnica do instrumento e tocar as suas músicas preferidas.

Como sempre não podemos deixar de falar de harmonia e improvisação para o desenvolvimento técnico e musical do estudante em música.

Em todas as nossas dicas aqui no blog, falamos de improvisação, e iremos sempre continuar batendo nessa mesmo tecla, que para os iniciantes ter um bom desenvolvimento técnico, instrumental e musical, trabalhar a parte de improvisação logo no início, é de suma importância para o seu desenvolvimento.

A nossa dica para o iniciante é que, comece a fazer improvisação logo em sua primeira aula de violão ou de qualquer outro instrumento musical,

Espero ter ajudado com esta dica de hoje.

Professor, José Conceição